Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151576 |
Resumo: | Hoje, falar em direito à educação, voltado para uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas, que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando os direitos e os benefícios, também no acesso e permanência para os alunos com necessidades educativas especiais também na educação infantil. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar na educação infantil. O estudo de caso proporcionou a análise da importância de avaliação das práticas políticas e pedagógicas institucionais para que possam garantir o incremento da qualidade do ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais, quanto para os demais. O questionário realizado com o gestor e professores da instituição possibilitou evidenciar que a escola é inclusiva, mas, ficando demonstrado que há a necessidade de melhorias para este atendimento, tais como, capacitação adequada de profissionais e sala de recursos para proporcionar um melhor direcionamento a suas práticas pedagógicas. Os dados expressam um retrato da necessidade de ações dos gestores em prol de uma escola mais inclusiva, buscando na formação continuada e no Projeto Político Pedagógico desta escola o envolvimento de todos a respeito das questões pedagógicas que permeiam a construção do conhecimento e de uma educação de qualidade para todos, tal como previsto em Lei. |
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Goelzer, MartaCorrea, Monique Robain Montano2017-02-11T02:25:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/151576001004822Hoje, falar em direito à educação, voltado para uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas, que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando os direitos e os benefícios, também no acesso e permanência para os alunos com necessidades educativas especiais também na educação infantil. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar na educação infantil. O estudo de caso proporcionou a análise da importância de avaliação das práticas políticas e pedagógicas institucionais para que possam garantir o incremento da qualidade do ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais, quanto para os demais. O questionário realizado com o gestor e professores da instituição possibilitou evidenciar que a escola é inclusiva, mas, ficando demonstrado que há a necessidade de melhorias para este atendimento, tais como, capacitação adequada de profissionais e sala de recursos para proporcionar um melhor direcionamento a suas práticas pedagógicas. Os dados expressam um retrato da necessidade de ações dos gestores em prol de uma escola mais inclusiva, buscando na formação continuada e no Projeto Político Pedagógico desta escola o envolvimento de todos a respeito das questões pedagógicas que permeiam a construção do conhecimento e de uma educação de qualidade para todos, tal como previsto em Lei.application/pdfporGestão democráticaInclusão escolarDireito à educaçãoEducação infantilGestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004822.pdf001004822.pdfTexto completoapplication/pdf378822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151576/1/001004822.pdfd58344a095e7cdc84847c63a6100a800MD51TEXT001004822.pdf.txt001004822.pdf.txtExtracted Texttext/plain65545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151576/2/001004822.pdf.txtd6bb0e83b3e458d65e336f5469aadadfMD5210183/1515762017-02-12 02:22:17.278446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151576Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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