As contribuições de Louis Althusser e de Nicos Poulantzas ao estudo do papel da escola na sociedade capitalista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224279 |
Resumo: | O presente trabalho buscou pesquisar e sistematizar as produções de Louis Althusser e Nicos Poulantzas acerca da função da escola na formação social capitalista. Partindo da metodologia materialista histórica dialética, a monografia em questão analisou a escola, não como uma instituição isolada da sociedade em que está presente, mas, diante do entendimento da teoria marxista, que percebe a sociedade dividida em classes e formada por determinações derivadas dessa divisão. Estas determinações influenciam em todas relações presentes nessa formação social, dentre estas, a instituição e as práticas escolares. O trabalho, num primeiro momento, explicitou as compreensões “clássicas” marxistas sobre as determinações existentes na sociedade capitalista, que, independente do país ou contexto histórico – diante do modo de produção capitalista –, apresenta sempre as mesmas engrenagens e reproduções sociais em comum, sendo sistematizado, brevemente na monografia, as contribuições do marxismo clássico, e de Althusser e Poulantzas, a respeito do funcionamento dessa reprodução capitalista. No segundo momento, a partir de uma revisão bibliográfica de elaborações próprias dos dois filósofos em questão, o trabalho apresenta e discute o que os ambos pensadores produziram sobre o papel da Escola nessa sociedade, considerando, Althusser, em suas produções, incorporando o Sistema Escolar como parte do Estado capitalista; enquanto Poulantzas entende que a escola tem seu funcionamento determinado pela estrutura dominante no capitalismo. |
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Barcelos, Luís Gustavo DutraGranato, Leonardo2021-07-21T04:24:13Z2021http://hdl.handle.net/10183/224279001128703O presente trabalho buscou pesquisar e sistematizar as produções de Louis Althusser e Nicos Poulantzas acerca da função da escola na formação social capitalista. Partindo da metodologia materialista histórica dialética, a monografia em questão analisou a escola, não como uma instituição isolada da sociedade em que está presente, mas, diante do entendimento da teoria marxista, que percebe a sociedade dividida em classes e formada por determinações derivadas dessa divisão. Estas determinações influenciam em todas relações presentes nessa formação social, dentre estas, a instituição e as práticas escolares. O trabalho, num primeiro momento, explicitou as compreensões “clássicas” marxistas sobre as determinações existentes na sociedade capitalista, que, independente do país ou contexto histórico – diante do modo de produção capitalista –, apresenta sempre as mesmas engrenagens e reproduções sociais em comum, sendo sistematizado, brevemente na monografia, as contribuições do marxismo clássico, e de Althusser e Poulantzas, a respeito do funcionamento dessa reprodução capitalista. No segundo momento, a partir de uma revisão bibliográfica de elaborações próprias dos dois filósofos em questão, o trabalho apresenta e discute o que os ambos pensadores produziram sobre o papel da Escola nessa sociedade, considerando, Althusser, em suas produções, incorporando o Sistema Escolar como parte do Estado capitalista; enquanto Poulantzas entende que a escola tem seu funcionamento determinado pela estrutura dominante no capitalismo.The present work sought to research and systematize the productions of Louis Althusser and Nicos Poulantzas about the role of the school in the capitalist social formation. Starting from the dialectical historical materialist methodology, the monograph in question analyzed the school, not as an isolated institution from the society in which it is present, but in the view of the understanding of Marxist theory, which perceives society divided into classes and formed by determinations derived from this division. These determinations influence all relationships present in this social formation, among them, the institution and school practices. The work, at first, explained the “classic” Marxist understandings about the existing determinations in the capitalist society, which, regardless of the country or historical context - in face of the capitalist mode of production -, always presents the same gears and social reproductions in common, being systematized, briefly in the monograph, the contributions of classical Marxism, and of Althusser and Poulantzas, regarding the functioning of this capitalist reproduction. In the second moment, from a bibliographical review of the two philosophers' own elaborations, the work presents and discusses what both thinkers produced about the role of the School in this society, considering, Althusser, in his productions, incorporating the School System as part of the capitalist state; while Poulantzas understands that the school has its functioning determined by the dominant structure in capitalism.application/pdfporAlthusser, Louis, 1918-1990 : Crítica e interpretaçãoPoulantzas, Nicos, 1936-1979 : Crítica e interpretaçãoSociedade capitalistaFormação socialCapitalismoCapitalist schoolDialectical historical materialismSocial reproductionAs contribuições de Louis Althusser e de Nicos Poulantzas ao estudo do papel da escola na sociedade capitalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128703.pdf.txt001128703.pdf.txtExtracted Texttext/plain119902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224279/2/001128703.pdf.txt49d1f22415d8aa6c37be15341d00d74fMD52ORIGINAL001128703.pdfTexto completoapplication/pdf597467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224279/1/001128703.pdf6b32e3947a95d6ff67b4dd958403d3e1MD5110183/2242792022-06-15 04:47:42.596694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224279Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:47:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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