A alfabetização científica na educação básica : uma análise das contribuições educacionais da revista online “A bioquímica como ela é” a alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180449 |
Resumo: | É indiscutível que o uso de textos de divulgação científica (TDCs), baseados na alfabetização científica, contribuem para o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. No entanto, faz-se necessário saber trazê-los para dentro da sala de aula de maneira clara e fluida para que os alunos consigam extrair facilmente o conteúdo necessário. Focando nesses própositos, o Centro de Estudos em Estresse Oxidativo criou uma revista eletrônica intitulada: “A bioquímica como ela é...”. Sabe-se que a educação básica é o núcleo essencial do direito à educação e, como sugerido por Oliveira (2015), as crianças são interessantes estudos de caso que refletem as raízes da cultura científica. Portanto, o objetivo do presente estudo visa analisar as contribuições educacionais adquiridas por estudantes do Ensino Fundamental, a partir da leitura do TDC proveniente da Revista citada, tendo como perspectiva principal, os desafios da alfabetização e da divulgação científica no ensino de Ciências nessa fase escolar. Participaram da pesquisa 25 alunos provenientes de duas escolas da rede estadual do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e 23 alunos de uma escola da rede privada também do munícipio de Porto Alegre. Para as análises do presente estudo, foi fornecido um texto de cunho popular-científico aos grupos discentes e após foi realizado um questionário com seis questões no formato aberto e fechado. Por fim, os nossos dados sugerem que a Revista Online “a bioquimica como ela é” além de trazer para a sociedade as noções e saberes científicos produzidos dentro de centros de pesquisas, consegue trazê-los com uma linguagem mais acessível e atrativa podendo então, servir como um importante veículo de divulgação científica, possuindo materiais com grande potencial de introdução nas salas de aulas do Ensino Fundamental. |
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Vargas, Amanda Rodrigues deMoreira, Jose Claudio Fonseca2018-07-13T02:24:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/180449001063332É indiscutível que o uso de textos de divulgação científica (TDCs), baseados na alfabetização científica, contribuem para o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. No entanto, faz-se necessário saber trazê-los para dentro da sala de aula de maneira clara e fluida para que os alunos consigam extrair facilmente o conteúdo necessário. Focando nesses própositos, o Centro de Estudos em Estresse Oxidativo criou uma revista eletrônica intitulada: “A bioquímica como ela é...”. Sabe-se que a educação básica é o núcleo essencial do direito à educação e, como sugerido por Oliveira (2015), as crianças são interessantes estudos de caso que refletem as raízes da cultura científica. Portanto, o objetivo do presente estudo visa analisar as contribuições educacionais adquiridas por estudantes do Ensino Fundamental, a partir da leitura do TDC proveniente da Revista citada, tendo como perspectiva principal, os desafios da alfabetização e da divulgação científica no ensino de Ciências nessa fase escolar. Participaram da pesquisa 25 alunos provenientes de duas escolas da rede estadual do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e 23 alunos de uma escola da rede privada também do munícipio de Porto Alegre. Para as análises do presente estudo, foi fornecido um texto de cunho popular-científico aos grupos discentes e após foi realizado um questionário com seis questões no formato aberto e fechado. Por fim, os nossos dados sugerem que a Revista Online “a bioquimica como ela é” além de trazer para a sociedade as noções e saberes científicos produzidos dentro de centros de pesquisas, consegue trazê-los com uma linguagem mais acessível e atrativa podendo então, servir como um importante veículo de divulgação científica, possuindo materiais com grande potencial de introdução nas salas de aulas do Ensino Fundamental.It is undisputed that the use of scientific texts (TDCs), based for scientific literacy, contribute to the development of skills relevant to the training of students. However, it is necessary to know how to bring them into the classroom in a clear and fluid so that students can extract easily the necessary knowledge. Focusing on these purposes, the center of studies on oxidative stress created an electronic magazine: "a bioquímica como ela é. ..". We know that basic education is the essential core of the right to education and, as suggested by Oliveira, m. p. (2015), the children are interesting case studies that reflect the roots of scientific culture. Therefore, the objective of the present study is to analyze the educational contributions acquired by elementary school students, from reading the TDC from the Magazine cited, having as main perspective, the challenges of literacy and scientific disclosure. . 25 students participated in the research from two State schools of the municipality of Porto Alegre, Rio Grande do Sul and 23 students from a school in the private network as well the city of Porto Alegre. For the analyses of this study, was provided a text of popular-scientific students and groups after we conducted a questionnaire with six questions in the form opened and closed. Finally, our data suggest that the Online Journal "the biochemistry as she is" in addition to bringing to society the notions and scientific knowledge produced in research centers, can you get them with a language more accessible and attractive and could then serve as an important vehicle for scientific dissemination, possessing materials with great potential for introduction in the classrooms of elementary school.application/pdfporEnsino de ciênciasScientific disseminationScience educationElectronic magazineA alfabetização científica na educação básica : uma análise das contribuições educacionais da revista online “A bioquímica como ela é” a alunos do ensino fundamentalScientific literacy of basic education: an analysis of the educational contributions of the online magazine "a biquímica como ela é" to students of fundamental teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2017Biotecnologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063332.pdf001063332.pdfTexto completoapplication/pdf785036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180449/1/001063332.pdff5a1c314cb79cd9e0210f2ad2d862db1MD51TEXT001063332.pdf.txt001063332.pdf.txtExtracted Texttext/plain33897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180449/2/001063332.pdf.txt27e06d5a53bbb65897c1082a4d8222b3MD5210183/1804492021-08-18 04:36:03.574514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180449Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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