Perfil dos formandos em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010-2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bockmann, Fernando Stumpf
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Camargo, Jerônymo Maciel
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115982
Resumo: Este estudo identificou o perfil sociodemográfico dos estudantes do último semestre de Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2010 e 2011, os motivos que os levaram a optar pela Odontologia, a satisfação com o curso, bem como suas perspectivas de trabalho e de pós-graduação. O estudo caracteriza-se como transversal observacional. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do último semestre do curso no segundo semestre de 2010 e no primeiro semestre de 2011 (n=76 estudantes). A coleta de dados foi por meio da aplicação de questionário semiestruturado dividido em três blocos: Perfil sociodemográfico dos estudantes; Sobre o curso de graduação em Odontologia; Perspectivas de atuação profissional e de pós-graduação. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (projeto no 18249). Os resultados mostraram que os formandos em Odontologia da UFRGS, turmas 2010-2 e 2011-1, eram, em sua maioria, mulheres, jovens, solteiros, sem filhos, naturais do estado do Rio Grande do Sul, com renda familiar mensal de 10 a 20 salários mínimos e sem a presença de cirurgiões-dentistas na família. Seus pais tinham alto nível de escolaridade e estavam inseridos no mercado de trabalho. Esses estudantes não passaram no primeiro vestibular e ingressaram muito jovens no curso. Mais de 90% mostrou-se satisfeito com a opção pela Odontologia. Os motivos que os levaram a optar pela profissão foram a realização pessoal e profissional, seguida pela segurança e tranquilidade no futuro, posição social e conforto financeiro. Poucos estudantes referiram reprovação ou trancamento de matrícula no curso por algum período. A grande maioria dos estudantes avaliou o curso de graduação de Odontologia da UFRGS como bom ou ótimo e consideram adequado o tempo de graduação de cinco anos. Pretendem, em sua maioria, trabalhar tanto no serviço público quanto no privado e fazer pós-graduação, principalmente especialização. Os achados encontrados permitiram identificar o perfil do formando em Odontologia da UFRGS, nas turmas de 2010-2 e 2011-1. Recomenda-se o acompanhamento permanente dos formandos como um importante instrumento de monitoramento tanto dos estudantes quanto do desenvolvimento do currículo integrado vigente no curso.
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A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (projeto no 18249). Os resultados mostraram que os formandos em Odontologia da UFRGS, turmas 2010-2 e 2011-1, eram, em sua maioria, mulheres, jovens, solteiros, sem filhos, naturais do estado do Rio Grande do Sul, com renda familiar mensal de 10 a 20 salários mínimos e sem a presença de cirurgiões-dentistas na família. Seus pais tinham alto nível de escolaridade e estavam inseridos no mercado de trabalho. Esses estudantes não passaram no primeiro vestibular e ingressaram muito jovens no curso. Mais de 90% mostrou-se satisfeito com a opção pela Odontologia. Os motivos que os levaram a optar pela profissão foram a realização pessoal e profissional, seguida pela segurança e tranquilidade no futuro, posição social e conforto financeiro. Poucos estudantes referiram reprovação ou trancamento de matrícula no curso por algum período. A grande maioria dos estudantes avaliou o curso de graduação de Odontologia da UFRGS como bom ou ótimo e consideram adequado o tempo de graduação de cinco anos. Pretendem, em sua maioria, trabalhar tanto no serviço público quanto no privado e fazer pós-graduação, principalmente especialização. Os achados encontrados permitiram identificar o perfil do formando em Odontologia da UFRGS, nas turmas de 2010-2 e 2011-1. Recomenda-se o acompanhamento permanente dos formandos como um importante instrumento de monitoramento tanto dos estudantes quanto do desenvolvimento do currículo integrado vigente no curso.This study identified the sociodemographic profile of the final year students of Dentistry at the Federal University of Rio Grande do Sul in 2010 and 2011, reasons that led them to opt for Dentistry, satisfaction with the course, as well as their job prospects and graduate. The study is characterized as observational cross. Were invited to participate in the study all students last semester in the second half of 2010 and first half of 2011 (n=76 students). Data collection was done by the application of semi-structured questionnaire divided into three blocks: Socio-demographic profile of students; About undergraduate degree in Dentistry; Perspectives of professional and graduate. The study was approved by the Ethics Committee in Research of the University (grant no 18249). The results show that graduates in Dentistry, UFRGS, classes 2010-2 and 2011-1, were mostly women, young, single, childless, natural state of Rio Grande do Sul, with monthly family income from 10 to 20 minimum wages and without the presence of dentists in the family. Their parents were highly educated and were inserted in the labor market. These students did not pass the first entrance exam and entered very young into the course. Over 90% expressed satisfaction with the choice of Dentistry. The reasons that led them to choose the profession were the personal and professional achievement, followed by security and peace in the future, social status and financial comfort. Few students reported disapproval or locking enrollment ongoing for some period. The vast majority of students assessed the degree course of Dentistry, UFRGS as good or excellent, and consider appropriate time undergraduate five years. Most of them intend to work both in public and private sector and go to post graduate school, mainly specialization. The findings allowed to identify the profile of the graduate in Dentistry, UFRGS, in the classes of 2010-2 and 2011-1. It is recommended constant monitoring of trainees as an important tool for monitoring both the students and the development of integrated curriculum in force in the course.application/pdfporEducação em odontologiaEducação superiorDentistryEducation higtherEducation dentalPerfil dos formandos em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010-2011Odontology student’s profile of Federal University of Rio Grande do Sul, 2010-2011 info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2013Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936926.pdf000936926.pdfTexto completoapplication/pdf580981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115982/1/000936926.pdfb264332d20c711acf008d1f5f6e28388MD51TEXT000936926.pdf.txt000936926.pdf.txtExtracted Texttext/plain94938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115982/2/000936926.pdf.txte8cd935a828a302a8e7155bd555d1ed0MD52THUMBNAIL000936926.pdf.jpg000936926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115982/3/000936926.pdf.jpgd7dd65cb79c060bbf29f0228ba00a97aMD5310183/1159822018-10-22 07:45:10.032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115982Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:45:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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