Avaliação institucional, reformas e redesenho capitalista das universidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225398 |
Resumo: | Este artigo apresenta um panoramacrítico das reformasdo estado e da educação superior no quadro do redesenho capitalista. Na perspectiva do tema da pedagogia universitária e da inovação, são apresentadas argumentações baseadas em estudosde caso de avaliação institucional de universidades de distintos países latino-americanos. Dentre as argumentações apresentadas, destacam-se: as relações universidade-estado-sociedade se alteram sob a influência das reformas promovidas pela globalização; a avaliação é utilizada comoinstrumento decentralização e controle, e não de construção da democracia; como controle, a avaliação carrega o redesenho capitalista da universidade; como instrumento de reconstrução do conhecimento e de responsabilidade democrática, ela pode induzir possibilidades contrahegemônicas. |
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Leite, Denise Balarine Cavalheiro2021-08-10T04:31:35Z20021414-4077http://hdl.handle.net/10183/225398000324428Este artigo apresenta um panoramacrítico das reformasdo estado e da educação superior no quadro do redesenho capitalista. Na perspectiva do tema da pedagogia universitária e da inovação, são apresentadas argumentações baseadas em estudosde caso de avaliação institucional de universidades de distintos países latino-americanos. Dentre as argumentações apresentadas, destacam-se: as relações universidade-estado-sociedade se alteram sob a influência das reformas promovidas pela globalização; a avaliação é utilizada comoinstrumento decentralização e controle, e não de construção da democracia; como controle, a avaliação carrega o redesenho capitalista da universidade; como instrumento de reconstrução do conhecimento e de responsabilidade democrática, ela pode induzir possibilidades contrahegemônicas.This article presents a critical overview of state and of higher education reform within the frame of capitalist redefinition. In the perspectiveof the theme of university pedagogy and of innovation, arguments are presented based on case studies of institutional evaluation carried out in different Latin-American countries. Among the arguments presented, the following deserve emphasis: the relation between university-state-society is altered underthe influence of the reforms promoted by globalization; evaluation is utilized as an instrument of centralization and control and not of construction of democracy; as control, evaluation bears with it the capitalist redefinition of the university; as an instrumentof reconstruction of knowledge and of democratic responsibility, itmay induce counter-hegemonic possibilities.application/pdfporAvaliação : revista da rede de avaliação institucional da educação superior. Campinas, SP. Vol. 7, n. 2 (jun. 2002), p. 29-48Avaliação institucionalUniversidadePolítica educacionalGlobalizaçãoCapitalismoAmérica LatinaState reformUniversity reformCapitalist redefinition of the universityEvaluation as controlDemocratic evaluationDevelopmentof subjectivityAvaliação institucional, reformas e redesenho capitalista das universidadesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000324428.pdf.txt000324428.pdf.txtExtracted Texttext/plain59998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225398/2/000324428.pdf.txt80d81c6a09eeaca2603f525ec7d873d8MD52ORIGINAL000324428.pdfTexto completoapplication/pdf2015308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225398/1/000324428.pdfcfd7e1b42986ddf8f953c065b116f561MD5110183/2253982021-08-18 04:35:45.106104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225398Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:35:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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