Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Stéphanie Strzykalski e
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Von Porster, Fernanda da Silva, Oliveira, Dieine Mércia de, Gurski, Rose, Perrone, Cláudia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263078
Resumo: Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assistimos a avanços significativos no campo das políticas voltadas para a população infantojuvenil. Dentre esses, destacamos as medidas socioeducativas, intervenção que veio romper com práticas higienistas e repressoras legitimadas por legislações anteriores. De todo modo, apesar do vanguardismo de suas propostas, a socioeducação, mesmo através das medidas socioeducativas, segue apresentando altos índices de reincidência infracional. Tal retrato nos faz questionar: o que leva tantos desses jovens a retornarem ao chamado “mundo do crime” mesmo após o cumprimento de uma medida? A fim de compreender melhor a responsabilização juvenil, problematizamos,a partir da psicanálise,três de suas dimensões:a jurídica, a subjetiva e a social. Acreditamos que tal discussão é fundamental para que se criem ações socioeducativas de cunho crítico e emancipatório que sejam realmente capazes de impactar na diminuição da reincidência infracional na vida dos jovens.
id UFRGS-2_c1fb7089590030b93226d1bc648fbe72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263078
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Stéphanie Strzykalski eVon Porster, Fernanda da SilvaOliveira, Dieine Mércia deGurski, RosePerrone, Cláudia Maria2023-08-03T03:32:38Z20232238-152Xhttp://hdl.handle.net/10183/263078001172442Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assistimos a avanços significativos no campo das políticas voltadas para a população infantojuvenil. Dentre esses, destacamos as medidas socioeducativas, intervenção que veio romper com práticas higienistas e repressoras legitimadas por legislações anteriores. De todo modo, apesar do vanguardismo de suas propostas, a socioeducação, mesmo através das medidas socioeducativas, segue apresentando altos índices de reincidência infracional. Tal retrato nos faz questionar: o que leva tantos desses jovens a retornarem ao chamado “mundo do crime” mesmo após o cumprimento de uma medida? A fim de compreender melhor a responsabilização juvenil, problematizamos,a partir da psicanálise,três de suas dimensões:a jurídica, a subjetiva e a social. Acreditamos que tal discussão é fundamental para que se criem ações socioeducativas de cunho crítico e emancipatório que sejam realmente capazes de impactar na diminuição da reincidência infracional na vida dos jovens.Since the enactment of the Statute for Children and Adolescents (ECA), we have witnessed significant advances in the field of policies aimed at the children and adolescents. Among these, we highlight the socio-educational measures, an intervention that came to break with hygienist and repressive practices legitimized by previous legislation. In any case, despite the vanguard of its proposals, socio-education, even through socio-educational measures, continues to show high rates of infraction. Such a portrait makes us question: what drives so many of these young people to return to the so-called “world of crime” even after the fulfillment of a measure? In order to better understand juvenile accountability, we problematized, based on psychoanalysis, three of its dimensions: legal, subjective and social.We believe that such a discussion is fundamental for the creation of socio-educational actions of a critical, emancipatory nature and really capable of impacting the reduction of infractional recidivism in the lives of young people.Desde la promulgación del Estatuto para Niños, Niñas y Adolescentes (ECA), hemos sido testigos de avances significativos en el campo de las políticas dirigidas a niños, niñas y adolescentes. Entre estos, destacamos las medidas socioeducativas, una intervención que rompió con las prácticas higienistas y represivas legitimadas por la legislación anterior. En cualquier caso, a pesar de la vanguardia de sus propuestas, la socioeducación, incluso a través de medidas socioeducativas, sigue mostrando altas tasas de infracción. Tal retrato nos hace preguntarnos: ¿qué impulsa a tantos de estos jóvenes a regresar al llamado "mundo del crimen" incluso después del cumplimiento de una medida? Para comprender mejor la responsabilidad juvenil, problematizamos, en base al psicoanálisis, tres de sus dimensiones: legal, subjetiva y social.Creemos que tal discusión es fundamental para la creación de acciones socioeducativas de carácter crítico, emancipatorio y realmente capaces de impactar en la reducción de la reincidencia delictiva en la vida de los jóvenes.application/pdfporRevista Polis e Psique. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (2023), p. 108-129Medidas socioeducativasAdolescente em conflito com a leiEscuta psicanalíticaSocio-educationPsychoanalysisAccountabilityInfraction recurrenceSocioeducaciónPsicoanálisisResponsabilidadRecurrencia de infracciónContribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativasPsychoanalytical contributions to the theme of accountability of adolescents in socio-educational policies Contribuciones psicoanalíticas al tema de la rendición de cuentas de los adolescentes en las políticas socioeducativas info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172442.pdf.txt001172442.pdf.txtExtracted Texttext/plain60072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263078/2/001172442.pdf.txtf0097ef02f65756a5d29a8d27e68c848MD52ORIGINAL001172442.pdfTexto completoapplication/pdf437215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263078/1/001172442.pdfe769fdb606267dbcd72e138fbc3849eaMD5110183/2630782023-08-04 03:32:08.048658oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Psychoanalytical contributions to the theme of accountability of adolescents in socio-educational policies
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Contribuciones psicoanalíticas al tema de la rendición de cuentas de los adolescentes en las políticas socioeducativas
title Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas
spellingShingle Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas
Silva, Stéphanie Strzykalski e
Medidas socioeducativas
Adolescente em conflito com a lei
Escuta psicanalítica
Socio-education
Psychoanalysis
Accountability
Infraction recurrence
Socioeducación
Psicoanálisis
Responsabilidad
Recurrencia de infracción
title_short Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas
title_full Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas
title_fullStr Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas
title_full_unstemmed Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas
title_sort Contribuições psicanalíticas ao tema da responsabilização de adolescentes nas políticas socioeducativas
author Silva, Stéphanie Strzykalski e
author_facet Silva, Stéphanie Strzykalski e
Von Porster, Fernanda da Silva
Oliveira, Dieine Mércia de
Gurski, Rose
Perrone, Cláudia Maria
author_role author
author2 Von Porster, Fernanda da Silva
Oliveira, Dieine Mércia de
Gurski, Rose
Perrone, Cláudia Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Stéphanie Strzykalski e
Von Porster, Fernanda da Silva
Oliveira, Dieine Mércia de
Gurski, Rose
Perrone, Cláudia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Medidas socioeducativas
Adolescente em conflito com a lei
Escuta psicanalítica
topic Medidas socioeducativas
Adolescente em conflito com a lei
Escuta psicanalítica
Socio-education
Psychoanalysis
Accountability
Infraction recurrence
Socioeducación
Psicoanálisis
Responsabilidad
Recurrencia de infracción
dc.subject.eng.fl_str_mv Socio-education
Psychoanalysis
Accountability
Infraction recurrence
dc.subject.spa.fl_str_mv Socioeducación
Psicoanálisis
Responsabilidad
Recurrencia de infracción
description Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assistimos a avanços significativos no campo das políticas voltadas para a população infantojuvenil. Dentre esses, destacamos as medidas socioeducativas, intervenção que veio romper com práticas higienistas e repressoras legitimadas por legislações anteriores. De todo modo, apesar do vanguardismo de suas propostas, a socioeducação, mesmo através das medidas socioeducativas, segue apresentando altos índices de reincidência infracional. Tal retrato nos faz questionar: o que leva tantos desses jovens a retornarem ao chamado “mundo do crime” mesmo após o cumprimento de uma medida? A fim de compreender melhor a responsabilização juvenil, problematizamos,a partir da psicanálise,três de suas dimensões:a jurídica, a subjetiva e a social. Acreditamos que tal discussão é fundamental para que se criem ações socioeducativas de cunho crítico e emancipatório que sejam realmente capazes de impactar na diminuição da reincidência infracional na vida dos jovens.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:32:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263078
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-152X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172442
identifier_str_mv 2238-152X
001172442
url http://hdl.handle.net/10183/263078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Polis e Psique. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (2023), p. 108-129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263078/2/001172442.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263078/1/001172442.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f0097ef02f65756a5d29a8d27e68c848
e769fdb606267dbcd72e138fbc3849ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094413942784