Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224304 |
Resumo: | O estudo teve como finalidade analisar o papel do livro didático no ensino de geografia. Deste modo, realizou-se pesquisa com alunos e professores de escolas públicas de Corumbá, MS, por meio de entrevistas concedidas. Na pesquisa de campo observou-se que para o professor o livro didático é utilizado como ferramenta indispensável para planejamento e desenvolvimento de suas aulas. Os alunos consideram o livro didático um material importante e em muitos cenários é a única ferramenta de estudo, destacando o caráter popular do livro didático e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_8b5994858402b5bcee1f21b7711686ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224304 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Aline de LimaSilva, Elisangela de Souza Cunha e2021-07-21T04:24:36Z20191517-4999http://hdl.handle.net/10183/224304001123687O estudo teve como finalidade analisar o papel do livro didático no ensino de geografia. Deste modo, realizou-se pesquisa com alunos e professores de escolas públicas de Corumbá, MS, por meio de entrevistas concedidas. Na pesquisa de campo observou-se que para o professor o livro didático é utilizado como ferramenta indispensável para planejamento e desenvolvimento de suas aulas. Os alunos consideram o livro didático um material importante e em muitos cenários é a única ferramenta de estudo, destacando o caráter popular do livro didático e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.The study aimed to analyze the role of the textbook in teaching geography. Thus, research was conducted with students and teachers from public schools in Corumbá, MS, through interviews. In the field research it was observed that for the teacher the textbook is used as an indispensable tool for planning and developing his classes. Students consider the textbook an important material and in many scenarios it is the only study tool, highlighting the popular character of the textbook and its importance in the teachinglearning process.application/pdfporRevista GeoPantanal. Corumbá : UFMS/Campus Pantanal. Vol. 15, n. 28 (jan./jun. 2020) p. 183-193Prática pedagógicaGeografia : EnsinoLivro didáticoGeography teachingNas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunosIn the Lines of the Geography Teaching book: The Perception of Teachers and Studentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123687.pdf.txt001123687.pdf.txtExtracted Texttext/plain31120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224304/2/001123687.pdf.txt52edf00bd40b681d7fcb6a82884e51d1MD52ORIGINAL001123687.pdfTexto completoapplication/pdf195522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224304/1/001123687.pdff353a7157b10d2c21e42140a9062c228MD5110183/2243042022-04-20 04:52:29.351295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:52:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
In the Lines of the Geography Teaching book: The Perception of Teachers and Students |
title |
Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos |
spellingShingle |
Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos Rodrigues, Aline de Lima Prática pedagógica Geografia : Ensino Livro didático Geography teaching |
title_short |
Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos |
title_full |
Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos |
title_fullStr |
Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos |
title_sort |
Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos |
author |
Rodrigues, Aline de Lima |
author_facet |
Rodrigues, Aline de Lima Silva, Elisangela de Souza Cunha e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Elisangela de Souza Cunha e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima Silva, Elisangela de Souza Cunha e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Geografia : Ensino Livro didático |
topic |
Prática pedagógica Geografia : Ensino Livro didático Geography teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography teaching |
description |
O estudo teve como finalidade analisar o papel do livro didático no ensino de geografia. Deste modo, realizou-se pesquisa com alunos e professores de escolas públicas de Corumbá, MS, por meio de entrevistas concedidas. Na pesquisa de campo observou-se que para o professor o livro didático é utilizado como ferramenta indispensável para planejamento e desenvolvimento de suas aulas. Os alunos consideram o livro didático um material importante e em muitos cenários é a única ferramenta de estudo, destacando o caráter popular do livro didático e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-21T04:24:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224304 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-4999 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001123687 |
identifier_str_mv |
1517-4999 001123687 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista GeoPantanal. Corumbá : UFMS/Campus Pantanal. Vol. 15, n. 28 (jan./jun. 2020) p. 183-193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224304/2/001123687.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224304/1/001123687.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
52edf00bd40b681d7fcb6a82884e51d1 f353a7157b10d2c21e42140a9062c228 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225027094315008 |