As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27384 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por objetivo investigar como as professoras de berçário de creches (públicas e privadas) compreendem/significam o seu papel como docente, quais os referenciais de que elas se apropriam para realizar seu fazer docente e qual a concepção de infância que essas profissionais desenvolvem na prática cotidiana. A fundamentação teórica traz inicialmente um panorama histórico das instituições de educação infantil no Brasil abordado por Kuhlmann Jr. (2000 e 2004) e Kramer (1992), o debate internacional sobre o papel do professor de bebês, tendo como base o professor-referência, as relações estabelecidas entre adultos e bebês analisadas por Goldschmied e Jackson (2006) e Dahlberg, Pence e Moss (2003), bem como a discussão acerca do cuidar e do educar baseado nas concepções de professor de berçário na literatura nacional abordadas por Cerisara (1999), Tristão (2004) e Guimarães (2008). Para conhecer as concepções das professoras, foram utilizadas entrevistas para compreender o diálogo entre as representações sociais de professores e os conceitos encontrados nas teorias estudadas. Foi aplicada entrevista semiestruturada com quatro professoras de berçários com o intuito de verificar se as representações desenvolvidas por elas vêm ao encontro de propostas teóricas já existentes, ou se há a necessidade de reconceitualizar a docência a partir do que vem sendo realizado pelas profissionais, uma vez que a especificidade dessa docência é uma temática ainda pouco estudada e discutida no âmbito educacional. |
id |
UFRGS-2_8a6f727a75803bb2e5b14ec2b872b4cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27384 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lilge, Aline SchwalmBarbosa, Maria Carmen Silveira2011-01-12T05:59:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/27384000763873Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por objetivo investigar como as professoras de berçário de creches (públicas e privadas) compreendem/significam o seu papel como docente, quais os referenciais de que elas se apropriam para realizar seu fazer docente e qual a concepção de infância que essas profissionais desenvolvem na prática cotidiana. A fundamentação teórica traz inicialmente um panorama histórico das instituições de educação infantil no Brasil abordado por Kuhlmann Jr. (2000 e 2004) e Kramer (1992), o debate internacional sobre o papel do professor de bebês, tendo como base o professor-referência, as relações estabelecidas entre adultos e bebês analisadas por Goldschmied e Jackson (2006) e Dahlberg, Pence e Moss (2003), bem como a discussão acerca do cuidar e do educar baseado nas concepções de professor de berçário na literatura nacional abordadas por Cerisara (1999), Tristão (2004) e Guimarães (2008). Para conhecer as concepções das professoras, foram utilizadas entrevistas para compreender o diálogo entre as representações sociais de professores e os conceitos encontrados nas teorias estudadas. Foi aplicada entrevista semiestruturada com quatro professoras de berçários com o intuito de verificar se as representações desenvolvidas por elas vêm ao encontro de propostas teóricas já existentes, ou se há a necessidade de reconceitualizar a docência a partir do que vem sendo realizado pelas profissionais, uma vez que a especificidade dessa docência é uma temática ainda pouco estudada e discutida no âmbito educacional.application/pdfporProfessorBerçárioEducação infantilPrática docenteAs representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763873.pdf.txt000763873.pdf.txtExtracted Texttext/plain120082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27384/2/000763873.pdf.txte939dfb77da942500be818a29fe6bac1MD52ORIGINAL000763873.pdf000763873.pdfTexto completoapplication/pdf472863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27384/1/000763873.pdf66bb4b4657333c598fa9d1df5b130dbcMD51THUMBNAIL000763873.pdf.jpg000763873.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27384/3/000763873.pdf.jpgde100e9f648e9a652cdb98ecb071957dMD5310183/273842018-10-09 08:54:45.637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:54:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário |
title |
As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário |
spellingShingle |
As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário Lilge, Aline Schwalm Professor Berçário Educação infantil Prática docente |
title_short |
As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário |
title_full |
As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário |
title_fullStr |
As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário |
title_full_unstemmed |
As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário |
title_sort |
As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário |
author |
Lilge, Aline Schwalm |
author_facet |
Lilge, Aline Schwalm |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lilge, Aline Schwalm |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
contributor_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Berçário Educação infantil Prática docente |
topic |
Professor Berçário Educação infantil Prática docente |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por objetivo investigar como as professoras de berçário de creches (públicas e privadas) compreendem/significam o seu papel como docente, quais os referenciais de que elas se apropriam para realizar seu fazer docente e qual a concepção de infância que essas profissionais desenvolvem na prática cotidiana. A fundamentação teórica traz inicialmente um panorama histórico das instituições de educação infantil no Brasil abordado por Kuhlmann Jr. (2000 e 2004) e Kramer (1992), o debate internacional sobre o papel do professor de bebês, tendo como base o professor-referência, as relações estabelecidas entre adultos e bebês analisadas por Goldschmied e Jackson (2006) e Dahlberg, Pence e Moss (2003), bem como a discussão acerca do cuidar e do educar baseado nas concepções de professor de berçário na literatura nacional abordadas por Cerisara (1999), Tristão (2004) e Guimarães (2008). Para conhecer as concepções das professoras, foram utilizadas entrevistas para compreender o diálogo entre as representações sociais de professores e os conceitos encontrados nas teorias estudadas. Foi aplicada entrevista semiestruturada com quatro professoras de berçários com o intuito de verificar se as representações desenvolvidas por elas vêm ao encontro de propostas teóricas já existentes, ou se há a necessidade de reconceitualizar a docência a partir do que vem sendo realizado pelas profissionais, uma vez que a especificidade dessa docência é uma temática ainda pouco estudada e discutida no âmbito educacional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27384 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763873 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27384 |
identifier_str_mv |
000763873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27384/2/000763873.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27384/1/000763873.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27384/3/000763873.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e939dfb77da942500be818a29fe6bac1 66bb4b4657333c598fa9d1df5b130dbc de100e9f648e9a652cdb98ecb071957d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447051929911296 |