Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88090 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência dos alunos participantes do projeto, questionário estruturado respondido por um grupo de alunos participantes do projeto e por meio de sondagens psicogenéticas e da análise de pareceres junto ao Serviço de Supervisão Escolar. Os resultados demonstraram que tal experiência promoveu avanços nas hipóteses de leitura e escrita dos alunos em questão, elevando qualitativamente seu rendimento escolar. |
id |
UFRGS-2_8b357fad7b0cc0afa0655c4441713a33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88090 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Jussimara de AlmeidaDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-03-01T01:54:40Z2013http://hdl.handle.net/10183/88090000910489Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência dos alunos participantes do projeto, questionário estruturado respondido por um grupo de alunos participantes do projeto e por meio de sondagens psicogenéticas e da análise de pareceres junto ao Serviço de Supervisão Escolar. Os resultados demonstraram que tal experiência promoveu avanços nas hipóteses de leitura e escrita dos alunos em questão, elevando qualitativamente seu rendimento escolar.This paper aims to analyze how the literacy practices combined with games and fun activities developed in a project of a full-time Education in a public school in Porto Alegre reflected the improvement of writing hypotheses of students said the difficulties in the initial literacy process, members of the project in the 2012 school year. Data were collected through a structured survey which was answered by all the teachers of the project participant students, by some of the involved students and through psychogenetic polls and analysis along with the School Supervision. The results demonstrated that such an experience promoted the advance in the event of reading and writing to students in question, raising qualitatively academic performance.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.AlfabetizaçãoLetramentoPorto Alegre (RS)Literacy-literacyPedagogical interventionIntegral educationLetralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910489.pdf000910489.pdfTexto completoapplication/pdf570300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/1/000910489.pdf8c22753b9f11f529e0f48db906c249a3MD51TEXT000910489.pdf.txt000910489.pdf.txtExtracted Texttext/plain52900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/2/000910489.pdf.txt0d7aa31b15e1648df43e9d65f5f7d4b6MD52THUMBNAIL000910489.pdf.jpg000910489.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/3/000910489.pdf.jpgf58fac18ccf1e7ebe895b3bc4aa02cb4MD5310183/880902018-10-18 08:11:56.411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88090Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre |
title |
Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre |
spellingShingle |
Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre Rocha, Jussimara de Almeida Educação integral Programa Mais Educação. Alfabetização Letramento Porto Alegre (RS) Literacy-literacy Pedagogical intervention Integral education |
title_short |
Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre |
title_full |
Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre |
title_fullStr |
Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre |
title_sort |
Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre |
author |
Rocha, Jussimara de Almeida |
author_facet |
Rocha, Jussimara de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Jussimara de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Programa Mais Educação. Alfabetização Letramento Porto Alegre (RS) |
topic |
Educação integral Programa Mais Educação. Alfabetização Letramento Porto Alegre (RS) Literacy-literacy Pedagogical intervention Integral education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy-literacy Pedagogical intervention Integral education |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência dos alunos participantes do projeto, questionário estruturado respondido por um grupo de alunos participantes do projeto e por meio de sondagens psicogenéticas e da análise de pareceres junto ao Serviço de Supervisão Escolar. Os resultados demonstraram que tal experiência promoveu avanços nas hipóteses de leitura e escrita dos alunos em questão, elevando qualitativamente seu rendimento escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88090 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910489 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88090 |
identifier_str_mv |
000910489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/1/000910489.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/2/000910489.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/3/000910489.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c22753b9f11f529e0f48db906c249a3 0d7aa31b15e1648df43e9d65f5f7d4b6 f58fac18ccf1e7ebe895b3bc4aa02cb4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121729421312 |