Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auler, Karen Angélica Seitenfus
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141456
Resumo: O presente trabalho tem como tema os blogs, como ferramenta pedagógica e instrumento de autoria. Tem como objetivo estudar a interação dos educadores em seus blogs e de que forma estão utilizando esta ferramenta em sua prática docente, como espaço de publicação de autoria própria e dos alunos. Também analisa qual o impacto do uso de blogs e os motivos que levam os educadores a adotá-lo na sua prática pedagógica ou a desistir de sua utilização. O universo escolhido para a pesquisa refere-se a educadores atendidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Concórdia, em Santa Catarina, em cursos de formação para criação, edição e utilização desta ferramenta. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados obtidos através de um questionário. A partir desta pesquisa, obteve-se um panorama da utilização pedagógica dos blogs, levando à compreensão de algumas razões pelas quais os educadores o adotam ou desistem de sua utilização.
id UFRGS-2_8aa213d4dc70ea4b98a004fc83ca45f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141456
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Auler, Karen Angélica SeitenfusKonrath, Mary Lúcia Pedroso2016-05-20T02:10:57Z2010http://hdl.handle.net/10183/141456000991463O presente trabalho tem como tema os blogs, como ferramenta pedagógica e instrumento de autoria. Tem como objetivo estudar a interação dos educadores em seus blogs e de que forma estão utilizando esta ferramenta em sua prática docente, como espaço de publicação de autoria própria e dos alunos. Também analisa qual o impacto do uso de blogs e os motivos que levam os educadores a adotá-lo na sua prática pedagógica ou a desistir de sua utilização. O universo escolhido para a pesquisa refere-se a educadores atendidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Concórdia, em Santa Catarina, em cursos de formação para criação, edição e utilização desta ferramenta. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados obtidos através de um questionário. A partir desta pesquisa, obteve-se um panorama da utilização pedagógica dos blogs, levando à compreensão de algumas razões pelas quais os educadores o adotam ou desistem de sua utilização.This assignment has a its theme the blog, as a pedagogical tool and promotion instrument. Aims to study the interaction of educators in their blogs and how they are using this tools in their teaching practices, as a space of publish of their own authorship and of the students. It also examines what impact the use of blogs and the reasons why educators adopt it in their teaching or desist from its use. The universe selected for the survey refers to educators by the Nucleo de Tecnologia Educacional de Concordia in Santa Catarina, in training courses for creating, editing and use of this tool in their formations. The methodology used was the case study and consisted of construction, implementation ad analysis of results obtained through a questionnaire. From this research, we obtained an overview of the educational use of blogs, leading to the understanding of why some educators adopt or give up their use.application/pdfporBlogAutoriaProfessorAuthoryEducationBlogs como ferramenta pedagógica e de autoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991463.pdf000991463.pdfTexto completoapplication/pdf3266525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/1/000991463.pdffa2f229939b3e21565d69a072954b6c0MD51TEXT000991463.pdf.txt000991463.pdf.txtExtracted Texttext/plain175326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/2/000991463.pdf.txtcdc4e21c992f656bd495185d7e19628eMD52THUMBNAIL000991463.pdf.jpg000991463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/3/000991463.pdf.jpg355b20bbf1b893c40bbcf612be82622dMD5310183/1414562018-10-25 10:04:42.512oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
title Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
spellingShingle Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
Auler, Karen Angélica Seitenfus
Blog
Autoria
Professor
Authory
Education
title_short Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
title_full Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
title_fullStr Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
title_full_unstemmed Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
title_sort Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
author Auler, Karen Angélica Seitenfus
author_facet Auler, Karen Angélica Seitenfus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Auler, Karen Angélica Seitenfus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
contributor_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Autoria
Professor
topic Blog
Autoria
Professor
Authory
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Authory
Education
description O presente trabalho tem como tema os blogs, como ferramenta pedagógica e instrumento de autoria. Tem como objetivo estudar a interação dos educadores em seus blogs e de que forma estão utilizando esta ferramenta em sua prática docente, como espaço de publicação de autoria própria e dos alunos. Também analisa qual o impacto do uso de blogs e os motivos que levam os educadores a adotá-lo na sua prática pedagógica ou a desistir de sua utilização. O universo escolhido para a pesquisa refere-se a educadores atendidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Concórdia, em Santa Catarina, em cursos de formação para criação, edição e utilização desta ferramenta. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados obtidos através de um questionário. A partir desta pesquisa, obteve-se um panorama da utilização pedagógica dos blogs, levando à compreensão de algumas razões pelas quais os educadores o adotam ou desistem de sua utilização.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141456
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991463
url http://hdl.handle.net/10183/141456
identifier_str_mv 000991463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/1/000991463.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/2/000991463.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/3/000991463.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa2f229939b3e21565d69a072954b6c0
cdc4e21c992f656bd495185d7e19628e
355b20bbf1b893c40bbcf612be82622d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509891543040