A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95860 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma experiência de utilização do Software Linux Educacional no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada participante pôde construir novos conhecimentos através de uma aprendizagem mais significativa, através da exploração de diversas ferramentas do Linux Educacional. Ressaltam-se nesta investigação o trabalho com as ferramentas de produtividade e os jogos educacionais, que, além de permitirem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, potencializaram o processo de autoria e o trabalho em equipe. O objetivo geral deste estudo foi verificar como o Sistema Operacional Linux Educacional pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é de natureza aplicada, classificando-se numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como resultado deste estudo foi possível constatar que as ferramentas de produtividade permitem a produção de conhecimentos e a autoria, de forma individual ou cooperativo-colaborativa, promovendo a criatividade de forma ativa e competente. |
id |
UFRGS-2_8abd3553c4637ea7130f0374413153a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95860 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lindemann, Isolete Beatriz WolfartMoresco, Silvia Ferreto da Silva2014-05-31T02:07:15Z2012http://hdl.handle.net/10183/95860000914441Este trabalho apresenta uma experiência de utilização do Software Linux Educacional no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada participante pôde construir novos conhecimentos através de uma aprendizagem mais significativa, através da exploração de diversas ferramentas do Linux Educacional. Ressaltam-se nesta investigação o trabalho com as ferramentas de produtividade e os jogos educacionais, que, além de permitirem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, potencializaram o processo de autoria e o trabalho em equipe. O objetivo geral deste estudo foi verificar como o Sistema Operacional Linux Educacional pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é de natureza aplicada, classificando-se numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como resultado deste estudo foi possível constatar que as ferramentas de produtividade permitem a produção de conhecimentos e a autoria, de forma individual ou cooperativo-colaborativa, promovendo a criatividade de forma ativa e competente.This work presents an experience about using the Linux Educational Software in the process of teaching and learning of a 3th grade class of an Elementary School. Each participant could build new knowledge through a more significant learning, through the exploration of several tools of Linux Educational. It is highlighted in this investigation the work with productivity tools and educational games, which, besides allowing the development of knowledge, abilities and attitudes, they potentiated the process of authorship and the work in groups. The main goal of this work was to verify how Linux Educational Operational System can contribute in the process of teaching and learning in the Elementary School. The methodology is of an applied nature, being classified in a qualitative approach of the type research-action. As a result of this study it was possible to find that the productivity tools allow the production of knowledge and the authorship, in individual or cooperative-collaborative way, promoting the creativity in an active and competent form.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos pedagógicosEnsino fundamentalSoftware educacionalEducational gamesAuthorshipLinux educationalA interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914441.pdf000914441.pdfTexto completoapplication/pdf218208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/1/000914441.pdf2aa84194223289cd52d491ad134d4cc7MD51TEXT000914441.pdf.txt000914441.pdf.txtExtracted Texttext/plain57700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/2/000914441.pdf.txt327665717e51492669d5cf6f147e1593MD52THUMBNAIL000914441.pdf.jpg000914441.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/3/000914441.pdf.jpg52f358eabc5f201b48a7d3f9a76e8738MD5310183/958602018-10-15 08:49:55.423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:49:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional |
title |
A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional |
spellingShingle |
A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos Ensino fundamental Software educacional Educational games Authorship Linux educational |
title_short |
A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional |
title_full |
A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional |
title_fullStr |
A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional |
title_full_unstemmed |
A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional |
title_sort |
A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional |
author |
Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart |
author_facet |
Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moresco, Silvia Ferreto da Silva |
contributor_str_mv |
Moresco, Silvia Ferreto da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos Ensino fundamental Software educacional |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos Ensino fundamental Software educacional Educational games Authorship Linux educational |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational games Authorship Linux educational |
description |
Este trabalho apresenta uma experiência de utilização do Software Linux Educacional no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada participante pôde construir novos conhecimentos através de uma aprendizagem mais significativa, através da exploração de diversas ferramentas do Linux Educacional. Ressaltam-se nesta investigação o trabalho com as ferramentas de produtividade e os jogos educacionais, que, além de permitirem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, potencializaram o processo de autoria e o trabalho em equipe. O objetivo geral deste estudo foi verificar como o Sistema Operacional Linux Educacional pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é de natureza aplicada, classificando-se numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como resultado deste estudo foi possível constatar que as ferramentas de produtividade permitem a produção de conhecimentos e a autoria, de forma individual ou cooperativo-colaborativa, promovendo a criatividade de forma ativa e competente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-31T02:07:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95860 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914441 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95860 |
identifier_str_mv |
000914441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/1/000914441.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/2/000914441.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/3/000914441.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2aa84194223289cd52d491ad134d4cc7 327665717e51492669d5cf6f147e1593 52f358eabc5f201b48a7d3f9a76e8738 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127062478848 |