O uso do Big Data no contexto da economia digital sob a ótica das falhas de mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Vinicius Landin
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234763
Resumo: A rápida emergência do fenômeno do big data e a digitalização dos produtos e serviços ao redor do mundo trouxeram consigo uma mudança na dinâmica de interação entre os agentes econômicos e na forma em que a informação é aplicada na economia. O presente trabalho, portanto, objetiva compreender como as falhas de mercado atuam neste novo contexto da economia digital, apresentando os possíveis desequilíbrios distributivos na interação entre firma e consumidor. Para isto, utiliza-se uma análise exploratória com revisão de literatura teórica e empírica, junto a técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se do trabalho que existe uma grande sustentação na teoria econômica sobre a atuação de quatro principais fenômenos sobre a economia digital: assimetria de informação, externalidades, poder de mercado e discriminação de preços. Embora exista uma carência de acompanhamento da teoria por estudos empíricos que evidenciem estas falhas de fato, autoridades governamentais, incluindo o governo do Brasil, reconhecem-nas como perigos eminentes e buscam soluções via regulamentações de dados. O contexto atual demonstra um grande potencial para exploração de novas evidências e experimentações sobre os efeitos das embrionárias regulamentações sobre os dados e como os indícios de falhas de mercado são afetados por elas.
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