Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262748 |
Resumo: | Um dos deveres da escola é preparar o indivíduo para a integração na sociedade. Entretanto, com o atual nível de avanço tecnológico, a escola já não tem o que é preciso para cumprir devidamente esse objetivo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão por toda a parte. Seja em casa, na rua, na área de trabalho ou na universidade. Elas fazem parte da vida da atual sociedade. Entretanto, apesar de existir um laboratório de informática nas escolas, elas se fazem pouco presentes no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos como componente importante do processo educativo. Seja por falta de infraestrutura ou por insegurança dos docentes em trabalhar com as TDIC em suas metodologias de ensino, devido a falta do conhecimento prévio em como realizar esse entrecruzamento entre as áreas da TDIC e da EJA. Este Trabalho de Curso buscou analisar dados relacionados ao uso das TDIC na EJA para corroborar com a proposta de criação de uma nova disciplina no percurso formativo da EJA, do currículo de Licenciatura em Pedagogia. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão de literatura narrativa de pesquisas e obras de autores como Gouveia e Silva (2022), Guimarães (2016), Motoki et al. (2021), Rodrigues (2022) e Vale (2022). A partir dos dados coletados desses autores, foi possível perceber as necessidades e a relevância das TDIC no contexto escolar da EJA e concluir a sua importância para a integração do indivíduo na sociedade. Tal como pensar futuras investigações a serem realizadas para fortalecer ainda mais a ideia de criação dessa disciplina. |
id |
UFRGS-2_8b5f6e41843eecf60c1236997eaf5161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262748 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Richard Burgedurf doAlves, Evandro2023-07-28T03:36:56Z2023http://hdl.handle.net/10183/262748001174007Um dos deveres da escola é preparar o indivíduo para a integração na sociedade. Entretanto, com o atual nível de avanço tecnológico, a escola já não tem o que é preciso para cumprir devidamente esse objetivo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão por toda a parte. Seja em casa, na rua, na área de trabalho ou na universidade. Elas fazem parte da vida da atual sociedade. Entretanto, apesar de existir um laboratório de informática nas escolas, elas se fazem pouco presentes no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos como componente importante do processo educativo. Seja por falta de infraestrutura ou por insegurança dos docentes em trabalhar com as TDIC em suas metodologias de ensino, devido a falta do conhecimento prévio em como realizar esse entrecruzamento entre as áreas da TDIC e da EJA. Este Trabalho de Curso buscou analisar dados relacionados ao uso das TDIC na EJA para corroborar com a proposta de criação de uma nova disciplina no percurso formativo da EJA, do currículo de Licenciatura em Pedagogia. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão de literatura narrativa de pesquisas e obras de autores como Gouveia e Silva (2022), Guimarães (2016), Motoki et al. (2021), Rodrigues (2022) e Vale (2022). A partir dos dados coletados desses autores, foi possível perceber as necessidades e a relevância das TDIC no contexto escolar da EJA e concluir a sua importância para a integração do indivíduo na sociedade. Tal como pensar futuras investigações a serem realizadas para fortalecer ainda mais a ideia de criação dessa disciplina.application/pdfporEducação de jovens e adultosCurrículoPedagogiaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174007.pdf.txt001174007.pdf.txtExtracted Texttext/plain92474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262748/2/001174007.pdf.txt768094cbb60e1766ec78b341b33e68dfMD52ORIGINAL001174007.pdfTexto completoapplication/pdf482928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262748/1/001174007.pdf48846d197d1ce7b2b1422b10e8d5bf40MD5110183/2627482023-07-29 03:36:29.577916oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia |
title |
Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia |
spellingShingle |
Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia Nascimento, Richard Burgedurf do Educação de jovens e adultos Currículo Pedagogia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia |
title_full |
Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia |
title_sort |
Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia |
author |
Nascimento, Richard Burgedurf do |
author_facet |
Nascimento, Richard Burgedurf do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Richard Burgedurf do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Currículo Pedagogia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Educação de jovens e adultos Currículo Pedagogia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Um dos deveres da escola é preparar o indivíduo para a integração na sociedade. Entretanto, com o atual nível de avanço tecnológico, a escola já não tem o que é preciso para cumprir devidamente esse objetivo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão por toda a parte. Seja em casa, na rua, na área de trabalho ou na universidade. Elas fazem parte da vida da atual sociedade. Entretanto, apesar de existir um laboratório de informática nas escolas, elas se fazem pouco presentes no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos como componente importante do processo educativo. Seja por falta de infraestrutura ou por insegurança dos docentes em trabalhar com as TDIC em suas metodologias de ensino, devido a falta do conhecimento prévio em como realizar esse entrecruzamento entre as áreas da TDIC e da EJA. Este Trabalho de Curso buscou analisar dados relacionados ao uso das TDIC na EJA para corroborar com a proposta de criação de uma nova disciplina no percurso formativo da EJA, do currículo de Licenciatura em Pedagogia. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão de literatura narrativa de pesquisas e obras de autores como Gouveia e Silva (2022), Guimarães (2016), Motoki et al. (2021), Rodrigues (2022) e Vale (2022). A partir dos dados coletados desses autores, foi possível perceber as necessidades e a relevância das TDIC no contexto escolar da EJA e concluir a sua importância para a integração do indivíduo na sociedade. Tal como pensar futuras investigações a serem realizadas para fortalecer ainda mais a ideia de criação dessa disciplina. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T03:36:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262748 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001174007 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262748 |
identifier_str_mv |
001174007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262748/2/001174007.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262748/1/001174007.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
768094cbb60e1766ec78b341b33e68df 48846d197d1ce7b2b1422b10e8d5bf40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447346774802432 |