Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259301 |
Resumo: | O texto objetiva tratarda Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19, considerando as orientações legais da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Realizamos uma reflexão exploratória sobre o momento histórico e de crise vivido no ano de 2020 com a pandemia, e, posteriormente, apresentamosuma aproximação conceitual com o processo de desemparedamento como forma de interaturar com as infâncias e com a Educação Infantil a partir de uma educação mais coletiva e humana.Concluímos que o desemparedamento das infâncias e das escolas de Educação Infantil pode se tornar uma prática e uma experiência nesses novos tempos de retorno àpresencialidade nas escolas. Tempos estes que estamos sendo desafiadas e desafiados a transformar bruscamente nossa prática pedagógica, exigindo de nós ações diversas, por vezes,poucas reflexões, novos desafios e incontáveis desacomodações. |
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Silva, Lisandra Oliveira eRicardo, Karoline HachlerTerragno, Tatiana MartinsBins, Gabriela Nobre2023-06-22T03:31:57Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/259301001148959O texto objetiva tratarda Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19, considerando as orientações legais da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Realizamos uma reflexão exploratória sobre o momento histórico e de crise vivido no ano de 2020 com a pandemia, e, posteriormente, apresentamosuma aproximação conceitual com o processo de desemparedamento como forma de interaturar com as infâncias e com a Educação Infantil a partir de uma educação mais coletiva e humana.Concluímos que o desemparedamento das infâncias e das escolas de Educação Infantil pode se tornar uma prática e uma experiência nesses novos tempos de retorno àpresencialidade nas escolas. Tempos estes que estamos sendo desafiadas e desafiados a transformar bruscamente nossa prática pedagógica, exigindo de nós ações diversas, por vezes,poucas reflexões, novos desafios e incontáveis desacomodações.The text aims to address Early Childhood Education within the context of the COVID-19 pandemic, considering the legal guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (Common National Curriculum Base) and the Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education). We carried out an exploratory reflection on the historical moment and crisis experienced in 2020 due to the pandemic, and later presented a conceptual approach with the process of knocking down of walls as a way to interact with childhoods and with Early Childhood Education from a more collective and humane educational approach. We concluded that the knocking down of walls that confine childhoods and Early Childhood Education schools can become a practice and an experience in these challenging new times of a return to attendance in schools; a period in which we are being challenged to abruptly transform our pedagogical practice, requiring from us diverse actions, new challenges as well as countless disaccommodations and leaving, sometimes, little chance for thought.El texto tiene el objetivo de abordar la Educación Infantil en el contexto pandémico causado por el COVID-19, considerando las directrices legales de la Base Nacional Común Curricular y de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil.Desarrollamos una reflexión exploratoria sobre el momento histórico y de crisis vivido en 2020 con la pandemia, y, luego, presentamos un acercamiento con los conceptos del proceso de derribar muros, como forma de interaccionar con las infancias y con la Educación Infantil a partir de una educación más colectiva y humana. Concluimos que derribar las barreras de las infancias y de las escuelas de educación infantil pueden tornarse una práctica y una experiencia en estos nuevos tiempos de retorno a la presencialidad en las escuelas. Tiempos estos que nos desafían a transformar bruscamente nuestra práctica pedagógica, exigiéndonos acciones múltiples, a veces pocas reflexiones, nuevos desafíos e incontables incomodidades.application/pdfporRevista didática sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n. 2 (2021), p. 39-50Educação infantilInfânciaPandemia de COVID-19 (2020-)Early childhood educationPandemicThe knocking down of wallsVarious forms of childhoodsEducación InfantilPandemiaDerribar murosInfanciasEducação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infânciasEducação infantil, pandemia e reflexões sobre o desemparedamento das infâncias Early childhood education, pandemic and reflections on the knocking down of walls that confine childhoods Educación infantil, pandemiay reflexiones acerca del derribar muros info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148959.pdf.txt001148959.pdf.txtExtracted Texttext/plain35553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259301/2/001148959.pdf.txt5443a6a235c61d5dfab657bf39a3d28dMD52ORIGINAL001148959.pdfTexto completoapplication/pdf318488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259301/1/001148959.pdfe8bb98c3d5585bf9e279fdae6a504dddMD5110183/2593012023-06-23 03:32:59.36781oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-23T06:32:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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