Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140106 |
Resumo: | Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva. |
id |
UFRGS-2_8b20fc46759d2bf8ece81b26ec1aaf54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140106 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araujo, Leonardo Augusto LuvisonRosa, Russel Teresinha Dutra da2016-05-04T02:07:07Z20151806-5104http://hdl.handle.net/10183/140106000982428Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva.Studies have identified obstacles to the development of evolutionary thought, suggesting that a large proportion of students have ideas about biological evolution that are different from those established by science. This study evaluates the contribution of high school Biology textbooks to the development of the evolutionary thought. We analyzed Biology textbooks approved by the 2012 National Textbook Program for High School Education, evaluating the concepts of natural selection, population variation and adaptation. Although research in Biology Teaching suggests that the learning of these concepts can be influenced by alternative conceptions of students, textbooks seem to ignore the processes of knowledge construction and the obstacles faced by students.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 3 (2015), p. 581-596Livro didáticoBiologiaEnsino médioBiological evolution teachingBiology textbookEpistemological obstaclesObstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012Obstacles to understanding evolutionary thought : analysis of high school biology textbooks approved by PNLD 2012Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982428.pdf000982428.pdfTexto completoapplication/pdf638628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/1/000982428.pdfebf88c7db86cdda12646819eb0cd7f35MD51TEXT000982428.pdf.txt000982428.pdf.txtExtracted Texttext/plain52306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/2/000982428.pdf.txt728992ebdfe950aeea006157f17fecd1MD52THUMBNAIL000982428.pdf.jpg000982428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/3/000982428.pdf.jpgf56360de2936df6cd29ea6256982c98fMD5310183/1401062020-02-07 05:14:46.180803oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140106Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-02-07T07:14:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Obstacles to understanding evolutionary thought : analysis of high school biology textbooks approved by PNLD 2012 |
title |
Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 |
spellingShingle |
Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 Araujo, Leonardo Augusto Luvison Livro didático Biologia Ensino médio Biological evolution teaching Biology textbook Epistemological obstacles |
title_short |
Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 |
title_full |
Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 |
title_fullStr |
Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 |
title_full_unstemmed |
Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 |
title_sort |
Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 |
author |
Araujo, Leonardo Augusto Luvison |
author_facet |
Araujo, Leonardo Augusto Luvison Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Leonardo Augusto Luvison Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Biologia Ensino médio |
topic |
Livro didático Biologia Ensino médio Biological evolution teaching Biology textbook Epistemological obstacles |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Biological evolution teaching Biology textbook Epistemological obstacles |
description |
Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:07:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140106 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982428 |
identifier_str_mv |
1806-5104 000982428 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 3 (2015), p. 581-596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/1/000982428.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/2/000982428.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/3/000982428.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebf88c7db86cdda12646819eb0cd7f35 728992ebdfe950aeea006157f17fecd1 f56360de2936df6cd29ea6256982c98f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427255385817088 |