Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/90063 |
Resumo: | Nos últimos anos a Comissão de Graduação de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem abrindo um número significativo de vagas para Ingresso Extravestibular na modalidade Ingresso de Diplomado para o curso de Licenciatura em Química – Noturna. Estas vagas são normalmente bastante procuradas e muitos desses ingressantes são egressos de cursos de Química ou de áreas afim e vários são diplomados na própria UFRGS. Este trabalho de pesquisa visa buscar quais os principais motivos que levaram alunos, já graduados, a buscar uma formação para docência em Química. A pesquisa foi realizada em três fases, onde a primeira fase consistiu em uma busca nos registros da Comgrad-QUI para obtenção do número de alunos que ingressaram na Licenciatura em Química pela modalidade de Ingresso de Diplomado nas últimas quatro seleções (20011/2, 2012/1, 2012/2 e 2013/1), a segunda fase foi a aplicação de um questionário para obter informações a respeito dos principais motivos que os levaram a retornar para fazer Licenciatura em Química e a terceira etapa do trabalho consistiu na análise dos dados. Neste trabalho fica clara a elevada procura de diplomados pelo curso de Licenciatura em Química da UFRGS. O principal motivo da procura por ingresso no curso é para ampliar a sua atuação profissional. Alguns alunos, ao entrarem em contato com as disciplinas pedagógicas, se sentem deslumbrados e as reconhecem como uma ferramenta na construção de sua identidade docente. Já outros, não a maioria, não conseguem assimilar facilmente as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Química. Provavelmente alguns desses não possuem afinidade com a docência e outros não estão preocupados com isso, pois não consideram as disciplinas pedagógicas importantes. Este trabalho traz um feedback dos alunos que entraram no curso de Licenciatura em Química por Ingresso de Diplomado nos últimos quatro semestres, com o intuito de contribuir para que a Comissão de Graduação do Instituto de Química da UFRGS possa melhorar cada vez mais o currículo do curso. |
id |
UFRGS-2_8af9ce9623c7ac68b7269487b3f4f707 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90063 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Yara Patricia daSalgado, Tania Denise Miskinis2014-04-01T01:52:04Z2013http://hdl.handle.net/10183/90063000914004Nos últimos anos a Comissão de Graduação de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem abrindo um número significativo de vagas para Ingresso Extravestibular na modalidade Ingresso de Diplomado para o curso de Licenciatura em Química – Noturna. Estas vagas são normalmente bastante procuradas e muitos desses ingressantes são egressos de cursos de Química ou de áreas afim e vários são diplomados na própria UFRGS. Este trabalho de pesquisa visa buscar quais os principais motivos que levaram alunos, já graduados, a buscar uma formação para docência em Química. A pesquisa foi realizada em três fases, onde a primeira fase consistiu em uma busca nos registros da Comgrad-QUI para obtenção do número de alunos que ingressaram na Licenciatura em Química pela modalidade de Ingresso de Diplomado nas últimas quatro seleções (20011/2, 2012/1, 2012/2 e 2013/1), a segunda fase foi a aplicação de um questionário para obter informações a respeito dos principais motivos que os levaram a retornar para fazer Licenciatura em Química e a terceira etapa do trabalho consistiu na análise dos dados. Neste trabalho fica clara a elevada procura de diplomados pelo curso de Licenciatura em Química da UFRGS. O principal motivo da procura por ingresso no curso é para ampliar a sua atuação profissional. Alguns alunos, ao entrarem em contato com as disciplinas pedagógicas, se sentem deslumbrados e as reconhecem como uma ferramenta na construção de sua identidade docente. Já outros, não a maioria, não conseguem assimilar facilmente as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Química. Provavelmente alguns desses não possuem afinidade com a docência e outros não estão preocupados com isso, pois não consideram as disciplinas pedagógicas importantes. Este trabalho traz um feedback dos alunos que entraram no curso de Licenciatura em Química por Ingresso de Diplomado nos últimos quatro semestres, com o intuito de contribuir para que a Comissão de Graduação do Instituto de Química da UFRGS possa melhorar cada vez mais o currículo do curso.application/pdfporEnsino de química : MagistérioIngresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914004.pdf000914004.pdfTexto completoapplication/pdf676803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/1/000914004.pdf3152c55c332df049595fcab9e823081fMD51TEXT000914004.pdf.txt000914004.pdf.txtExtracted Texttext/plain65459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/2/000914004.pdf.txt0e1a6e3d9d40c5db314e4362ce057e24MD52THUMBNAIL000914004.pdf.jpg000914004.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/3/000914004.pdf.jpgec6a9a35e24ccf5d231623d81493a054MD5310183/900632018-10-18 09:09:50.79oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90063Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:09:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê? |
title |
Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê? |
spellingShingle |
Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê? Silva, Yara Patricia da Ensino de química : Magistério |
title_short |
Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê? |
title_full |
Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê? |
title_fullStr |
Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê? |
title_full_unstemmed |
Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê? |
title_sort |
Ingresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê? |
author |
Silva, Yara Patricia da |
author_facet |
Silva, Yara Patricia da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Yara Patricia da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química : Magistério |
topic |
Ensino de química : Magistério |
description |
Nos últimos anos a Comissão de Graduação de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem abrindo um número significativo de vagas para Ingresso Extravestibular na modalidade Ingresso de Diplomado para o curso de Licenciatura em Química – Noturna. Estas vagas são normalmente bastante procuradas e muitos desses ingressantes são egressos de cursos de Química ou de áreas afim e vários são diplomados na própria UFRGS. Este trabalho de pesquisa visa buscar quais os principais motivos que levaram alunos, já graduados, a buscar uma formação para docência em Química. A pesquisa foi realizada em três fases, onde a primeira fase consistiu em uma busca nos registros da Comgrad-QUI para obtenção do número de alunos que ingressaram na Licenciatura em Química pela modalidade de Ingresso de Diplomado nas últimas quatro seleções (20011/2, 2012/1, 2012/2 e 2013/1), a segunda fase foi a aplicação de um questionário para obter informações a respeito dos principais motivos que os levaram a retornar para fazer Licenciatura em Química e a terceira etapa do trabalho consistiu na análise dos dados. Neste trabalho fica clara a elevada procura de diplomados pelo curso de Licenciatura em Química da UFRGS. O principal motivo da procura por ingresso no curso é para ampliar a sua atuação profissional. Alguns alunos, ao entrarem em contato com as disciplinas pedagógicas, se sentem deslumbrados e as reconhecem como uma ferramenta na construção de sua identidade docente. Já outros, não a maioria, não conseguem assimilar facilmente as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Química. Provavelmente alguns desses não possuem afinidade com a docência e outros não estão preocupados com isso, pois não consideram as disciplinas pedagógicas importantes. Este trabalho traz um feedback dos alunos que entraram no curso de Licenciatura em Química por Ingresso de Diplomado nos últimos quatro semestres, com o intuito de contribuir para que a Comissão de Graduação do Instituto de Química da UFRGS possa melhorar cada vez mais o currículo do curso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-01T01:52:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/90063 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914004 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/90063 |
identifier_str_mv |
000914004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/1/000914004.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/2/000914004.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90063/3/000914004.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3152c55c332df049595fcab9e823081f 0e1a6e3d9d40c5db314e4362ce057e24 ec6a9a35e24ccf5d231623d81493a054 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447123113541632 |