Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Jussimara de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88090
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência dos alunos participantes do projeto, questionário estruturado respondido por um grupo de alunos participantes do projeto e por meio de sondagens psicogenéticas e da análise de pareceres junto ao Serviço de Supervisão Escolar. Os resultados demonstraram que tal experiência promoveu avanços nas hipóteses de leitura e escrita dos alunos em questão, elevando qualitativamente seu rendimento escolar.
id UFRGS-2_8b357fad7b0cc0afa0655c4441713a33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88090
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Jussimara de AlmeidaDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-03-01T01:54:40Z2013http://hdl.handle.net/10183/88090000910489Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência dos alunos participantes do projeto, questionário estruturado respondido por um grupo de alunos participantes do projeto e por meio de sondagens psicogenéticas e da análise de pareceres junto ao Serviço de Supervisão Escolar. Os resultados demonstraram que tal experiência promoveu avanços nas hipóteses de leitura e escrita dos alunos em questão, elevando qualitativamente seu rendimento escolar.This paper aims to analyze how the literacy practices combined with games and fun activities developed in a project of a full-time Education in a public school in Porto Alegre reflected the improvement of writing hypotheses of students said the difficulties in the initial literacy process, members of the project in the 2012 school year. Data were collected through a structured survey which was answered by all the teachers of the project participant students, by some of the involved students and through psychogenetic polls and analysis along with the School Supervision. The results demonstrated that such an experience promoted the advance in the event of reading and writing to students in question, raising qualitatively academic performance.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.AlfabetizaçãoLetramentoPorto Alegre (RS)Literacy-literacyPedagogical interventionIntegral educationLetralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910489.pdf000910489.pdfTexto completoapplication/pdf570300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/1/000910489.pdf8c22753b9f11f529e0f48db906c249a3MD51TEXT000910489.pdf.txt000910489.pdf.txtExtracted Texttext/plain52900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/2/000910489.pdf.txt0d7aa31b15e1648df43e9d65f5f7d4b6MD52THUMBNAIL000910489.pdf.jpg000910489.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/3/000910489.pdf.jpgf58fac18ccf1e7ebe895b3bc4aa02cb4MD5310183/880902018-10-18 08:11:56.411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88090Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
title Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
spellingShingle Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
Rocha, Jussimara de Almeida
Educação integral
Programa Mais Educação.
Alfabetização
Letramento
Porto Alegre (RS)
Literacy-literacy
Pedagogical intervention
Integral education
title_short Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
title_full Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
title_fullStr Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
title_full_unstemmed Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
title_sort Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
author Rocha, Jussimara de Almeida
author_facet Rocha, Jussimara de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Jussimara de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Programa Mais Educação.
Alfabetização
Letramento
Porto Alegre (RS)
topic Educação integral
Programa Mais Educação.
Alfabetização
Letramento
Porto Alegre (RS)
Literacy-literacy
Pedagogical intervention
Integral education
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy-literacy
Pedagogical intervention
Integral education
description Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência dos alunos participantes do projeto, questionário estruturado respondido por um grupo de alunos participantes do projeto e por meio de sondagens psicogenéticas e da análise de pareceres junto ao Serviço de Supervisão Escolar. Os resultados demonstraram que tal experiência promoveu avanços nas hipóteses de leitura e escrita dos alunos em questão, elevando qualitativamente seu rendimento escolar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88090
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910489
url http://hdl.handle.net/10183/88090
identifier_str_mv 000910489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/1/000910489.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/2/000910489.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88090/3/000910489.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c22753b9f11f529e0f48db906c249a3
0d7aa31b15e1648df43e9d65f5f7d4b6
f58fac18ccf1e7ebe895b3bc4aa02cb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121729421312