Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88099 |
Resumo: | Este artigo traz uma análise sobre o percurso da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre no processo de implementação da Educação Integral. Essa análise busca refletir acerca das ações e políticas implementadas pela secretaria municipal de Porto Alegre (2006-2012), na gestão da Educação Integral, para verificar se existe e de que forma acontece a articulação intersetorial. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de cunho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas e questões em aberto. Foram entrevistadas a coordenadora da Educação Integral (Cidade Escola) da Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora pedagógica do Conselho Municipal de Educação e a coordenadora da Cidade Escola na escola piloto (na implementação da ampliação da jornada) da Rede Municipal. Além disso, foi feita uma análise documental de Planos Municipais de Educação e Planos Plurianuais da Prefeitura. Através desse estudo foi possível: recuperar a caminhada da Rede Municipal, desde seu processo de reestruturação curricular (1994), tendo sido observado, já naquele momento, conceitos fundantes em Educação Integral; constatar as estratégias escolhidas para possibilitar a formação integral e a ampliação do tempo das crianças envolvidas intencionalmente com suas aprendizagens; evidenciar as relações que a SMED estabeleceu com instituições públicas e privadas, assim como com o Programa Mais Educação, MEC/SECAD, a fim de possibilitar o aumento da jornada dos estudantes. Constatou-se, então, que intersitorialidade e Educação Integral em jornada ampliada são conceitos imbricados; cabe, porém, ressaltar a relevância da manutenção da centralidade da escola, a articulação com amplos setores da sociedade organizada e a urgência da atualização do Plano Municipal de Educação. |
id |
UFRGS-2_1dc7f4988e1cf11ab1dde3a945c6cf33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88099 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Luciane Pereira daPacheco, Suzana Moreira2014-03-01T01:54:42Z2013http://hdl.handle.net/10183/88099000910530Este artigo traz uma análise sobre o percurso da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre no processo de implementação da Educação Integral. Essa análise busca refletir acerca das ações e políticas implementadas pela secretaria municipal de Porto Alegre (2006-2012), na gestão da Educação Integral, para verificar se existe e de que forma acontece a articulação intersetorial. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de cunho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas e questões em aberto. Foram entrevistadas a coordenadora da Educação Integral (Cidade Escola) da Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora pedagógica do Conselho Municipal de Educação e a coordenadora da Cidade Escola na escola piloto (na implementação da ampliação da jornada) da Rede Municipal. Além disso, foi feita uma análise documental de Planos Municipais de Educação e Planos Plurianuais da Prefeitura. Através desse estudo foi possível: recuperar a caminhada da Rede Municipal, desde seu processo de reestruturação curricular (1994), tendo sido observado, já naquele momento, conceitos fundantes em Educação Integral; constatar as estratégias escolhidas para possibilitar a formação integral e a ampliação do tempo das crianças envolvidas intencionalmente com suas aprendizagens; evidenciar as relações que a SMED estabeleceu com instituições públicas e privadas, assim como com o Programa Mais Educação, MEC/SECAD, a fim de possibilitar o aumento da jornada dos estudantes. Constatou-se, então, que intersitorialidade e Educação Integral em jornada ampliada são conceitos imbricados; cabe, porém, ressaltar a relevância da manutenção da centralidade da escola, a articulação com amplos setores da sociedade organizada e a urgência da atualização do Plano Municipal de Educação.application/pdfporEducação integralPorto Alegre (RS)Programa Mais Educação.Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910530.pdf000910530.pdfTexto completoapplication/pdf527497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88099/1/000910530.pdf9ad0543f374999d75a43b40ee16d434eMD51TEXT000910530.pdf.txt000910530.pdf.txtExtracted Texttext/plain60880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88099/2/000910530.pdf.txt51f44b54794270e0a4654fa73ddd8c7eMD52THUMBNAIL000910530.pdf.jpg000910530.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88099/3/000910530.pdf.jpg936e38cb98c406df15694488201f4046MD5310183/880992018-10-18 08:12:00.91oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88099Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre |
title |
Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre |
spellingShingle |
Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre Silva, Luciane Pereira da Educação integral Porto Alegre (RS) Programa Mais Educação. |
title_short |
Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre |
title_full |
Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre |
title_fullStr |
Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre |
title_sort |
Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre |
author |
Silva, Luciane Pereira da |
author_facet |
Silva, Luciane Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciane Pereira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacheco, Suzana Moreira |
contributor_str_mv |
Pacheco, Suzana Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Porto Alegre (RS) Programa Mais Educação. |
topic |
Educação integral Porto Alegre (RS) Programa Mais Educação. |
description |
Este artigo traz uma análise sobre o percurso da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre no processo de implementação da Educação Integral. Essa análise busca refletir acerca das ações e políticas implementadas pela secretaria municipal de Porto Alegre (2006-2012), na gestão da Educação Integral, para verificar se existe e de que forma acontece a articulação intersetorial. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de cunho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas e questões em aberto. Foram entrevistadas a coordenadora da Educação Integral (Cidade Escola) da Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora pedagógica do Conselho Municipal de Educação e a coordenadora da Cidade Escola na escola piloto (na implementação da ampliação da jornada) da Rede Municipal. Além disso, foi feita uma análise documental de Planos Municipais de Educação e Planos Plurianuais da Prefeitura. Através desse estudo foi possível: recuperar a caminhada da Rede Municipal, desde seu processo de reestruturação curricular (1994), tendo sido observado, já naquele momento, conceitos fundantes em Educação Integral; constatar as estratégias escolhidas para possibilitar a formação integral e a ampliação do tempo das crianças envolvidas intencionalmente com suas aprendizagens; evidenciar as relações que a SMED estabeleceu com instituições públicas e privadas, assim como com o Programa Mais Educação, MEC/SECAD, a fim de possibilitar o aumento da jornada dos estudantes. Constatou-se, então, que intersitorialidade e Educação Integral em jornada ampliada são conceitos imbricados; cabe, porém, ressaltar a relevância da manutenção da centralidade da escola, a articulação com amplos setores da sociedade organizada e a urgência da atualização do Plano Municipal de Educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88099 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910530 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88099 |
identifier_str_mv |
000910530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88099/1/000910530.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88099/2/000910530.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88099/3/000910530.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ad0543f374999d75a43b40ee16d434e 51f44b54794270e0a4654fa73ddd8c7e 936e38cb98c406df15694488201f4046 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121746198528 |