Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schutz, Margarete Curto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141373
Resumo: A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos para a análise de três blogs pedagógicos, construídos por professores para a atuação com seus alunos, onde buscamos elencar elementos que contribuem para que esta ferramenta da web 2.0 seja explorada de forma eficiente pelo professor. Constatamos através da pesquisa que o blog é uma ferramenta que enfatiza a comunicação, proporcionando a autoria e a construção coletiva, o que pode promover o desenvolvimento cognitivo de seus usuários quando é feito um bom uso sobre esta ferramenta.
id UFRGS-2_b4abf648fb790b3dc062039510b36cd7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141373
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schutz, Margarete CurtoÁvila, Bárbara Gorziza2016-05-20T02:10:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/141373000990712A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos para a análise de três blogs pedagógicos, construídos por professores para a atuação com seus alunos, onde buscamos elencar elementos que contribuem para que esta ferramenta da web 2.0 seja explorada de forma eficiente pelo professor. Constatamos através da pesquisa que o blog é uma ferramenta que enfatiza a comunicação, proporcionando a autoria e a construção coletiva, o que pode promover o desenvolvimento cognitivo de seus usuários quando é feito um bom uso sobre esta ferramenta.application/pdfporBlogMídiaAutoriaInteraçãoComunicaçãoProfessorAnalisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990712.pdf000990712.pdfTexto completoapplication/pdf533089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/1/000990712.pdfb300471730b71185789c97ca275a9085MD51TEXT000990712.pdf.txt000990712.pdf.txtExtracted Texttext/plain66315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/2/000990712.pdf.txt4dfd4da7203facb03a8f8d0255a9b0aeMD52THUMBNAIL000990712.pdf.jpg000990712.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/3/000990712.pdf.jpg8a60675b0ee43b3641123ab060f8815fMD5310183/1413732018-10-25 10:03:51.108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
title Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
spellingShingle Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
Schutz, Margarete Curto
Blog
Mídia
Autoria
Interação
Comunicação
Professor
title_short Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
title_full Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
title_fullStr Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
title_full_unstemmed Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
title_sort Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
author Schutz, Margarete Curto
author_facet Schutz, Margarete Curto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schutz, Margarete Curto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ávila, Bárbara Gorziza
contributor_str_mv Ávila, Bárbara Gorziza
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Mídia
Autoria
Interação
Comunicação
Professor
topic Blog
Mídia
Autoria
Interação
Comunicação
Professor
description A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos para a análise de três blogs pedagógicos, construídos por professores para a atuação com seus alunos, onde buscamos elencar elementos que contribuem para que esta ferramenta da web 2.0 seja explorada de forma eficiente pelo professor. Constatamos através da pesquisa que o blog é uma ferramenta que enfatiza a comunicação, proporcionando a autoria e a construção coletiva, o que pode promover o desenvolvimento cognitivo de seus usuários quando é feito um bom uso sobre esta ferramenta.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141373
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990712
url http://hdl.handle.net/10183/141373
identifier_str_mv 000990712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/1/000990712.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/2/000990712.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/3/000990712.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b300471730b71185789c97ca275a9085
4dfd4da7203facb03a8f8d0255a9b0ae
8a60675b0ee43b3641123ab060f8815f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509300146176