Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Schmidt da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183379
Resumo: Nossa civilização abandonou o hábito nômade, com os seres humanos delimitando fronteiras para territórios onde se estabeleceram e produziram seus meios de subsistência. Passou pela Revolução Industrial, a qual mediou e dificultou o contato com as origens dos bens de subsistência. Mais recentemente, os resultados da Revolução Tecnológica oferecem uma gama enorme de possibilidades de experimentar o mundo. Esses fatos são definidos aqui como marcos históricos moduladores das mudanças de relação dos humanos com o mundo externo, de modo que atualmente sente-se um vazio existencial e de contato com o ambiente. O sentimento de conexões frágeis manifesta-se acompanhando o panorama de degradação ambiental e, em resposta, surgem o movimento ambientalista e a Educação Ambiental. Observa-se o aumento da discussão em torno da questão ambiental e o surgimento de diversas práticas nomeadas “ecológicas”. Mais do que apresentar práticas pedagógicas que demonstram mobilização, atuando superficialmente apenas sobre as consequências de problemas ecológicos, em abordagens fragmentadas, é necessário que se reconheça a dimensão complexa da problemática ambiental, incluindo fatores sociais, políticos e econômicos. Os dois enfoques citados representam a Educação Ambiental conservadora e a crítica, respectivamente. Considerando o potencial transformador da atuação do professor, busca-se neste trabalho investigar as concepções docentes quanto à problemática ambiental e delinear um panorama das experiências de Educação Ambiental que têm sido realizadas em escolas públicas de uma área do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos por meio de questionários enviados a professores da rede estadual de ensino em região de atuação da ONG Instituto Curicaca, instrumentos de auxílio ao planejamento de ações de Educação ambiental dessa instituição. A análise das respostas (provindas de 55% das escolas de seis municípios da região definida) confirma a presença frequente de ações de Educação Ambiental nas escolas, embora geralmente pontuais e que podem ser caracterizadas como uma Educação Ambiental conservadora. A problemática dos resíduos sólidos revela-se predominante na percepção dos professores, tanto de questões ambientais de importância para a melhoria da qualidade de vida local quanto de execução de ações de Educação Ambiental. Os resultados sugerem que a atuação dos ocupantes de cargos diretivos seja de grande importância para estabelecer a coesão entre as ações praticadas na escola. A partir disso, é necessário que, enriquecendo as relações entre os diversos setores da comunidade, desenvolva-se o planejamento das ações de Educação Ambiental, tendo em mente quais objetivos pretende-se alcançar. Uma abordagem mais ampla das questões ambientais e a exploração de diferentes aspectos humanos estimularia, também, a vontade dos alunos de atuação em âmbitos maiores, estabelecendo relações, por exemplo, com órgãos públicos.
id UFRGS-2_890c7b47670255a434ad9d2f6fbb1a61
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183379
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Juliana Schmidt daRosa, Russel Teresinha Dutra da2018-10-16T02:43:06Z2014http://hdl.handle.net/10183/183379000948822Nossa civilização abandonou o hábito nômade, com os seres humanos delimitando fronteiras para territórios onde se estabeleceram e produziram seus meios de subsistência. Passou pela Revolução Industrial, a qual mediou e dificultou o contato com as origens dos bens de subsistência. Mais recentemente, os resultados da Revolução Tecnológica oferecem uma gama enorme de possibilidades de experimentar o mundo. Esses fatos são definidos aqui como marcos históricos moduladores das mudanças de relação dos humanos com o mundo externo, de modo que atualmente sente-se um vazio existencial e de contato com o ambiente. O sentimento de conexões frágeis manifesta-se acompanhando o panorama de degradação ambiental e, em resposta, surgem o movimento ambientalista e a Educação Ambiental. Observa-se o aumento da discussão em torno da questão ambiental e o surgimento de diversas práticas nomeadas “ecológicas”. Mais do que apresentar práticas pedagógicas que demonstram mobilização, atuando superficialmente apenas sobre as consequências de problemas ecológicos, em abordagens fragmentadas, é necessário que se reconheça a dimensão complexa da problemática ambiental, incluindo fatores sociais, políticos e econômicos. Os dois enfoques citados representam a Educação Ambiental conservadora e a crítica, respectivamente. Considerando o potencial transformador da atuação do professor, busca-se neste trabalho investigar as concepções docentes quanto à problemática ambiental e delinear um panorama das experiências de Educação Ambiental que têm sido realizadas em escolas públicas de uma área do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos por meio de questionários enviados a professores da rede estadual de ensino em região de atuação da ONG Instituto Curicaca, instrumentos de auxílio ao planejamento de ações de Educação ambiental dessa instituição. A análise das respostas (provindas de 55% das escolas de seis municípios da região definida) confirma a presença frequente de ações de Educação Ambiental nas escolas, embora geralmente pontuais e que podem ser caracterizadas como uma Educação Ambiental conservadora. A problemática dos resíduos sólidos revela-se predominante na percepção dos professores, tanto de questões ambientais de importância para a melhoria da qualidade de vida local quanto de execução de ações de Educação Ambiental. Os resultados sugerem que a atuação dos ocupantes de cargos diretivos seja de grande importância para estabelecer a coesão entre as ações praticadas na escola. A partir disso, é necessário que, enriquecendo as relações entre os diversos setores da comunidade, desenvolva-se o planejamento das ações de Educação Ambiental, tendo em mente quais objetivos pretende-se alcançar. Uma abordagem mais ampla das questões ambientais e a exploração de diferentes aspectos humanos estimularia, também, a vontade dos alunos de atuação em âmbitos maiores, estabelecendo relações, por exemplo, com órgãos públicos.application/pdfporEducação ambientalFormação de professoresEducação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948822.pdfTexto completoapplication/pdf521183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183379/1/000948822.pdf600ed149d02dda09d221e7d6901076c7MD51TEXT000948822.pdf.txt000948822.pdf.txtExtracted Texttext/plain85918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183379/2/000948822.pdf.txtf9926415960637feeb6449c2af82a8f0MD52THUMBNAIL000948822.pdf.jpg000948822.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183379/3/000948822.pdf.jpg482c60418b7ccf349e5b5b1b369d87f3MD5310183/1833792018-10-17 02:37:30.807974oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183379Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T05:37:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes
title Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes
spellingShingle Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes
Silva, Juliana Schmidt da
Educação ambiental
Formação de professores
title_short Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes
title_full Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes
title_fullStr Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes
title_full_unstemmed Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes
title_sort Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes
author Silva, Juliana Schmidt da
author_facet Silva, Juliana Schmidt da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Schmidt da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Formação de professores
topic Educação ambiental
Formação de professores
description Nossa civilização abandonou o hábito nômade, com os seres humanos delimitando fronteiras para territórios onde se estabeleceram e produziram seus meios de subsistência. Passou pela Revolução Industrial, a qual mediou e dificultou o contato com as origens dos bens de subsistência. Mais recentemente, os resultados da Revolução Tecnológica oferecem uma gama enorme de possibilidades de experimentar o mundo. Esses fatos são definidos aqui como marcos históricos moduladores das mudanças de relação dos humanos com o mundo externo, de modo que atualmente sente-se um vazio existencial e de contato com o ambiente. O sentimento de conexões frágeis manifesta-se acompanhando o panorama de degradação ambiental e, em resposta, surgem o movimento ambientalista e a Educação Ambiental. Observa-se o aumento da discussão em torno da questão ambiental e o surgimento de diversas práticas nomeadas “ecológicas”. Mais do que apresentar práticas pedagógicas que demonstram mobilização, atuando superficialmente apenas sobre as consequências de problemas ecológicos, em abordagens fragmentadas, é necessário que se reconheça a dimensão complexa da problemática ambiental, incluindo fatores sociais, políticos e econômicos. Os dois enfoques citados representam a Educação Ambiental conservadora e a crítica, respectivamente. Considerando o potencial transformador da atuação do professor, busca-se neste trabalho investigar as concepções docentes quanto à problemática ambiental e delinear um panorama das experiências de Educação Ambiental que têm sido realizadas em escolas públicas de uma área do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos por meio de questionários enviados a professores da rede estadual de ensino em região de atuação da ONG Instituto Curicaca, instrumentos de auxílio ao planejamento de ações de Educação ambiental dessa instituição. A análise das respostas (provindas de 55% das escolas de seis municípios da região definida) confirma a presença frequente de ações de Educação Ambiental nas escolas, embora geralmente pontuais e que podem ser caracterizadas como uma Educação Ambiental conservadora. A problemática dos resíduos sólidos revela-se predominante na percepção dos professores, tanto de questões ambientais de importância para a melhoria da qualidade de vida local quanto de execução de ações de Educação Ambiental. Os resultados sugerem que a atuação dos ocupantes de cargos diretivos seja de grande importância para estabelecer a coesão entre as ações praticadas na escola. A partir disso, é necessário que, enriquecendo as relações entre os diversos setores da comunidade, desenvolva-se o planejamento das ações de Educação Ambiental, tendo em mente quais objetivos pretende-se alcançar. Uma abordagem mais ampla das questões ambientais e a exploração de diferentes aspectos humanos estimularia, também, a vontade dos alunos de atuação em âmbitos maiores, estabelecendo relações, por exemplo, com órgãos públicos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-16T02:43:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183379
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948822
url http://hdl.handle.net/10183/183379
identifier_str_mv 000948822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183379/1/000948822.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183379/2/000948822.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183379/3/000948822.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 600ed149d02dda09d221e7d6901076c7
f9926415960637feeb6449c2af82a8f0
482c60418b7ccf349e5b5b1b369d87f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224559555248128