A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128009 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade estabelecer aproximações entre o uso de materiais concretos (os jogos) para o ensino de probabilidade e a motivação, desempenho, e interesse dos alunos por tais ambientes de aprendizagem. Para isso, tomamos como referência teórica os autores Silva e Araujo (2011), D’Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini e Miorim (1990), Abe e Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose (2000) e Freire (1996). A pesquisa realizada com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre-RS levou em consideração, além dos tópicos já citados, a evolução da autonomia dos participantes na resolução dos problemas durante os trabalhos, bem como o diário de campo do pesquisador. Assim, por meio dos dados coletados concluímos serem as atividades com jogos atraentes aos alunos, motivador e facilitador na compreensão de problemas envolvendo probabilidades. |
id |
UFRGS-2_8a469a97f8289032ba450d28517be19e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128009 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Leandro de AndradesBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2015-10-27T02:35:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/128009000972743O presente trabalho tem por finalidade estabelecer aproximações entre o uso de materiais concretos (os jogos) para o ensino de probabilidade e a motivação, desempenho, e interesse dos alunos por tais ambientes de aprendizagem. Para isso, tomamos como referência teórica os autores Silva e Araujo (2011), D’Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini e Miorim (1990), Abe e Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose (2000) e Freire (1996). A pesquisa realizada com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre-RS levou em consideração, além dos tópicos já citados, a evolução da autonomia dos participantes na resolução dos problemas durante os trabalhos, bem como o diário de campo do pesquisador. Assim, por meio dos dados coletados concluímos serem as atividades com jogos atraentes aos alunos, motivador e facilitador na compreensão de problemas envolvendo probabilidades.This study aims to establish similarities between the use of concrete materials (games) for teaching probability and motivation, performance, and student interest for such learning environments. For this, we take as a theoretical reference the authors Silva and Araujo (2011), D'Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini and Miorim (1990), Abe and Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose ( 2000), Freire (1996). A survey conducted with two groups of first year of High School a state school education in Porto Alegre-RS took into account, in addition to the topics mentioned above, the evolution of the autonomy of the participants in solving problems during the work, as well as the daily researcher of the field. Thus, through the data collected be completed activities with games, appealing to students, motivator and facilitator in understanding problems involving probabilities.application/pdfporEducação MatemáticaAprendizagem da matemáticaProbabilidadeGamesProbabilityMathematics learningA probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972743.pdf000972743.pdfTexto completoapplication/pdf2268967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/1/000972743.pdf06adcca0cf47de28853e176eed2f1c92MD51TEXT000972743.pdf.txt000972743.pdf.txtExtracted Texttext/plain132846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/2/000972743.pdf.txt04c5a9b97a0ea26d373079ae2c9dfe07MD52THUMBNAIL000972743.pdf.jpg000972743.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/3/000972743.pdf.jpg83c45f788abf1f59854bc80f19d76dd1MD5310183/1280092018-10-08 08:40:52.892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128009Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino |
title |
A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino |
spellingShingle |
A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino Campos, Leandro de Andrades Educação Matemática Aprendizagem da matemática Probabilidade Games Probability Mathematics learning |
title_short |
A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino |
title_full |
A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino |
title_fullStr |
A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino |
title_full_unstemmed |
A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino |
title_sort |
A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino |
author |
Campos, Leandro de Andrades |
author_facet |
Campos, Leandro de Andrades |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Leandro de Andrades |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Aprendizagem da matemática Probabilidade |
topic |
Educação Matemática Aprendizagem da matemática Probabilidade Games Probability Mathematics learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Games Probability Mathematics learning |
description |
O presente trabalho tem por finalidade estabelecer aproximações entre o uso de materiais concretos (os jogos) para o ensino de probabilidade e a motivação, desempenho, e interesse dos alunos por tais ambientes de aprendizagem. Para isso, tomamos como referência teórica os autores Silva e Araujo (2011), D’Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini e Miorim (1990), Abe e Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose (2000) e Freire (1996). A pesquisa realizada com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre-RS levou em consideração, além dos tópicos já citados, a evolução da autonomia dos participantes na resolução dos problemas durante os trabalhos, bem como o diário de campo do pesquisador. Assim, por meio dos dados coletados concluímos serem as atividades com jogos atraentes aos alunos, motivador e facilitador na compreensão de problemas envolvendo probabilidades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-27T02:35:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128009 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972743 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128009 |
identifier_str_mv |
000972743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/1/000972743.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/2/000972743.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128009/3/000972743.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06adcca0cf47de28853e176eed2f1c92 04c5a9b97a0ea26d373079ae2c9dfe07 83c45f788abf1f59854bc80f19d76dd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447154968231936 |