O brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Kathleen Fraga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220600
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, que atinge uma díade de sintomas: comunicação e interação social; e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Muitos autores rotulam as pessoas com esse transtorno como incapazes de fazer ou de ser, incluindo o brincar das crianças. Neste sentido, o presente trabalho se propõe a entender se e como brincam as crianças com autismo e investigar as possibilidades do trabalho pedagógico na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. Como ferramentas analíticas do brincar, utilizei, entre outros autores, os estudos de Vygotsky (2008) e Winnicott (2019). Além da pesquisa de Zortea (2007), acerca da importância da inclusão das crianças na escola regular. Através de um estudo de caso de uma menina de dois anos de idade, da turma de maternal I de uma escola de educação infantil, o estudo buscou compreender os processos inclusivos e as estratégias para a realização da inclusão em uma escola de educação infantil, além de defender o brincar das crianças com o transtorno. Concluo o estudo, destacando que é possível identificar o brincar das crianças com autismo através de um olhar diferenciado da professora acerca das crianças e de suas ações.
id UFRGS-2_8a1b944f513364add9478bf134d7a6d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220600
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fialho, Kathleen FragaGiordani, Liliane Ferrari2021-05-08T04:39:52Z2020http://hdl.handle.net/10183/220600001125300O Transtorno do Espectro Autista é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, que atinge uma díade de sintomas: comunicação e interação social; e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Muitos autores rotulam as pessoas com esse transtorno como incapazes de fazer ou de ser, incluindo o brincar das crianças. Neste sentido, o presente trabalho se propõe a entender se e como brincam as crianças com autismo e investigar as possibilidades do trabalho pedagógico na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. Como ferramentas analíticas do brincar, utilizei, entre outros autores, os estudos de Vygotsky (2008) e Winnicott (2019). Além da pesquisa de Zortea (2007), acerca da importância da inclusão das crianças na escola regular. Através de um estudo de caso de uma menina de dois anos de idade, da turma de maternal I de uma escola de educação infantil, o estudo buscou compreender os processos inclusivos e as estratégias para a realização da inclusão em uma escola de educação infantil, além de defender o brincar das crianças com o transtorno. Concluo o estudo, destacando que é possível identificar o brincar das crianças com autismo através de um olhar diferenciado da professora acerca das crianças e de suas ações.application/pdfporInfânciaAutismoBrincadeiras infantisEducação infantilInclusãoO brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125300.pdf.txt001125300.pdf.txtExtracted Texttext/plain112299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220600/2/001125300.pdf.txtbf217405a9b6cd3dff9edadd986404bdMD52ORIGINAL001125300.pdfTexto completoapplication/pdf602052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220600/1/001125300.pdfce37ff31273f097a728df4a90a96c394MD5110183/2206002021-05-26 04:28:41.318194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220600Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-26T07:28:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivos
title O brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivos
spellingShingle O brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivos
Fialho, Kathleen Fraga
Infância
Autismo
Brincadeiras infantis
Educação infantil
Inclusão
title_short O brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivos
title_full O brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivos
title_fullStr O brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivos
title_full_unstemmed O brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivos
title_sort O brincar na educação infantil: saberes e práticas em processos inclusivos
author Fialho, Kathleen Fraga
author_facet Fialho, Kathleen Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Kathleen Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
contributor_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Autismo
Brincadeiras infantis
Educação infantil
Inclusão
topic Infância
Autismo
Brincadeiras infantis
Educação infantil
Inclusão
description O Transtorno do Espectro Autista é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, que atinge uma díade de sintomas: comunicação e interação social; e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Muitos autores rotulam as pessoas com esse transtorno como incapazes de fazer ou de ser, incluindo o brincar das crianças. Neste sentido, o presente trabalho se propõe a entender se e como brincam as crianças com autismo e investigar as possibilidades do trabalho pedagógico na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. Como ferramentas analíticas do brincar, utilizei, entre outros autores, os estudos de Vygotsky (2008) e Winnicott (2019). Além da pesquisa de Zortea (2007), acerca da importância da inclusão das crianças na escola regular. Através de um estudo de caso de uma menina de dois anos de idade, da turma de maternal I de uma escola de educação infantil, o estudo buscou compreender os processos inclusivos e as estratégias para a realização da inclusão em uma escola de educação infantil, além de defender o brincar das crianças com o transtorno. Concluo o estudo, destacando que é possível identificar o brincar das crianças com autismo através de um olhar diferenciado da professora acerca das crianças e de suas ações.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-08T04:39:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125300
url http://hdl.handle.net/10183/220600
identifier_str_mv 001125300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220600/2/001125300.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220600/1/001125300.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf217405a9b6cd3dff9edadd986404bd
ce37ff31273f097a728df4a90a96c394
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824426931125223424