Método integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212203 |
Resumo: | A gestão do conhecimento e a gestão de processos já se consolidaram como iniciativas isoladas. No entanto, recentemente, o foco dos estudos tem se voltado para a análise desses dois modelos de gestão conjuntamente, explorando pontos de conexão entre eles. Já bastante utilizados no setor privado, esses modelos estão também sendo adotados pelo setor público, que vem, cada vez mais, compreendendo a importância estratégica de aplicar novos conceitos e ferramentas para uma melhor gestão de seus recursos, proporcionando, assim, um contínuo melhoramento dos serviços prestados à sociedade. Inseridas nesse contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior vêm encontrando dificuldades derivadas das contingências impostas pelos exíguos recursos orçamentários, tornando necessária a adoção de práticas inovadoras, como meio de alcançar a otimização de seu desempenho e de viabilizar sua capacidade de influenciar e promover mudanças sociais. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um método que integra aspectos da gestão do conhecimento (Knowledge Management - KM) e da gestão de processos (Business Process Management - BPM). A proposta desenvolvida contempla o mapeamento e análise do modelo do processo as was, além dos modelos já consolidados as is e to be, como forma de integrar KM e BPM. O método desenvolvido foi aplicado em uma Instituição Federal de Ensino Superior, onde mostrou-se bastante satisfatório, oportunizando uma melhor apropriação da evolução histórica dos processos pelos colaboradores, além de oportunizar a documentação e divulgação dos conhecimentos relacionados aos processos estudados. |
id |
URGS_bc936fc9f9167e95b8b55171e45ef916 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212203 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gomes, Cristiane WortmannMuller, Claudio Jose2020-07-21T03:35:47Z2020http://hdl.handle.net/10183/212203001115991A gestão do conhecimento e a gestão de processos já se consolidaram como iniciativas isoladas. No entanto, recentemente, o foco dos estudos tem se voltado para a análise desses dois modelos de gestão conjuntamente, explorando pontos de conexão entre eles. Já bastante utilizados no setor privado, esses modelos estão também sendo adotados pelo setor público, que vem, cada vez mais, compreendendo a importância estratégica de aplicar novos conceitos e ferramentas para uma melhor gestão de seus recursos, proporcionando, assim, um contínuo melhoramento dos serviços prestados à sociedade. Inseridas nesse contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior vêm encontrando dificuldades derivadas das contingências impostas pelos exíguos recursos orçamentários, tornando necessária a adoção de práticas inovadoras, como meio de alcançar a otimização de seu desempenho e de viabilizar sua capacidade de influenciar e promover mudanças sociais. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um método que integra aspectos da gestão do conhecimento (Knowledge Management - KM) e da gestão de processos (Business Process Management - BPM). A proposta desenvolvida contempla o mapeamento e análise do modelo do processo as was, além dos modelos já consolidados as is e to be, como forma de integrar KM e BPM. O método desenvolvido foi aplicado em uma Instituição Federal de Ensino Superior, onde mostrou-se bastante satisfatório, oportunizando uma melhor apropriação da evolução histórica dos processos pelos colaboradores, além de oportunizar a documentação e divulgação dos conhecimentos relacionados aos processos estudados.Knowledge management and process management have already been consolidated as isolated initiatives. However, recently, the focus of the studies has turned to the analysis of these two management models together, exploring points of connection between them. Already widely used in the private sector, these models are also being adopted by the public sector, which is increasingly understanding the strategic importance of applying new concepts and tools for a better management of its resources, thus providing a continuous improvement of the services provided to society. Inserted in this context, the Federal Institutions of Higher Education have encountered difficulties derived from the contingencies imposed by the limited budgetary resources, making it necessary to adopt innovative practices, as a means of achieving the optimization of their performance and of enabling their ability to influence and promote social changes. Thus, the present study aims to develop a method that integrates aspects of Knowledge Management (KM) and Business Process Management (BPM). The proposal developed includes the mapping and analysis of the as was process model, in addition to the already consolidated models as is and to be, as a way to integrate KM and BPM. The method developed was applied in a Federal Institution of Higher Education, where it proved to be quite satisfactory, providing a better appropriation of the historical evolution of the processes by the collaborators, besides providing opportunities for the documentation and dissemination of knowledge related to the processes studied.application/pdfporGestão do conhecimentoGestão de processosSetor públicoGestão públicaInstituições de ensino superiorKnowledge managementProcess management.Public sectorPublic managementFederal institution of higher educationMétodo integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115991.pdf.txt001115991.pdf.txtExtracted Texttext/plain345739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212203/2/001115991.pdf.txt526c0a8e4732d34a167131ef13b3421fMD52ORIGINAL001115991.pdfTexto completoapplication/pdf2979414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212203/1/001115991.pdf0d9b8f7dc28119d6d6ac71ec329b373eMD5110183/2122032020-07-26 03:34:56.896785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-26T06:34:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Método integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superior |
title |
Método integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superior |
spellingShingle |
Método integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superior Gomes, Cristiane Wortmann Gestão do conhecimento Gestão de processos Setor público Gestão pública Instituições de ensino superior Knowledge management Process management. Public sector Public management Federal institution of higher education |
title_short |
Método integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superior |
title_full |
Método integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superior |
title_fullStr |
Método integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Método integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superior |
title_sort |
Método integrado de gestão de processos e conhecimento : aplicação em uma instituição federal de ensino superior |
author |
Gomes, Cristiane Wortmann |
author_facet |
Gomes, Cristiane Wortmann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Cristiane Wortmann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muller, Claudio Jose |
contributor_str_mv |
Muller, Claudio Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Gestão de processos Setor público Gestão pública Instituições de ensino superior |
topic |
Gestão do conhecimento Gestão de processos Setor público Gestão pública Instituições de ensino superior Knowledge management Process management. Public sector Public management Federal institution of higher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Knowledge management Process management. Public sector Public management Federal institution of higher education |
description |
A gestão do conhecimento e a gestão de processos já se consolidaram como iniciativas isoladas. No entanto, recentemente, o foco dos estudos tem se voltado para a análise desses dois modelos de gestão conjuntamente, explorando pontos de conexão entre eles. Já bastante utilizados no setor privado, esses modelos estão também sendo adotados pelo setor público, que vem, cada vez mais, compreendendo a importância estratégica de aplicar novos conceitos e ferramentas para uma melhor gestão de seus recursos, proporcionando, assim, um contínuo melhoramento dos serviços prestados à sociedade. Inseridas nesse contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior vêm encontrando dificuldades derivadas das contingências impostas pelos exíguos recursos orçamentários, tornando necessária a adoção de práticas inovadoras, como meio de alcançar a otimização de seu desempenho e de viabilizar sua capacidade de influenciar e promover mudanças sociais. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um método que integra aspectos da gestão do conhecimento (Knowledge Management - KM) e da gestão de processos (Business Process Management - BPM). A proposta desenvolvida contempla o mapeamento e análise do modelo do processo as was, além dos modelos já consolidados as is e to be, como forma de integrar KM e BPM. O método desenvolvido foi aplicado em uma Instituição Federal de Ensino Superior, onde mostrou-se bastante satisfatório, oportunizando uma melhor apropriação da evolução histórica dos processos pelos colaboradores, além de oportunizar a documentação e divulgação dos conhecimentos relacionados aos processos estudados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-21T03:35:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115991 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212203 |
identifier_str_mv |
001115991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212203/2/001115991.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212203/1/001115991.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
526c0a8e4732d34a167131ef13b3421f 0d9b8f7dc28119d6d6ac71ec329b373e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309167252045824 |