Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Leonardo Augusto Luvison
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140106
Resumo: Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva.
id UFRGS-2_8b20fc46759d2bf8ece81b26ec1aaf54
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140106
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araujo, Leonardo Augusto LuvisonRosa, Russel Teresinha Dutra da2016-05-04T02:07:07Z20151806-5104http://hdl.handle.net/10183/140106000982428Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva.Studies have identified obstacles to the development of evolutionary thought, suggesting that a large proportion of students have ideas about biological evolution that are different from those established by science. This study evaluates the contribution of high school Biology textbooks to the development of the evolutionary thought. We analyzed Biology textbooks approved by the 2012 National Textbook Program for High School Education, evaluating the concepts of natural selection, population variation and adaptation. Although research in Biology Teaching suggests that the learning of these concepts can be influenced by alternative conceptions of students, textbooks seem to ignore the processes of knowledge construction and the obstacles faced by students.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 3 (2015), p. 581-596Livro didáticoBiologiaEnsino médioBiological evolution teachingBiology textbookEpistemological obstaclesObstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012Obstacles to understanding evolutionary thought : analysis of high school biology textbooks approved by PNLD 2012Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982428.pdf000982428.pdfTexto completoapplication/pdf638628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/1/000982428.pdfebf88c7db86cdda12646819eb0cd7f35MD51TEXT000982428.pdf.txt000982428.pdf.txtExtracted Texttext/plain52306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/2/000982428.pdf.txt728992ebdfe950aeea006157f17fecd1MD52THUMBNAIL000982428.pdf.jpg000982428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/3/000982428.pdf.jpgf56360de2936df6cd29ea6256982c98fMD5310183/1401062020-02-07 05:14:46.180803oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140106Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-07T07:14:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Obstacles to understanding evolutionary thought : analysis of high school biology textbooks approved by PNLD 2012
title Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
spellingShingle Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
Araujo, Leonardo Augusto Luvison
Livro didático
Biologia
Ensino médio
Biological evolution teaching
Biology textbook
Epistemological obstacles
title_short Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
title_full Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
title_fullStr Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
title_full_unstemmed Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
title_sort Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
author Araujo, Leonardo Augusto Luvison
author_facet Araujo, Leonardo Augusto Luvison
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
author_role author
author2 Rosa, Russel Teresinha Dutra da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Leonardo Augusto Luvison
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Biologia
Ensino médio
topic Livro didático
Biologia
Ensino médio
Biological evolution teaching
Biology textbook
Epistemological obstacles
dc.subject.eng.fl_str_mv Biological evolution teaching
Biology textbook
Epistemological obstacles
description Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140106
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982428
identifier_str_mv 1806-5104
000982428
url http://hdl.handle.net/10183/140106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 3 (2015), p. 581-596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/1/000982428.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/2/000982428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140106/3/000982428.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebf88c7db86cdda12646819eb0cd7f35
728992ebdfe950aeea006157f17fecd1
f56360de2936df6cd29ea6256982c98f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224897229225984