Gestão do conhecimento por meio do mapeamento de processos no setor de uma IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marcilene de Paula
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258645
Resumo: A Gestão de Conhecimento é um método de gerenciamento que proporciona, entre outros benefícios, a retenção do conhecimento ativo estrategicamente relevante de todas as organizações. Isso engloba o mapeamento dos processos, sua atualização permanente e o compartilhamento entre todos os interessados. Tal mapeamento tende a favorecer a socialização do conhecimento entre os envolvidos e a melhoria contínua dos fluxos de trabalhos, dos resultados entregues e o fortalecimento do trabalho em equipe. Nos últimos anos, as instituições públicas buscam meios para melhorar o seu desempenho, visando responder às exigências da sociedade no que tange a questões como eficácia e eficiência dos serviços prestados. Valorizar o capital intelectual da organização, sem dúvida, é um dos pontos-chave para se lograr êxito nesse propósito. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar o mapeamento dos processos das rotinas de um setor público, dividiu-se a pesquisa em quatro etapas: o levantamento dos processos do setor, a definição dos processos para o mapeamento, o mapeamento dos processos e a validação do mapeamento. A documentação das rotinas e melhoria na gestão do conhecimento é fundamental no cenário aplicado para reduzir os impactos das aposentadorias previstas (metade do quadro), evitando que o conhecimento seja perdido com a saída desses servidores, pois os novos ingressantes contarão com um meio para obter o conhecimento (explícito) necessário para desempenhar suas atividades e ter alguma autonomia na execução das rotinas.
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