Psicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heissler, Simone Zanotelli
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gurski, Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243250
Resumo: Este artigo parte de uma experiência de pesquisa-intervenção realizada com jovens que cumpriam medida de privação de liberdade em uma instituição socioeducativa. Inicialmente, ao circular pela instituição, inquietou-nos o número expressivo de frases e escritos de autoria dos jovens internos presentes nos muros e paredes do local. Ali, os meninos contavam sobre a vida loka, expressão que, conforme relatos, traduz uma vida sem limites, perigosa e com riscos. Do encontro com os escritos da vida loka, passamos a questionar: de que modo esses jovens narram suas histórias? Quais os efeitos de sujeito que podem advir da escuta dos diferentes modos de escrita dos adolescentes? Nesse contexto, construímos as Rodas de Escrita, um dispositivo que nasce do enlace entre a escuta psicanalítica e os efeitos ético-metodológicos do tema da experiência em Walter Benjamin. Nas Rodas, os adolescentes eram convidados a escrever e falar livremente sobre questões que lhes interessavam. O pesquisador que conduziu as Rodas registrava os dados conforme o dispositivo dos diários de experiência. Para análise dos relatos dos diários de experiência, bem como dos escritos dos adolescentes, utilizamos a leitura-escuta. A partir da análise do material da pesquisa, tensionamos a posição que esses jovens têm ocupado no laço social e sua aproximação com a figura do homo sacer. Também refletimos sobre a aposta na escuta e na circulação da palavra, por meio das Rodas de Escrita, como um modo de produzir efeitos de sujeito, fazendo, por exemplo, deslizar brevemente a posição de vida loka para vida loka tb ama.
id UFRGS-2_8a04dde5f36a258e67c9d52e669b003e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243250
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Heissler, Simone ZanotelliGurski, Rose2022-07-20T04:49:44Z20201414-9893http://hdl.handle.net/10183/243250001145493Este artigo parte de uma experiência de pesquisa-intervenção realizada com jovens que cumpriam medida de privação de liberdade em uma instituição socioeducativa. Inicialmente, ao circular pela instituição, inquietou-nos o número expressivo de frases e escritos de autoria dos jovens internos presentes nos muros e paredes do local. Ali, os meninos contavam sobre a vida loka, expressão que, conforme relatos, traduz uma vida sem limites, perigosa e com riscos. Do encontro com os escritos da vida loka, passamos a questionar: de que modo esses jovens narram suas histórias? Quais os efeitos de sujeito que podem advir da escuta dos diferentes modos de escrita dos adolescentes? Nesse contexto, construímos as Rodas de Escrita, um dispositivo que nasce do enlace entre a escuta psicanalítica e os efeitos ético-metodológicos do tema da experiência em Walter Benjamin. Nas Rodas, os adolescentes eram convidados a escrever e falar livremente sobre questões que lhes interessavam. O pesquisador que conduziu as Rodas registrava os dados conforme o dispositivo dos diários de experiência. Para análise dos relatos dos diários de experiência, bem como dos escritos dos adolescentes, utilizamos a leitura-escuta. A partir da análise do material da pesquisa, tensionamos a posição que esses jovens têm ocupado no laço social e sua aproximação com a figura do homo sacer. Também refletimos sobre a aposta na escuta e na circulação da palavra, por meio das Rodas de Escrita, como um modo de produzir efeitos de sujeito, fazendo, por exemplo, deslizar brevemente a posição de vida loka para vida loka tb ama.This article is based on a research-intervention experience with adolescents in deprivation of liberty in a socio-educational institution. Initially, when circulating by the Institution, we were disturbed by the expressive number of writings on the walls of authorship of adolescents. There, the boys told about the vida loka, an expression that, according to reports, translates a life without limits, dangerous, with risks. From the encounter with the writings of vida loka, we come to question: how have these young people managed to narrate their stories? What are the possible effects of the subject that can come from the listening of the different ways of writing of the adolescents? In this context, we constructed the Writing Wheels, a device that emerges from the link between psychoanalytic listening and the ethical-methodological effects of the theme of the experience in Walter Benjamin. At Wheels, teens were invited to write and speak freely on issues that interested them. The researcher who conducted the Wheels recorded the data according to the device of the experience journals. For the analysis of the reports of the experience journals, as well as the writings of adolescents, we used reading-listening. From the analysis of the research material, we stress the position that these young people have occupied in the social bond and its approximation with the figure of homo sacer. We also reflect on the bet on listening and word circulation, through the Writing Wheels, as a way of producing subject effects, making, for example, briefly slide the position of vida loka to vida loka tb ama.Este artículo parte de una experiencia de investigación-intervención realizada con jóvenes que cumplían medida de privacion de libertad en una institución socioeducativa. Inicialmente, al circular por la Institución, nos inquietó el número expresivo de escritos en los muros y paredes de autoria de los adolescentes. Allí, los niños contaban sobre la vida loka, expresión que, según relatos, traduce una vida sin límites, peligrosa y con riesgos. Del encuentro con los escritos de la vida loka, pasamos a cuestionar: ¿de qué modo esos jóvenes narran sus historias? ¿Cuáles son los efectos de sujeto que pueden provenir de la escucha de los diferentes modos de escritura de los adolescentes? En ese contexto, construimos las Ruedas de Escritura, um dispositivo que nace del enlace entre la escucha psicoanalítica y los efectos ético-metodológicos del tema de la experiencia en Walter Benjamin. En las Ruedas, los adolescentes eran invitados a escribir y hablar libremente sobre cuestiones que les interesaban. El investigador que condujo las Ruedas registraba los datos según el dispositivo de los diarios de experiência. Para el análisis de los relatos de los diários de experiencia, así como de los escritos de los adolescentes, utilizamos la lectura-escucha. A partir del analisis del material de la investigación, problematizamos la posición que estos jóvenes han ocupado en el lazo social y su aproximación com la figura del homo sacer. También reflexionamos sobre la apuesta en la circulación de la palabra, a través de las Ruedas de Escritura, como um modo de produzir efectos de sujeto, haciendo, por ejemplo, deslizar, brevemente, la posición de vida loka para la vida loka tb ama.application/pdfporPsicologia : ciência e profissão. Brasilia. Vol. 40, (2020), e216281, 14f.Psicanálise e educaçãoAdolescente em conflito com a leiMedida socioeducativaEscuta psicanalíticaEscritaPsychoanalysisWriting wheelsAdolescentsSocioeducationPsicoanálisisRuedas de escrituraAdolescentesSocioeducaciónPsicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdadePsychoanalysis, vida loka and writing wheels with adolescents deprived of liberty Psicoanálisis, vida loka e ruedas de escritura con adolescentes privados de libertad info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145493.pdf.txt001145493.pdf.txtExtracted Texttext/plain62774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243250/2/001145493.pdf.txt85206c06b6a9d5c4924df5f5f0cd509bMD52ORIGINAL001145493.pdfTexto completoapplication/pdf126890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243250/1/001145493.pdfe34a2b216a41e3c81d7089e9361ead9aMD5110183/2432502022-07-21 04:56:04.609816oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-21T07:56:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Psychoanalysis, vida loka and writing wheels with adolescents deprived of liberty
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Psicoanálisis, vida loka e ruedas de escritura con adolescentes privados de libertad
title Psicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdade
spellingShingle Psicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdade
Heissler, Simone Zanotelli
Psicanálise e educação
Adolescente em conflito com a lei
Medida socioeducativa
Escuta psicanalítica
Escrita
Psychoanalysis
Writing wheels
Adolescents
Socioeducation
Psicoanálisis
Ruedas de escritura
Adolescentes
Socioeducación
title_short Psicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdade
title_full Psicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdade
title_fullStr Psicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdade
title_full_unstemmed Psicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdade
title_sort Psicanálise, vida loka e rodas de escrita com adolescentes privados de liberdade
author Heissler, Simone Zanotelli
author_facet Heissler, Simone Zanotelli
Gurski, Rose
author_role author
author2 Gurski, Rose
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heissler, Simone Zanotelli
Gurski, Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise e educação
Adolescente em conflito com a lei
Medida socioeducativa
Escuta psicanalítica
Escrita
topic Psicanálise e educação
Adolescente em conflito com a lei
Medida socioeducativa
Escuta psicanalítica
Escrita
Psychoanalysis
Writing wheels
Adolescents
Socioeducation
Psicoanálisis
Ruedas de escritura
Adolescentes
Socioeducación
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Writing wheels
Adolescents
Socioeducation
dc.subject.spa.fl_str_mv Psicoanálisis
Ruedas de escritura
Adolescentes
Socioeducación
description Este artigo parte de uma experiência de pesquisa-intervenção realizada com jovens que cumpriam medida de privação de liberdade em uma instituição socioeducativa. Inicialmente, ao circular pela instituição, inquietou-nos o número expressivo de frases e escritos de autoria dos jovens internos presentes nos muros e paredes do local. Ali, os meninos contavam sobre a vida loka, expressão que, conforme relatos, traduz uma vida sem limites, perigosa e com riscos. Do encontro com os escritos da vida loka, passamos a questionar: de que modo esses jovens narram suas histórias? Quais os efeitos de sujeito que podem advir da escuta dos diferentes modos de escrita dos adolescentes? Nesse contexto, construímos as Rodas de Escrita, um dispositivo que nasce do enlace entre a escuta psicanalítica e os efeitos ético-metodológicos do tema da experiência em Walter Benjamin. Nas Rodas, os adolescentes eram convidados a escrever e falar livremente sobre questões que lhes interessavam. O pesquisador que conduziu as Rodas registrava os dados conforme o dispositivo dos diários de experiência. Para análise dos relatos dos diários de experiência, bem como dos escritos dos adolescentes, utilizamos a leitura-escuta. A partir da análise do material da pesquisa, tensionamos a posição que esses jovens têm ocupado no laço social e sua aproximação com a figura do homo sacer. Também refletimos sobre a aposta na escuta e na circulação da palavra, por meio das Rodas de Escrita, como um modo de produzir efeitos de sujeito, fazendo, por exemplo, deslizar brevemente a posição de vida loka para vida loka tb ama.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-20T04:49:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243250
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-9893
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145493
identifier_str_mv 1414-9893
001145493
url http://hdl.handle.net/10183/243250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : ciência e profissão. Brasilia. Vol. 40, (2020), e216281, 14f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243250/2/001145493.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243250/1/001145493.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85206c06b6a9d5c4924df5f5f0cd509b
e34a2b216a41e3c81d7089e9361ead9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798585229312