Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Josefa de Menezes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1449
Resumo: I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
id UNIL_1af1eea7f701da3dcce6ffd7efae100b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1449
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação interculturalEducação de jovens e adultosCurrículoPedagogia interculturalI Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILAO presente texto apresenta a proposta de mediação intercultural exercitada através do Curso: Aprofundando saberes na Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo Grupo de pesquisa vinculado ao CNPq: Saberes Escolares e Práticas Pedagógicas para a EJA(Seppeja/UFS) cujas atividades iniciais datam de 2011 e se consolidam a cada dia tendo como objetivo maior a construção de um perfil curricular com ênfase na pedagogia intercultural. Esta intervenção pedagógica baseia­se no crédito atribuído à possibilidade de rompimento de uma visão fragmentada entre os saberes para a consecução do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus envolvidos. É possível afirmar que a participação neste projeto já confere o aprofundamento de saberes de seus participantes a partir do exercício da competência intercultural. Em encontros diários, em sala de aula, alunos e regentes têm a oportunidade de promover o diálogo intercultural a partir da interrelação entre suas heranças culturais associadas à (re)significação de saberes e tendo como foco o alcance de letramentos múltiplos. Os resultados já alcançados indicam impactos significativos da construção de um perfil curricular inovador para EJA, bem como para a formação do docente a atuar neste campo pedagógico específico.2013-11-07info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Josefa de Menezesreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1449Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
title Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
spellingShingle Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
Almeida, Maria Josefa de Menezes
Educação de jovens e adultos
Currículo
Pedagogia intercultural
title_short Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
title_full Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
title_fullStr Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
title_full_unstemmed Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
title_sort Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
author Almeida, Maria Josefa de Menezes
author_facet Almeida, Maria Josefa de Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Josefa de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Currículo
Pedagogia intercultural
topic Educação de jovens e adultos
Currículo
Pedagogia intercultural
description I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1449
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285242579189760