Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Aline de Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Elisangela de Souza Cunha e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224304
Resumo: O estudo teve como finalidade analisar o papel do livro didático no ensino de geografia. Deste modo, realizou-se pesquisa com alunos e professores de escolas públicas de Corumbá, MS, por meio de entrevistas concedidas. Na pesquisa de campo observou-se que para o professor o livro didático é utilizado como ferramenta indispensável para planejamento e desenvolvimento de suas aulas. Os alunos consideram o livro didático um material importante e em muitos cenários é a única ferramenta de estudo, destacando o caráter popular do livro didático e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_8b5994858402b5bcee1f21b7711686ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224304
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Aline de LimaSilva, Elisangela de Souza Cunha e2021-07-21T04:24:36Z20191517-4999http://hdl.handle.net/10183/224304001123687O estudo teve como finalidade analisar o papel do livro didático no ensino de geografia. Deste modo, realizou-se pesquisa com alunos e professores de escolas públicas de Corumbá, MS, por meio de entrevistas concedidas. Na pesquisa de campo observou-se que para o professor o livro didático é utilizado como ferramenta indispensável para planejamento e desenvolvimento de suas aulas. Os alunos consideram o livro didático um material importante e em muitos cenários é a única ferramenta de estudo, destacando o caráter popular do livro didático e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.The study aimed to analyze the role of the textbook in teaching geography. Thus, research was conducted with students and teachers from public schools in Corumbá, MS, through interviews. In the field research it was observed that for the teacher the textbook is used as an indispensable tool for planning and developing his classes. Students consider the textbook an important material and in many scenarios it is the only study tool, highlighting the popular character of the textbook and its importance in the teachinglearning process.application/pdfporRevista GeoPantanal. Corumbá : UFMS/Campus Pantanal. Vol. 15, n. 28 (jan./jun. 2020) p. 183-193Prática pedagógicaGeografia : EnsinoLivro didáticoGeography teachingNas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunosIn the Lines of the Geography Teaching book: The Perception of Teachers and Studentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123687.pdf.txt001123687.pdf.txtExtracted Texttext/plain31120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224304/2/001123687.pdf.txt52edf00bd40b681d7fcb6a82884e51d1MD52ORIGINAL001123687.pdfTexto completoapplication/pdf195522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224304/1/001123687.pdff353a7157b10d2c21e42140a9062c228MD5110183/2243042022-04-20 04:52:29.351295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:52:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv In the Lines of the Geography Teaching book: The Perception of Teachers and Students
title Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos
spellingShingle Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos
Rodrigues, Aline de Lima
Prática pedagógica
Geografia : Ensino
Livro didático
Geography teaching
title_short Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos
title_full Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos
title_fullStr Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos
title_full_unstemmed Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos
title_sort Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos
author Rodrigues, Aline de Lima
author_facet Rodrigues, Aline de Lima
Silva, Elisangela de Souza Cunha e
author_role author
author2 Silva, Elisangela de Souza Cunha e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
Silva, Elisangela de Souza Cunha e
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Geografia : Ensino
Livro didático
topic Prática pedagógica
Geografia : Ensino
Livro didático
Geography teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
description O estudo teve como finalidade analisar o papel do livro didático no ensino de geografia. Deste modo, realizou-se pesquisa com alunos e professores de escolas públicas de Corumbá, MS, por meio de entrevistas concedidas. Na pesquisa de campo observou-se que para o professor o livro didático é utilizado como ferramenta indispensável para planejamento e desenvolvimento de suas aulas. Os alunos consideram o livro didático um material importante e em muitos cenários é a única ferramenta de estudo, destacando o caráter popular do livro didático e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T04:24:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224304
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-4999
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123687
identifier_str_mv 1517-4999
001123687
url http://hdl.handle.net/10183/224304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista GeoPantanal. Corumbá : UFMS/Campus Pantanal. Vol. 15, n. 28 (jan./jun. 2020) p. 183-193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224304/2/001123687.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224304/1/001123687.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 52edf00bd40b681d7fcb6a82884e51d1
f353a7157b10d2c21e42140a9062c228
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225027094315008