Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciane Pereira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88099
Resumo: Este artigo traz uma análise sobre o percurso da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre no processo de implementação da Educação Integral. Essa análise busca refletir acerca das ações e políticas implementadas pela secretaria municipal de Porto Alegre (2006-2012), na gestão da Educação Integral, para verificar se existe e de que forma acontece a articulação intersetorial. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de cunho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas e questões em aberto. Foram entrevistadas a coordenadora da Educação Integral (Cidade Escola) da Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora pedagógica do Conselho Municipal de Educação e a coordenadora da Cidade Escola na escola piloto (na implementação da ampliação da jornada) da Rede Municipal. Além disso, foi feita uma análise documental de Planos Municipais de Educação e Planos Plurianuais da Prefeitura. Através desse estudo foi possível: recuperar a caminhada da Rede Municipal, desde seu processo de reestruturação curricular (1994), tendo sido observado, já naquele momento, conceitos fundantes em Educação Integral; constatar as estratégias escolhidas para possibilitar a formação integral e a ampliação do tempo das crianças envolvidas intencionalmente com suas aprendizagens; evidenciar as relações que a SMED estabeleceu com instituições públicas e privadas, assim como com o Programa Mais Educação, MEC/SECAD, a fim de possibilitar o aumento da jornada dos estudantes. Constatou-se, então, que intersitorialidade e Educação Integral em jornada ampliada são conceitos imbricados; cabe, porém, ressaltar a relevância da manutenção da centralidade da escola, a articulação com amplos setores da sociedade organizada e a urgência da atualização do Plano Municipal de Educação.
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