As contribuições de Louis Althusser e de Nicos Poulantzas ao estudo do papel da escola na sociedade capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Luís Gustavo Dutra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224279
Resumo: O presente trabalho buscou pesquisar e sistematizar as produções de Louis Althusser e Nicos Poulantzas acerca da função da escola na formação social capitalista. Partindo da metodologia materialista histórica dialética, a monografia em questão analisou a escola, não como uma instituição isolada da sociedade em que está presente, mas, diante do entendimento da teoria marxista, que percebe a sociedade dividida em classes e formada por determinações derivadas dessa divisão. Estas determinações influenciam em todas relações presentes nessa formação social, dentre estas, a instituição e as práticas escolares. O trabalho, num primeiro momento, explicitou as compreensões “clássicas” marxistas sobre as determinações existentes na sociedade capitalista, que, independente do país ou contexto histórico – diante do modo de produção capitalista –, apresenta sempre as mesmas engrenagens e reproduções sociais em comum, sendo sistematizado, brevemente na monografia, as contribuições do marxismo clássico, e de Althusser e Poulantzas, a respeito do funcionamento dessa reprodução capitalista. No segundo momento, a partir de uma revisão bibliográfica de elaborações próprias dos dois filósofos em questão, o trabalho apresenta e discute o que os ambos pensadores produziram sobre o papel da Escola nessa sociedade, considerando, Althusser, em suas produções, incorporando o Sistema Escolar como parte do Estado capitalista; enquanto Poulantzas entende que a escola tem seu funcionamento determinado pela estrutura dominante no capitalismo.
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