Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana, Alvino Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sant'Ana, Marilaine de Fraga, Serpa, Paula Beatriz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217115
Resumo: Neste trabalho, tecemos reflexões a partir de uma experiência de modelagem geométrica de logotipos de marcas, classificada como intermediária entre o segundo e o terceiro casos, ao considerar-se a relação entre Modelagem Matemática e currículo segundo Barbosa (2001), que se desenvolve dentro da perspectiva educacional de acordo com Kaiser e Sriraman (2006). Temos por objetivo identificar o caráter de discussões ocorridas entre professora e alunos, e as etapas que compuseram o ambiente de aprendizagem, além de analisar como os estudantes realizam o primeiro contato com conteúdos de Geometria Analítica a partir de conhecimentos prévios sobre funções e da exploração dos recursos de um programa computacional. Observamos a dinâmica em uma sala de aula do Ensino Médio com foco nas atuações da professora e dos estudantes durante as discussões realizadas neste ambiente de aprendizagem. Registramos evidências de que: as discussões foram matemáticas ou técnicas, com prioridades para a primeira categoria. A atuação da professora, em consonância com a Pedagogia da Pergunta, favoreceu a autonomia do grupo, que desenvolveu a tarefa com algum grau de independência, conectando conhecimentos prévios e novas experiências e, apesar de algumas dificuldades, saiu da zona de conforto de atividades fechadas e bem determinadas.
id UFRGS-2_8c2e9041929f7280a77ae4deee174c66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217115
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sant'Ana, Alvino AlvesSant'Ana, Marilaine de FragaSerpa, Paula Beatriz da Silva2021-01-07T04:17:07Z20202179-426Xhttp://hdl.handle.net/10183/217115001114337Neste trabalho, tecemos reflexões a partir de uma experiência de modelagem geométrica de logotipos de marcas, classificada como intermediária entre o segundo e o terceiro casos, ao considerar-se a relação entre Modelagem Matemática e currículo segundo Barbosa (2001), que se desenvolve dentro da perspectiva educacional de acordo com Kaiser e Sriraman (2006). Temos por objetivo identificar o caráter de discussões ocorridas entre professora e alunos, e as etapas que compuseram o ambiente de aprendizagem, além de analisar como os estudantes realizam o primeiro contato com conteúdos de Geometria Analítica a partir de conhecimentos prévios sobre funções e da exploração dos recursos de um programa computacional. Observamos a dinâmica em uma sala de aula do Ensino Médio com foco nas atuações da professora e dos estudantes durante as discussões realizadas neste ambiente de aprendizagem. Registramos evidências de que: as discussões foram matemáticas ou técnicas, com prioridades para a primeira categoria. A atuação da professora, em consonância com a Pedagogia da Pergunta, favoreceu a autonomia do grupo, que desenvolveu a tarefa com algum grau de independência, conectando conhecimentos prévios e novas experiências e, apesar de algumas dificuldades, saiu da zona de conforto de atividades fechadas e bem determinadas.In this work, we reflect over an experience of geometric modeling of brand logos that is developed in the educational perspective according to Kaiser e Sriraman (2006), classified as intermediate between the second and third levels, considering the relationship between Mathematical Modeling and curriculum developed by Barbosa (2001). We aim to identify the character of discussions between teacher and students and the steps that made up the learning environment, and analyze how students make the first contact with Analytical Geometry contents from previous knowledge about functions and exploration of resources. of a computer program. We observed the dynamics in a high school classroom focusing on the teacher's and students' performances during the dialogues in this learning environment. We registered evidence that: the discussions were mathematical or technical, with priorities for the first category. The teacher's performance, in line with Pedagogy of the Question, favored the autonomy of the students, who developed the task with some degree of independence, connecting previous knowledge and new experiences and, despite some difficulties, left the comfort zone of closed and well-defined activities.application/pdfporRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2020. Vol. 11, n. 1 (2020), p. 79-90.Modelagem matemáticaModelo matemáticoEducação MatemáticaPedagogy of the questionEducational perspectiveDiscussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométricaDiscussions between teacher and students in a geometric modeling environment info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114337.pdf.txt001114337.pdf.txtExtracted Texttext/plain29869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217115/2/001114337.pdf.txt17764d1d4ed9cd6db03d83a3b0212675MD52ORIGINAL001114337.pdfTexto completoapplication/pdf479687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217115/1/001114337.pdfc3e4526a2eaab9388e893bf7a30d1911MD5110183/2171152021-03-09 04:52:18.649224oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:52:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Discussions between teacher and students in a geometric modeling environment
title Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
spellingShingle Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
Sant'Ana, Alvino Alves
Modelagem matemática
Modelo matemático
Educação Matemática
Pedagogy of the question
Educational perspective
title_short Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
title_full Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
title_fullStr Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
title_full_unstemmed Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
title_sort Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
author Sant'Ana, Alvino Alves
author_facet Sant'Ana, Alvino Alves
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Serpa, Paula Beatriz da Silva
author_role author
author2 Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Serpa, Paula Beatriz da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Serpa, Paula Beatriz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Modelo matemático
Educação Matemática
topic Modelagem matemática
Modelo matemático
Educação Matemática
Pedagogy of the question
Educational perspective
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy of the question
Educational perspective
description Neste trabalho, tecemos reflexões a partir de uma experiência de modelagem geométrica de logotipos de marcas, classificada como intermediária entre o segundo e o terceiro casos, ao considerar-se a relação entre Modelagem Matemática e currículo segundo Barbosa (2001), que se desenvolve dentro da perspectiva educacional de acordo com Kaiser e Sriraman (2006). Temos por objetivo identificar o caráter de discussões ocorridas entre professora e alunos, e as etapas que compuseram o ambiente de aprendizagem, além de analisar como os estudantes realizam o primeiro contato com conteúdos de Geometria Analítica a partir de conhecimentos prévios sobre funções e da exploração dos recursos de um programa computacional. Observamos a dinâmica em uma sala de aula do Ensino Médio com foco nas atuações da professora e dos estudantes durante as discussões realizadas neste ambiente de aprendizagem. Registramos evidências de que: as discussões foram matemáticas ou técnicas, com prioridades para a primeira categoria. A atuação da professora, em consonância com a Pedagogia da Pergunta, favoreceu a autonomia do grupo, que desenvolveu a tarefa com algum grau de independência, conectando conhecimentos prévios e novas experiências e, apesar de algumas dificuldades, saiu da zona de conforto de atividades fechadas e bem determinadas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T04:17:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217115
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-426X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114337
identifier_str_mv 2179-426X
001114337
url http://hdl.handle.net/10183/217115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2020. Vol. 11, n. 1 (2020), p. 79-90.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217115/2/001114337.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217115/1/001114337.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 17764d1d4ed9cd6db03d83a3b0212675
c3e4526a2eaab9388e893bf7a30d1911
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225006086094848