Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goelzer, Marta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151576
Resumo: Hoje, falar em direito à educação, voltado para uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas, que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando os direitos e os benefícios, também no acesso e permanência para os alunos com necessidades educativas especiais também na educação infantil. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar na educação infantil. O estudo de caso proporcionou a análise da importância de avaliação das práticas políticas e pedagógicas institucionais para que possam garantir o incremento da qualidade do ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais, quanto para os demais. O questionário realizado com o gestor e professores da instituição possibilitou evidenciar que a escola é inclusiva, mas, ficando demonstrado que há a necessidade de melhorias para este atendimento, tais como, capacitação adequada de profissionais e sala de recursos para proporcionar um melhor direcionamento a suas práticas pedagógicas. Os dados expressam um retrato da necessidade de ações dos gestores em prol de uma escola mais inclusiva, buscando na formação continuada e no Projeto Político Pedagógico desta escola o envolvimento de todos a respeito das questões pedagógicas que permeiam a construção do conhecimento e de uma educação de qualidade para todos, tal como previsto em Lei.
id UFRGS-2_87ed24423b5f64312bca721f31879868
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151576
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goelzer, MartaCorrea, Monique Robain Montano2017-02-11T02:25:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/151576001004822Hoje, falar em direito à educação, voltado para uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas, que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando os direitos e os benefícios, também no acesso e permanência para os alunos com necessidades educativas especiais também na educação infantil. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar na educação infantil. O estudo de caso proporcionou a análise da importância de avaliação das práticas políticas e pedagógicas institucionais para que possam garantir o incremento da qualidade do ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais, quanto para os demais. O questionário realizado com o gestor e professores da instituição possibilitou evidenciar que a escola é inclusiva, mas, ficando demonstrado que há a necessidade de melhorias para este atendimento, tais como, capacitação adequada de profissionais e sala de recursos para proporcionar um melhor direcionamento a suas práticas pedagógicas. Os dados expressam um retrato da necessidade de ações dos gestores em prol de uma escola mais inclusiva, buscando na formação continuada e no Projeto Político Pedagógico desta escola o envolvimento de todos a respeito das questões pedagógicas que permeiam a construção do conhecimento e de uma educação de qualidade para todos, tal como previsto em Lei.application/pdfporGestão democráticaInclusão escolarDireito à educaçãoEducação infantilGestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004822.pdf001004822.pdfTexto completoapplication/pdf378822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151576/1/001004822.pdfd58344a095e7cdc84847c63a6100a800MD51TEXT001004822.pdf.txt001004822.pdf.txtExtracted Texttext/plain65545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151576/2/001004822.pdf.txtd6bb0e83b3e458d65e336f5469aadadfMD5210183/1515762017-02-12 02:22:17.278446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151576Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
title Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
Goelzer, Marta
Gestão democrática
Inclusão escolar
Direito à educação
Educação infantil
title_short Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
title_full Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
title_sort Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
author Goelzer, Marta
author_facet Goelzer, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goelzer, Marta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Correa, Monique Robain Montano
contributor_str_mv Correa, Monique Robain Montano
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Inclusão escolar
Direito à educação
Educação infantil
topic Gestão democrática
Inclusão escolar
Direito à educação
Educação infantil
description Hoje, falar em direito à educação, voltado para uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas, que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando os direitos e os benefícios, também no acesso e permanência para os alunos com necessidades educativas especiais também na educação infantil. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar na educação infantil. O estudo de caso proporcionou a análise da importância de avaliação das práticas políticas e pedagógicas institucionais para que possam garantir o incremento da qualidade do ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais, quanto para os demais. O questionário realizado com o gestor e professores da instituição possibilitou evidenciar que a escola é inclusiva, mas, ficando demonstrado que há a necessidade de melhorias para este atendimento, tais como, capacitação adequada de profissionais e sala de recursos para proporcionar um melhor direcionamento a suas práticas pedagógicas. Os dados expressam um retrato da necessidade de ações dos gestores em prol de uma escola mais inclusiva, buscando na formação continuada e no Projeto Político Pedagógico desta escola o envolvimento de todos a respeito das questões pedagógicas que permeiam a construção do conhecimento e de uma educação de qualidade para todos, tal como previsto em Lei.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151576
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004822
url http://hdl.handle.net/10183/151576
identifier_str_mv 001004822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151576/1/001004822.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151576/2/001004822.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d58344a095e7cdc84847c63a6100a800
d6bb0e83b3e458d65e336f5469aadadf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522956800000