A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Leandro de Andrades
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/128009
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade estabelecer aproximações entre o uso de materiais concretos (os jogos) para o ensino de probabilidade e a motivação, desempenho, e interesse dos alunos por tais ambientes de aprendizagem. Para isso, tomamos como referência teórica os autores Silva e Araujo (2011), D’Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini e Miorim (1990), Abe e Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose (2000) e Freire (1996). A pesquisa realizada com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre-RS levou em consideração, além dos tópicos já citados, a evolução da autonomia dos participantes na resolução dos problemas durante os trabalhos, bem como o diário de campo do pesquisador. Assim, por meio dos dados coletados concluímos serem as atividades com jogos atraentes aos alunos, motivador e facilitador na compreensão de problemas envolvendo probabilidades.
id UFRGS-2_8a469a97f8289032ba450d28517be19e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128009
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Campos, Leandro de AndradesBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2015-10-27T02:35:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/128009000972743O presente trabalho tem por finalidade estabelecer aproximações entre o uso de materiais concretos (os jogos) para o ensino de probabilidade e a motivação, desempenho, e interesse dos alunos por tais ambientes de aprendizagem. Para isso, tomamos como referência teórica os autores Silva e Araujo (2011), D’Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini e Miorim (1990), Abe e Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose (2000) e Freire (1996). A pesquisa realizada com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre-RS levou em consideração, além dos tópicos já citados, a evolução da autonomia dos participantes na resolução dos problemas durante os trabalhos, bem como o diário de campo do pesquisador. Assim, por meio dos dados coletados concluímos serem as atividades com jogos atraentes aos alunos, motivador e facilitador na compreensão de problemas envolvendo probabilidades.This study aims to establish similarities between the use of concrete materials (games) for teaching probability and motivation, performance, and student interest for such learning environments. For this, we take as a theoretical reference the authors Silva and Araujo (2011), D'Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini and Miorim (1990), Abe and Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose ( 2000), Freire (1996). A survey conducted with two groups of first year of High School a state school education in Porto Alegre-RS took into account, in addition to the topics mentioned above, the evolution of the autonomy of the participants in solving problems during the work, as well as the daily researcher of the field. Thus, through the data collected be completed activities with games, appealing to students, motivator and facilitator in understanding problems involving probabilities.application/pdfporEducação MatemáticaAprendizagem da matemáticaProbabilidadeGamesProbabilityMathematics learningA probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972743.pdf000972743.pdfTexto completoapplication/pdf2268967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/1/000972743.pdf06adcca0cf47de28853e176eed2f1c92MD51TEXT000972743.pdf.txt000972743.pdf.txtExtracted Texttext/plain132846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/2/000972743.pdf.txt04c5a9b97a0ea26d373079ae2c9dfe07MD52THUMBNAIL000972743.pdf.jpg000972743.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/3/000972743.pdf.jpg83c45f788abf1f59854bc80f19d76dd1MD5310183/1280092018-10-08 08:40:52.892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128009Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
title A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
spellingShingle A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
Campos, Leandro de Andrades
Educação Matemática
Aprendizagem da matemática
Probabilidade
Games
Probability
Mathematics learning
title_short A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
title_full A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
title_fullStr A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
title_full_unstemmed A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
title_sort A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
author Campos, Leandro de Andrades
author_facet Campos, Leandro de Andrades
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Leandro de Andrades
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Aprendizagem da matemática
Probabilidade
topic Educação Matemática
Aprendizagem da matemática
Probabilidade
Games
Probability
Mathematics learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
Probability
Mathematics learning
description O presente trabalho tem por finalidade estabelecer aproximações entre o uso de materiais concretos (os jogos) para o ensino de probabilidade e a motivação, desempenho, e interesse dos alunos por tais ambientes de aprendizagem. Para isso, tomamos como referência teórica os autores Silva e Araujo (2011), D’Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini e Miorim (1990), Abe e Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose (2000) e Freire (1996). A pesquisa realizada com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre-RS levou em consideração, além dos tópicos já citados, a evolução da autonomia dos participantes na resolução dos problemas durante os trabalhos, bem como o diário de campo do pesquisador. Assim, por meio dos dados coletados concluímos serem as atividades com jogos atraentes aos alunos, motivador e facilitador na compreensão de problemas envolvendo probabilidades.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-27T02:35:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/128009
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972743
url http://hdl.handle.net/10183/128009
identifier_str_mv 000972743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/1/000972743.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/2/000972743.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/3/000972743.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06adcca0cf47de28853e176eed2f1c92
04c5a9b97a0ea26d373079ae2c9dfe07
83c45f788abf1f59854bc80f19d76dd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447154968231936