Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114814 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda questões relativas aos processos de criação, produção, aplicação, aceitação e eficácia de dois materiais didáticos: um livro-portfólio e um objeto de aprendizagem, desenvolvidos para o uso com estudantes do 1° e do 8° ano do Ensino Fundamental, respectivamente. Tais processos foram desenvolvidos em três momentos distintos: antes, durante e após a realização do estágio docente em Artes Visuais, articulando, indissociavelmente, teoria e prática. Trata-se de fomentar reflexões acerca do desenvolvimento de materiais didáticos que atendam às demandas contemporâneas da educação. Entre as concepções didáticas que orientam a construção destes materiais encontram-se as teorias de aprendizagem em suas perspectivas construtivistas (Piaget), sócio-interacionistas (Vygotsky) e significativa (Ausubel e Moreira), utilizadas na proposição de situações de aprendizagens (Corrêa, Hernández, Iavelberg, Matté, Sancho e Zordan) que, por sua vez, visam a promoção de aprendizagens significativas em Artes Visuais. |
id |
UFRGS-2_89c8fd458de9928244462e0fbd58b17e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114814 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceição, Simone Rocha daPoester, Teresa Sousa2015-04-03T01:58:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/114814000952504A presente pesquisa aborda questões relativas aos processos de criação, produção, aplicação, aceitação e eficácia de dois materiais didáticos: um livro-portfólio e um objeto de aprendizagem, desenvolvidos para o uso com estudantes do 1° e do 8° ano do Ensino Fundamental, respectivamente. Tais processos foram desenvolvidos em três momentos distintos: antes, durante e após a realização do estágio docente em Artes Visuais, articulando, indissociavelmente, teoria e prática. Trata-se de fomentar reflexões acerca do desenvolvimento de materiais didáticos que atendam às demandas contemporâneas da educação. Entre as concepções didáticas que orientam a construção destes materiais encontram-se as teorias de aprendizagem em suas perspectivas construtivistas (Piaget), sócio-interacionistas (Vygotsky) e significativa (Ausubel e Moreira), utilizadas na proposição de situações de aprendizagens (Corrêa, Hernández, Iavelberg, Matté, Sancho e Zordan) que, por sua vez, visam a promoção de aprendizagens significativas em Artes Visuais.application/pdfporObjeto de aprendizagemEducação : TecnologiaArtes visuais : EnsinoDocênciaCogniçãoProfessor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952504.pdf000952504.pdfTexto completoapplication/pdf6690889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/1/000952504.pdf003307e95306810c60dfdf4a19aa24dfMD51TEXT000952504.pdf.txt000952504.pdf.txtExtracted Texttext/plain188264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/2/000952504.pdf.txt22d680e4e3ed44fa12bd52ea6a3c7c39MD52THUMBNAIL000952504.pdf.jpg000952504.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/3/000952504.pdf.jpg067abae026ec79a281a96ec9dfc7671eMD5310183/1148142018-10-19 10:13:12.49oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114814Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:13:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos |
title |
Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos |
spellingShingle |
Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos Conceição, Simone Rocha da Objeto de aprendizagem Educação : Tecnologia Artes visuais : Ensino Docência Cognição |
title_short |
Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos |
title_full |
Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos |
title_fullStr |
Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos |
title_full_unstemmed |
Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos |
title_sort |
Professor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticos |
author |
Conceição, Simone Rocha da |
author_facet |
Conceição, Simone Rocha da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Simone Rocha da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Poester, Teresa Sousa |
contributor_str_mv |
Poester, Teresa Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objeto de aprendizagem Educação : Tecnologia Artes visuais : Ensino Docência Cognição |
topic |
Objeto de aprendizagem Educação : Tecnologia Artes visuais : Ensino Docência Cognição |
description |
A presente pesquisa aborda questões relativas aos processos de criação, produção, aplicação, aceitação e eficácia de dois materiais didáticos: um livro-portfólio e um objeto de aprendizagem, desenvolvidos para o uso com estudantes do 1° e do 8° ano do Ensino Fundamental, respectivamente. Tais processos foram desenvolvidos em três momentos distintos: antes, durante e após a realização do estágio docente em Artes Visuais, articulando, indissociavelmente, teoria e prática. Trata-se de fomentar reflexões acerca do desenvolvimento de materiais didáticos que atendam às demandas contemporâneas da educação. Entre as concepções didáticas que orientam a construção destes materiais encontram-se as teorias de aprendizagem em suas perspectivas construtivistas (Piaget), sócio-interacionistas (Vygotsky) e significativa (Ausubel e Moreira), utilizadas na proposição de situações de aprendizagens (Corrêa, Hernández, Iavelberg, Matté, Sancho e Zordan) que, por sua vez, visam a promoção de aprendizagens significativas em Artes Visuais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-03T01:58:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/114814 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952504 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/114814 |
identifier_str_mv |
000952504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/1/000952504.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/2/000952504.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114814/3/000952504.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
003307e95306810c60dfdf4a19aa24df 22d680e4e3ed44fa12bd52ea6a3c7c39 067abae026ec79a281a96ec9dfc7671e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224482596061184 |