Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Simone Rocha da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114814
Resumo: A presente pesquisa aborda questões relativas aos processos de criação, produção, aplicação, aceitação e eficácia de dois materiais didáticos: um livro-portfólio e um objeto de aprendizagem, desenvolvidos para o uso com estudantes do 1° e do 8° ano do Ensino Fundamental, respectivamente. Tais processos foram desenvolvidos em três momentos distintos: antes, durante e após a realização do estágio docente em Artes Visuais, articulando, indissociavelmente, teoria e prática. Trata-se de fomentar reflexões acerca do desenvolvimento de materiais didáticos que atendam às demandas contemporâneas da educação. Entre as concepções didáticas que orientam a construção destes materiais encontram-se as teorias de aprendizagem em suas perspectivas construtivistas (Piaget), sócio-interacionistas (Vygotsky) e significativa (Ausubel e Moreira), utilizadas na proposição de situações de aprendizagens (Corrêa, Hernández, Iavelberg, Matté, Sancho e Zordan) que, por sua vez, visam a promoção de aprendizagens significativas em Artes Visuais.
id UFRGS-2_89c8fd458de9928244462e0fbd58b17e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114814
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Conceição, Simone Rocha daPoester, Teresa Sousa2015-04-03T01:58:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/114814000952504A presente pesquisa aborda questões relativas aos processos de criação, produção, aplicação, aceitação e eficácia de dois materiais didáticos: um livro-portfólio e um objeto de aprendizagem, desenvolvidos para o uso com estudantes do 1° e do 8° ano do Ensino Fundamental, respectivamente. Tais processos foram desenvolvidos em três momentos distintos: antes, durante e após a realização do estágio docente em Artes Visuais, articulando, indissociavelmente, teoria e prática. Trata-se de fomentar reflexões acerca do desenvolvimento de materiais didáticos que atendam às demandas contemporâneas da educação. Entre as concepções didáticas que orientam a construção destes materiais encontram-se as teorias de aprendizagem em suas perspectivas construtivistas (Piaget), sócio-interacionistas (Vygotsky) e significativa (Ausubel e Moreira), utilizadas na proposição de situações de aprendizagens (Corrêa, Hernández, Iavelberg, Matté, Sancho e Zordan) que, por sua vez, visam a promoção de aprendizagens significativas em Artes Visuais.application/pdfporObjeto de aprendizagemEducação : TecnologiaArtes visuais : EnsinoDocênciaCogniçãoProfessor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952504.pdf000952504.pdfTexto completoapplication/pdf6690889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/1/000952504.pdf003307e95306810c60dfdf4a19aa24dfMD51TEXT000952504.pdf.txt000952504.pdf.txtExtracted Texttext/plain188264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/2/000952504.pdf.txt22d680e4e3ed44fa12bd52ea6a3c7c39MD52THUMBNAIL000952504.pdf.jpg000952504.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/3/000952504.pdf.jpg067abae026ec79a281a96ec9dfc7671eMD5310183/1148142018-10-19 10:13:12.49oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114814Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:13:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos
title Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos
spellingShingle Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos
Conceição, Simone Rocha da
Objeto de aprendizagem
Educação : Tecnologia
Artes visuais : Ensino
Docência
Cognição
title_short Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos
title_full Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos
title_fullStr Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos
title_full_unstemmed Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos
title_sort Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos
author Conceição, Simone Rocha da
author_facet Conceição, Simone Rocha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Simone Rocha da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Poester, Teresa Sousa
contributor_str_mv Poester, Teresa Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto de aprendizagem
Educação : Tecnologia
Artes visuais : Ensino
Docência
Cognição
topic Objeto de aprendizagem
Educação : Tecnologia
Artes visuais : Ensino
Docência
Cognição
description A presente pesquisa aborda questões relativas aos processos de criação, produção, aplicação, aceitação e eficácia de dois materiais didáticos: um livro-portfólio e um objeto de aprendizagem, desenvolvidos para o uso com estudantes do 1° e do 8° ano do Ensino Fundamental, respectivamente. Tais processos foram desenvolvidos em três momentos distintos: antes, durante e após a realização do estágio docente em Artes Visuais, articulando, indissociavelmente, teoria e prática. Trata-se de fomentar reflexões acerca do desenvolvimento de materiais didáticos que atendam às demandas contemporâneas da educação. Entre as concepções didáticas que orientam a construção destes materiais encontram-se as teorias de aprendizagem em suas perspectivas construtivistas (Piaget), sócio-interacionistas (Vygotsky) e significativa (Ausubel e Moreira), utilizadas na proposição de situações de aprendizagens (Corrêa, Hernández, Iavelberg, Matté, Sancho e Zordan) que, por sua vez, visam a promoção de aprendizagens significativas em Artes Visuais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-03T01:58:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114814
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952504
url http://hdl.handle.net/10183/114814
identifier_str_mv 000952504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/1/000952504.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/2/000952504.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/3/000952504.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 003307e95306810c60dfdf4a19aa24df
22d680e4e3ed44fa12bd52ea6a3c7c39
067abae026ec79a281a96ec9dfc7671e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224482596061184