Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141456 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema os blogs, como ferramenta pedagógica e instrumento de autoria. Tem como objetivo estudar a interação dos educadores em seus blogs e de que forma estão utilizando esta ferramenta em sua prática docente, como espaço de publicação de autoria própria e dos alunos. Também analisa qual o impacto do uso de blogs e os motivos que levam os educadores a adotá-lo na sua prática pedagógica ou a desistir de sua utilização. O universo escolhido para a pesquisa refere-se a educadores atendidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Concórdia, em Santa Catarina, em cursos de formação para criação, edição e utilização desta ferramenta. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados obtidos através de um questionário. A partir desta pesquisa, obteve-se um panorama da utilização pedagógica dos blogs, levando à compreensão de algumas razões pelas quais os educadores o adotam ou desistem de sua utilização. |
id |
UFRGS-2_8aa213d4dc70ea4b98a004fc83ca45f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141456 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Auler, Karen Angélica SeitenfusKonrath, Mary Lúcia Pedroso2016-05-20T02:10:57Z2010http://hdl.handle.net/10183/141456000991463O presente trabalho tem como tema os blogs, como ferramenta pedagógica e instrumento de autoria. Tem como objetivo estudar a interação dos educadores em seus blogs e de que forma estão utilizando esta ferramenta em sua prática docente, como espaço de publicação de autoria própria e dos alunos. Também analisa qual o impacto do uso de blogs e os motivos que levam os educadores a adotá-lo na sua prática pedagógica ou a desistir de sua utilização. O universo escolhido para a pesquisa refere-se a educadores atendidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Concórdia, em Santa Catarina, em cursos de formação para criação, edição e utilização desta ferramenta. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados obtidos através de um questionário. A partir desta pesquisa, obteve-se um panorama da utilização pedagógica dos blogs, levando à compreensão de algumas razões pelas quais os educadores o adotam ou desistem de sua utilização.This assignment has a its theme the blog, as a pedagogical tool and promotion instrument. Aims to study the interaction of educators in their blogs and how they are using this tools in their teaching practices, as a space of publish of their own authorship and of the students. It also examines what impact the use of blogs and the reasons why educators adopt it in their teaching or desist from its use. The universe selected for the survey refers to educators by the Nucleo de Tecnologia Educacional de Concordia in Santa Catarina, in training courses for creating, editing and use of this tool in their formations. The methodology used was the case study and consisted of construction, implementation ad analysis of results obtained through a questionnaire. From this research, we obtained an overview of the educational use of blogs, leading to the understanding of why some educators adopt or give up their use.application/pdfporBlogAutoriaProfessorAuthoryEducationBlogs como ferramenta pedagógica e de autoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991463.pdf000991463.pdfTexto completoapplication/pdf3266525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/1/000991463.pdffa2f229939b3e21565d69a072954b6c0MD51TEXT000991463.pdf.txt000991463.pdf.txtExtracted Texttext/plain175326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/2/000991463.pdf.txtcdc4e21c992f656bd495185d7e19628eMD52THUMBNAIL000991463.pdf.jpg000991463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/3/000991463.pdf.jpg355b20bbf1b893c40bbcf612be82622dMD5310183/1414562018-10-25 10:04:42.512oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria |
title |
Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria |
spellingShingle |
Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria Auler, Karen Angélica Seitenfus Blog Autoria Professor Authory Education |
title_short |
Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria |
title_full |
Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria |
title_fullStr |
Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria |
title_full_unstemmed |
Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria |
title_sort |
Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria |
author |
Auler, Karen Angélica Seitenfus |
author_facet |
Auler, Karen Angélica Seitenfus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Auler, Karen Angélica Seitenfus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
contributor_str_mv |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Autoria Professor |
topic |
Blog Autoria Professor Authory Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Authory Education |
description |
O presente trabalho tem como tema os blogs, como ferramenta pedagógica e instrumento de autoria. Tem como objetivo estudar a interação dos educadores em seus blogs e de que forma estão utilizando esta ferramenta em sua prática docente, como espaço de publicação de autoria própria e dos alunos. Também analisa qual o impacto do uso de blogs e os motivos que levam os educadores a adotá-lo na sua prática pedagógica ou a desistir de sua utilização. O universo escolhido para a pesquisa refere-se a educadores atendidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Concórdia, em Santa Catarina, em cursos de formação para criação, edição e utilização desta ferramenta. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados obtidos através de um questionário. A partir desta pesquisa, obteve-se um panorama da utilização pedagógica dos blogs, levando à compreensão de algumas razões pelas quais os educadores o adotam ou desistem de sua utilização. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141456 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991463 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141456 |
identifier_str_mv |
000991463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/1/000991463.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/2/000991463.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141456/3/000991463.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa2f229939b3e21565d69a072954b6c0 cdc4e21c992f656bd495185d7e19628e 355b20bbf1b893c40bbcf612be82622d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509891543040 |