Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yara Patricia da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/90063
Resumo: Nos últimos anos a Comissão de Graduação de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem abrindo um número significativo de vagas para Ingresso Extravestibular na modalidade Ingresso de Diplomado para o curso de Licenciatura em Química – Noturna. Estas vagas são normalmente bastante procuradas e muitos desses ingressantes são egressos de cursos de Química ou de áreas afim e vários são diplomados na própria UFRGS. Este trabalho de pesquisa visa buscar quais os principais motivos que levaram alunos, já graduados, a buscar uma formação para docência em Química. A pesquisa foi realizada em três fases, onde a primeira fase consistiu em uma busca nos registros da Comgrad-QUI para obtenção do número de alunos que ingressaram na Licenciatura em Química pela modalidade de Ingresso de Diplomado nas últimas quatro seleções (20011/2, 2012/1, 2012/2 e 2013/1), a segunda fase foi a aplicação de um questionário para obter informações a respeito dos principais motivos que os levaram a retornar para fazer Licenciatura em Química e a terceira etapa do trabalho consistiu na análise dos dados. Neste trabalho fica clara a elevada procura de diplomados pelo curso de Licenciatura em Química da UFRGS. O principal motivo da procura por ingresso no curso é para ampliar a sua atuação profissional. Alguns alunos, ao entrarem em contato com as disciplinas pedagógicas, se sentem deslumbrados e as reconhecem como uma ferramenta na construção de sua identidade docente. Já outros, não a maioria, não conseguem assimilar facilmente as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Química. Provavelmente alguns desses não possuem afinidade com a docência e outros não estão preocupados com isso, pois não consideram as disciplinas pedagógicas importantes. Este trabalho traz um feedback dos alunos que entraram no curso de Licenciatura em Química por Ingresso de Diplomado nos últimos quatro semestres, com o intuito de contribuir para que a Comissão de Graduação do Instituto de Química da UFRGS possa melhorar cada vez mais o currículo do curso.
id UFRGS-2_8af9ce9623c7ac68b7269487b3f4f707
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90063
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Yara Patricia daSalgado, Tania Denise Miskinis2014-04-01T01:52:04Z2013http://hdl.handle.net/10183/90063000914004Nos últimos anos a Comissão de Graduação de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem abrindo um número significativo de vagas para Ingresso Extravestibular na modalidade Ingresso de Diplomado para o curso de Licenciatura em Química – Noturna. Estas vagas são normalmente bastante procuradas e muitos desses ingressantes são egressos de cursos de Química ou de áreas afim e vários são diplomados na própria UFRGS. Este trabalho de pesquisa visa buscar quais os principais motivos que levaram alunos, já graduados, a buscar uma formação para docência em Química. A pesquisa foi realizada em três fases, onde a primeira fase consistiu em uma busca nos registros da Comgrad-QUI para obtenção do número de alunos que ingressaram na Licenciatura em Química pela modalidade de Ingresso de Diplomado nas últimas quatro seleções (20011/2, 2012/1, 2012/2 e 2013/1), a segunda fase foi a aplicação de um questionário para obter informações a respeito dos principais motivos que os levaram a retornar para fazer Licenciatura em Química e a terceira etapa do trabalho consistiu na análise dos dados. Neste trabalho fica clara a elevada procura de diplomados pelo curso de Licenciatura em Química da UFRGS. O principal motivo da procura por ingresso no curso é para ampliar a sua atuação profissional. Alguns alunos, ao entrarem em contato com as disciplinas pedagógicas, se sentem deslumbrados e as reconhecem como uma ferramenta na construção de sua identidade docente. Já outros, não a maioria, não conseguem assimilar facilmente as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Química. Provavelmente alguns desses não possuem afinidade com a docência e outros não estão preocupados com isso, pois não consideram as disciplinas pedagógicas importantes. Este trabalho traz um feedback dos alunos que entraram no curso de Licenciatura em Química por Ingresso de Diplomado nos últimos quatro semestres, com o intuito de contribuir para que a Comissão de Graduação do Instituto de Química da UFRGS possa melhorar cada vez mais o currículo do curso.application/pdfporEnsino de química : MagistérioIngresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914004.pdf000914004.pdfTexto completoapplication/pdf676803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/1/000914004.pdf3152c55c332df049595fcab9e823081fMD51TEXT000914004.pdf.txt000914004.pdf.txtExtracted Texttext/plain65459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/2/000914004.pdf.txt0e1a6e3d9d40c5db314e4362ce057e24MD52THUMBNAIL000914004.pdf.jpg000914004.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/3/000914004.pdf.jpgec6a9a35e24ccf5d231623d81493a054MD5310183/900632018-10-18 09:09:50.79oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90063Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:09:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?
title Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?
spellingShingle Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?
Silva, Yara Patricia da
Ensino de química : Magistério
title_short Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?
title_full Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?
title_fullStr Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?
title_full_unstemmed Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?
title_sort Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?
author Silva, Yara Patricia da
author_facet Silva, Yara Patricia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Yara Patricia da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química : Magistério
topic Ensino de química : Magistério
description Nos últimos anos a Comissão de Graduação de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem abrindo um número significativo de vagas para Ingresso Extravestibular na modalidade Ingresso de Diplomado para o curso de Licenciatura em Química – Noturna. Estas vagas são normalmente bastante procuradas e muitos desses ingressantes são egressos de cursos de Química ou de áreas afim e vários são diplomados na própria UFRGS. Este trabalho de pesquisa visa buscar quais os principais motivos que levaram alunos, já graduados, a buscar uma formação para docência em Química. A pesquisa foi realizada em três fases, onde a primeira fase consistiu em uma busca nos registros da Comgrad-QUI para obtenção do número de alunos que ingressaram na Licenciatura em Química pela modalidade de Ingresso de Diplomado nas últimas quatro seleções (20011/2, 2012/1, 2012/2 e 2013/1), a segunda fase foi a aplicação de um questionário para obter informações a respeito dos principais motivos que os levaram a retornar para fazer Licenciatura em Química e a terceira etapa do trabalho consistiu na análise dos dados. Neste trabalho fica clara a elevada procura de diplomados pelo curso de Licenciatura em Química da UFRGS. O principal motivo da procura por ingresso no curso é para ampliar a sua atuação profissional. Alguns alunos, ao entrarem em contato com as disciplinas pedagógicas, se sentem deslumbrados e as reconhecem como uma ferramenta na construção de sua identidade docente. Já outros, não a maioria, não conseguem assimilar facilmente as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Química. Provavelmente alguns desses não possuem afinidade com a docência e outros não estão preocupados com isso, pois não consideram as disciplinas pedagógicas importantes. Este trabalho traz um feedback dos alunos que entraram no curso de Licenciatura em Química por Ingresso de Diplomado nos últimos quatro semestres, com o intuito de contribuir para que a Comissão de Graduação do Instituto de Química da UFRGS possa melhorar cada vez mais o currículo do curso.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-01T01:52:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/90063
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914004
url http://hdl.handle.net/10183/90063
identifier_str_mv 000914004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/1/000914004.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/2/000914004.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/3/000914004.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3152c55c332df049595fcab9e823081f
0e1a6e3d9d40c5db314e4362ce057e24
ec6a9a35e24ccf5d231623d81493a054
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447123113541632