O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Calixto, Patrícia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Ivana de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4198
Resumo: Este trabalho compreende a análise de um processo de formação continuada realizado com professores da educação básica, da região carbonífera do Rio Grande do Sul. O objetivo foi identificar quais saberes compreendem o trabalho docente sobre educação ambiental. Buscamos na prática contribuir com a reflexão sobre práticas de educação ambiental na escola. A atividade foi organizada em formato de curso, dividido em quatro (4) etapas nas quais trabalhou-se os Princípios da Educação Ambiental, as Políticas da Educação Ambiental para a escola, as Interfaces da Educação Ambiental na escola e Projetos de Educação Ambiental na Escola. O trabalho contou com a participação de professores oriundos da escola básica, dos quais a maioria já havia realizado atividades ambientais, embora este não tenha sido um requisito para realizarem o curso. Dentre os ministrantes do curso, especialistas e pesquisadores da área os quais além de compartilhar suas experiências trouxeram a motivação, a reflexão e ideias criativas de introdução do tema transversal na escola. A pesquisa realizada durante o processo de formação revelou que os docentes participantes, conhecem pouco sobre os referenciais teóricos da Educação Ambiental, defendem a introdução de uma disciplina específica sobre o tema na escolar. Identificamos resistências profundas em integrar os conhecimentos científicos e ainda, de conceber uma escola com um espaço de formação de sujeitos a partir dos valores humanos. Entendem que valores ensina-se apenas em casa. Entretanto, todos consideraram a experiência de formação continuada válida e declararam ser esta uma ação pioneira na região pela abordagem dada exclusivamente ao âmbito escolar.
id UNICETO-1_f5a3115c609f92c89c6bcd8c39cb06bf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4198
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTALeducação; ambientaleducação ambiental, formação de professores, políticas ambientaisEducaçãoEste trabalho compreende a análise de um processo de formação continuada realizado com professores da educação básica, da região carbonífera do Rio Grande do Sul. O objetivo foi identificar quais saberes compreendem o trabalho docente sobre educação ambiental. Buscamos na prática contribuir com a reflexão sobre práticas de educação ambiental na escola. A atividade foi organizada em formato de curso, dividido em quatro (4) etapas nas quais trabalhou-se os Princípios da Educação Ambiental, as Políticas da Educação Ambiental para a escola, as Interfaces da Educação Ambiental na escola e Projetos de Educação Ambiental na Escola. O trabalho contou com a participação de professores oriundos da escola básica, dos quais a maioria já havia realizado atividades ambientais, embora este não tenha sido um requisito para realizarem o curso. Dentre os ministrantes do curso, especialistas e pesquisadores da área os quais além de compartilhar suas experiências trouxeram a motivação, a reflexão e ideias criativas de introdução do tema transversal na escola. A pesquisa realizada durante o processo de formação revelou que os docentes participantes, conhecem pouco sobre os referenciais teóricos da Educação Ambiental, defendem a introdução de uma disciplina específica sobre o tema na escolar. Identificamos resistências profundas em integrar os conhecimentos científicos e ainda, de conceber uma escola com um espaço de formação de sujeitos a partir dos valores humanos. Entendem que valores ensina-se apenas em casa. Entretanto, todos consideraram a experiência de formação continuada válida e declararam ser esta uma ação pioneira na região pela abordagem dada exclusivamente ao âmbito escolar.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROMendes Calixto, PatríciaRibeiro, Ivana de Campos2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4198AMBIÊNCIA; v. 14, n. 2 (2018): AMBIÊNCIA; 378 - 3892175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4198/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4198/pdf_1Direitos autorais 2018 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T09:52:32Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4198Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2018-12-17T09:52:32Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mendes Calixto, Patrícia
educação; ambiental
educação ambiental, formação de professores, políticas ambientais
Educação
title_short O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Mendes Calixto, Patrícia
author_facet Mendes Calixto, Patrícia
Ribeiro, Ivana de Campos
author_role author
author2 Ribeiro, Ivana de Campos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Calixto, Patrícia
Ribeiro, Ivana de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv educação; ambiental
educação ambiental, formação de professores, políticas ambientais
Educação
topic educação; ambiental
educação ambiental, formação de professores, políticas ambientais
Educação
description Este trabalho compreende a análise de um processo de formação continuada realizado com professores da educação básica, da região carbonífera do Rio Grande do Sul. O objetivo foi identificar quais saberes compreendem o trabalho docente sobre educação ambiental. Buscamos na prática contribuir com a reflexão sobre práticas de educação ambiental na escola. A atividade foi organizada em formato de curso, dividido em quatro (4) etapas nas quais trabalhou-se os Princípios da Educação Ambiental, as Políticas da Educação Ambiental para a escola, as Interfaces da Educação Ambiental na escola e Projetos de Educação Ambiental na Escola. O trabalho contou com a participação de professores oriundos da escola básica, dos quais a maioria já havia realizado atividades ambientais, embora este não tenha sido um requisito para realizarem o curso. Dentre os ministrantes do curso, especialistas e pesquisadores da área os quais além de compartilhar suas experiências trouxeram a motivação, a reflexão e ideias criativas de introdução do tema transversal na escola. A pesquisa realizada durante o processo de formação revelou que os docentes participantes, conhecem pouco sobre os referenciais teóricos da Educação Ambiental, defendem a introdução de uma disciplina específica sobre o tema na escolar. Identificamos resistências profundas em integrar os conhecimentos científicos e ainda, de conceber uma escola com um espaço de formação de sujeitos a partir dos valores humanos. Entendem que valores ensina-se apenas em casa. Entretanto, todos consideraram a experiência de formação continuada válida e declararam ser esta uma ação pioneira na região pela abordagem dada exclusivamente ao âmbito escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4198
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4198/pdf
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4198/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 AMBIÊNCIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 AMBIÊNCIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 14, n. 2 (2018): AMBIÊNCIA; 378 - 389
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316924618145792