Adaptação ao ensino superior e os facilitadores da trajetória acadêmica do estudante de odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Juliana Beatris Moura do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225275
Resumo: INTRODUÇÃO: Para além do acesso ao Ensino Superior, a universidade deve estar atenta à adaptação e trajetória acadêmica do estudante universitário, promovendo condições para o seu desenvolvimento integral ao longo do curso de graduação. OBJETIVO: Estudar o tema da adaptação dos estudantes de Odontologia ao Ensino Superior, produzindo material educativo facilitador da trajetória acadêmica deste estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). METODOLOGIA: Estudo desenvolvido em quatro etapas: Etapa 1 – Revisão de literatura sobre o tema da ‘adaptação dos estudantes de Odontologia ao Ensino Superior’, utilizando a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e os descritores controlados (português/inglês/espanhol): estudantes de odontologia/students, dental/estudiantes de odontología, adaptação/adaptation/adaptación, ensino superior/higher education/enseñanza superior, saúde mental/mental health/salud mental, fatores socioeconômicos/socioeconomic factors/factores socioeconómicos, habilidades sociais/social skills/habilidades sociales. As publicações deveriam ser artigos em português, inglês ou espanhol, envolvendo a temática estudada, de 2014 a 2019. Foram excluídos trabalhos que não abordavam a temática e que estavam duplicados entre as bases pesquisadas. Etapa 2 – Análise documental sobre a Assistência Estudantil na UFRGS. Etapa 3 – Análise documental sobre atividades complementares do curso de graduação em Odontologia da UFRGS. Etapa 4: Elaboração de material educativo facilitador da trajetória acadêmica do estudante de Odontologia da UFRGS, com o intuito de apoiar a permanência desses estudantes no curso, até sua conclusão. O material textual produzido pela revisão de literatura e busca documental foi analisado pela análise temática de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pela Comissão de Pesquisa (COMPesq) da Faculdade de Odontologia (nº 38857). RESULTADOS: A revisão de literatura analisou 22 artigos com as temáticas saúde mental dos estudantes – estresse, depressão, suicídio, Burnout, atividades de apoio, estratégias e mecanismos de enfrentamento (n=11); adaptação/situação/desempenho acadêmico, habilidades sociais e personalidade de estudantes (n=4); perfil socioeconômico e características sociodemográficas dos estudantes (n=2); programa de ação de aprimoramento e de treinamento de autodesenvolvimento dos estudantes, e de gerenciamento doe estresse (n=3); uso de álcool e tabaco por estudantes de Odontologia (n=1) e retenção/evasão no Ensino Superior em Odontologia (n=1). Em sete artigos, observou-se o tema do estresse e seu enfrentamento associados à depressão, ansiedade, Burnout e uso de drogas. Em 13 artigos, as atividades de apoio aos estudantes foram citadas como uma medida para tornar o ambiente acadêmico mais ‘saudável’, reduzindo a sobrecarga e promovendo o gerenciamento do estresse e o favorecimento do bem-estar dos estudantes de Odontologia. Observou-se, na UFRGS, estruturas de apoio ao estudante que buscam proporcionar uma melhor adaptação do estudante ao Ensino Superior. PRODUTO: Material educativo facilitador da adaptação do estudante ingressante no curso de graduação em Odontologia da UFRGS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A saúde mental dos estudantes de Odontologia (depressão, ansiedade, estresse e sofrimento psicológico) foi o principal tema de interesse na literatura revisada. Práticas de exercícios, atividades de relaxamento, meditação, oferta de atividades extracurriculares e a presença de estruturas institucionais de apoio ao estudante, são recomendadas para a permanência destes estudantes no curso.
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METODOLOGIA: Estudo desenvolvido em quatro etapas: Etapa 1 – Revisão de literatura sobre o tema da ‘adaptação dos estudantes de Odontologia ao Ensino Superior’, utilizando a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e os descritores controlados (português/inglês/espanhol): estudantes de odontologia/students, dental/estudiantes de odontología, adaptação/adaptation/adaptación, ensino superior/higher education/enseñanza superior, saúde mental/mental health/salud mental, fatores socioeconômicos/socioeconomic factors/factores socioeconómicos, habilidades sociais/social skills/habilidades sociales. As publicações deveriam ser artigos em português, inglês ou espanhol, envolvendo a temática estudada, de 2014 a 2019. Foram excluídos trabalhos que não abordavam a temática e que estavam duplicados entre as bases pesquisadas. Etapa 2 – Análise documental sobre a Assistência Estudantil na UFRGS. Etapa 3 – Análise documental sobre atividades complementares do curso de graduação em Odontologia da UFRGS. Etapa 4: Elaboração de material educativo facilitador da trajetória acadêmica do estudante de Odontologia da UFRGS, com o intuito de apoiar a permanência desses estudantes no curso, até sua conclusão. O material textual produzido pela revisão de literatura e busca documental foi analisado pela análise temática de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pela Comissão de Pesquisa (COMPesq) da Faculdade de Odontologia (nº 38857). RESULTADOS: A revisão de literatura analisou 22 artigos com as temáticas saúde mental dos estudantes – estresse, depressão, suicídio, Burnout, atividades de apoio, estratégias e mecanismos de enfrentamento (n=11); adaptação/situação/desempenho acadêmico, habilidades sociais e personalidade de estudantes (n=4); perfil socioeconômico e características sociodemográficas dos estudantes (n=2); programa de ação de aprimoramento e de treinamento de autodesenvolvimento dos estudantes, e de gerenciamento doe estresse (n=3); uso de álcool e tabaco por estudantes de Odontologia (n=1) e retenção/evasão no Ensino Superior em Odontologia (n=1). Em sete artigos, observou-se o tema do estresse e seu enfrentamento associados à depressão, ansiedade, Burnout e uso de drogas. Em 13 artigos, as atividades de apoio aos estudantes foram citadas como uma medida para tornar o ambiente acadêmico mais ‘saudável’, reduzindo a sobrecarga e promovendo o gerenciamento do estresse e o favorecimento do bem-estar dos estudantes de Odontologia. Observou-se, na UFRGS, estruturas de apoio ao estudante que buscam proporcionar uma melhor adaptação do estudante ao Ensino Superior. PRODUTO: Material educativo facilitador da adaptação do estudante ingressante no curso de graduação em Odontologia da UFRGS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A saúde mental dos estudantes de Odontologia (depressão, ansiedade, estresse e sofrimento psicológico) foi o principal tema de interesse na literatura revisada. Práticas de exercícios, atividades de relaxamento, meditação, oferta de atividades extracurriculares e a presença de estruturas institucionais de apoio ao estudante, são recomendadas para a permanência destes estudantes no curso.INTRODUCTION: Beyond the access to higher education, the university must be attentive to the adaptation and academic trajectory of the students, promoting proper conditions for their full development throughout the undergraduate course. OBJECTIVE: To assess the adaptation of dental students to higher education, producing educational material in order to facilitate the academic trajectory of these students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). METHODOLOGY: The study was developed in four stages: Stage 1 – Literature review on 'adaptation of dental students to higher education', using the Virtual Health Library (BVS-Brazil) database and the following controlled descriptors (Portuguese / English / Spanish): estudantes de odontologia/dental students/estudiantes de odontología, adaptação/adaptation/adaptación, ensino superior/higher education/enseñanza superior, saúde mental/mental health/salud mental, fatores socioeconômicos/socioeconomic factors/factores socioeconómicos, habilidades sociais/social skills/habilidades sociales. The publications should be articles in Portuguese, English or Spanish, related to the studied subject, from 2014 to 2019. Studies that did not address the subject and were duplicated between the researched databases were excluded. Stage 2 – Document analysis on Student Assistance at UFRGS. Stage 3 – Document analysis on complementary activities of the Dentistry undergraduate course at UFRGS. Stage 4 – Development of educational material to facilitate the academic trajectory of the dental students at UFRGS, in order to support the permanence of these students in the course until its conclusion. The textual material produced by the literature review and document search was analyzed by thematic content analysis. This research was approved by the Research Committee (COMPesq) of the Faculty of Dentistry (nº 38857). RESULTS: The literature review assessed 22 articles on the subjects: students mental health - stress, depression, suicide, Burnout, support activities, coping strategies and mechanisms (n=11); students academic adaptation/situation/performance, social skills and personality (n=4); socioeconomic profile and sociodemographic characteristics of the students (n=2); students self-development training and improvement action program and stress management (n=3); use of alcohol and tobacco by dental students (n=1); and retention/dropout in Dentistry school (n=1). Stress and its coping mechanisms associated with depression, anxiety, Burnout and drug abuse were observed in 7 articles. Student support activities were mentioned in 13 articles as a mean to a healthier academic environment, reducing overload, promoting stress management and general well-being of dental students. At UFRGS, structures of student support that aim to provide a better adaptation of the students to higher education were identified. PRODUCT: Educational material that facilitates the adaptation of the student beginning the undergraduate course in Dentistry at UFRGS. FINAL CONSIDERATIONS: The mental health of dental students (depression, anxiety, stress and psychological suffering) was the main topic of interest in the reviewed literature. Exercising, relaxation activities, meditation, extracurricular activities, and the presence of institutional student support structures are recommended to ensure the permanence of these students in the course.application/pdfporEstudantes de odontologiaEducação em odontologiaEducação superiorDental studentsHigher educationDentistryAdaptação ao ensino superior e os facilitadores da trajetória acadêmica do estudante de odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do SulAdaptation to higher education and the facilitators of the academic trajectory of dentistry students at the Federal University of Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2020Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129088.pdf.txt001129088.pdf.txtExtracted Texttext/plain173465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225275/2/001129088.pdf.txtfd1ce211267fa4daa751e4b6dd28173cMD52ORIGINAL001129088.pdfTexto completoapplication/pdf4373249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225275/1/001129088.pdf358919f9d27980c856b45398bf627b1aMD5110183/2252752021-08-18 04:36:11.340736oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225275Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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