Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Luce, Fernando Bins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28843
Resumo: A pesquisa realizada versa sobre os encontros de serviço e a satisfação de clientes em hospitais. O estudo é de natureza exploratória e teve por objetivo identificar os encontros de serviço que ocorrem no hospital e os atributos de satisfação a eles relacionados. Os dados foram coletados com profissionais e clientes de hospitais, no ano de 2003, por meio de entrevistas utilizando a técnica do incidente crítico. A análise de conteúdo evidenciou os atributos de satisfação dos encontros de serviço que compõem os processos de admissão, internação e alta. Os resultados fornecem importantes informações para ao gestor de serviços hospitalares, permitindo o delineamento de ações com foco no cliente.
id UFRGS-2_8c553a057e69d00cab78ed7c36e3ac0c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28843
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Gisela Maria Schebella Souto deLuce, Fernando Bins2011-05-04T06:00:00Z20040034-7167http://hdl.handle.net/10183/28843000440055A pesquisa realizada versa sobre os encontros de serviço e a satisfação de clientes em hospitais. O estudo é de natureza exploratória e teve por objetivo identificar os encontros de serviço que ocorrem no hospital e os atributos de satisfação a eles relacionados. Os dados foram coletados com profissionais e clientes de hospitais, no ano de 2003, por meio de entrevistas utilizando a técnica do incidente crítico. A análise de conteúdo evidenciou os atributos de satisfação dos encontros de serviço que compõem os processos de admissão, internação e alta. Os resultados fornecem importantes informações para ao gestor de serviços hospitalares, permitindo o delineamento de ações com foco no cliente.This research is about service encounters and customer satisfaction in hospitals. The study is exploratory and was aimed at identifying the service encounters maintained in hospitals and the satisfaction attributes related to them. The data were collected with hospital professionals and customer, in 2003, by means of interviews using the critical incident technique. The content analysis evidentiated the satisfaction attributes of the service encounters regarding admission, hospitalization and discharge procedures. The results provide important information to hospital service managers, allowing for the planning of customer-focused actions.La pesquiza realizada tratase sobre los encuentros de los servicios y la satisfación de los clientes en hospitales. El estudio es de naturaza exploratoria e tiene por objetivo identificar los encuentros de los servicios que acontecen en el hospital y los requisitos de la satisfación a estos relacionados. Los dados fueron coletados con profesionales y clientes de hospitales, em el año de 2003, por medio de entrevistas utilizando la tecnica del episodio crítico. La analisis del contenido resalto los requisitos de la satisfación de los encuentros de los servicios que componen los procesos de admisión, internación y baja del hospital. Los resultados fornecen importantes informaciones para el gestor de servicios hospitalares, permitiendo el delineamiento de las aciones con foco en el cliente.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 4 (jul./ago. 2004), p. 434-440Administração hospitalarSatisfação do pacienteRelações hospital-pacienteHospital administration standardsMarketing of health services standardsHospital-patient relationsAdministración hospitalaria normasComercialización de los servicios de salud normasRelaciones paciente-hospitalEncontros de serviço e satisfação de clientes em hospitaisService encouters and customer satisfaction in hospitals Encuentros de los servicios y satisfación de los clientes en hospitales info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000440055.pdf.txt000440055.pdf.txtExtracted Texttext/plain46613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/2/000440055.pdf.txt257e8b098c87f3668eb02720e25be55eMD52ORIGINAL000440055.pdf000440055.pdfTexto completoapplication/pdf54206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/1/000440055.pdfeac7a34f50dd4e74ce3cd48b8a11beb4MD51THUMBNAIL000440055.pdf.jpg000440055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/3/000440055.pdf.jpgae4095f3724f946085001dd4e0d958b8MD5310183/288432018-10-09 08:10:36.25oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28843Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:10:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Service encouters and customer satisfaction in hospitals
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Encuentros de los servicios y satisfación de los clientes en hospitales
title Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais
spellingShingle Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
Administração hospitalar
Satisfação do paciente
Relações hospital-paciente
Hospital administration standards
Marketing of health services standards
Hospital-patient relations
Administración hospitalaria normas
Comercialización de los servicios de salud normas
Relaciones paciente-hospital
title_short Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais
title_full Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais
title_fullStr Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais
title_full_unstemmed Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais
title_sort Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais
author Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
author_facet Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
Luce, Fernando Bins
author_role author
author2 Luce, Fernando Bins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Administração hospitalar
Satisfação do paciente
Relações hospital-paciente
topic Administração hospitalar
Satisfação do paciente
Relações hospital-paciente
Hospital administration standards
Marketing of health services standards
Hospital-patient relations
Administración hospitalaria normas
Comercialización de los servicios de salud normas
Relaciones paciente-hospital
dc.subject.eng.fl_str_mv Hospital administration standards
Marketing of health services standards
Hospital-patient relations
dc.subject.spa.fl_str_mv Administración hospitalaria normas
Comercialización de los servicios de salud normas
Relaciones paciente-hospital
description A pesquisa realizada versa sobre os encontros de serviço e a satisfação de clientes em hospitais. O estudo é de natureza exploratória e teve por objetivo identificar os encontros de serviço que ocorrem no hospital e os atributos de satisfação a eles relacionados. Os dados foram coletados com profissionais e clientes de hospitais, no ano de 2003, por meio de entrevistas utilizando a técnica do incidente crítico. A análise de conteúdo evidenciou os atributos de satisfação dos encontros de serviço que compõem os processos de admissão, internação e alta. Os resultados fornecem importantes informações para ao gestor de serviços hospitalares, permitindo o delineamento de ações com foco no cliente.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T06:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28843
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000440055
identifier_str_mv 0034-7167
000440055
url http://hdl.handle.net/10183/28843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 4 (jul./ago. 2004), p. 434-440
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/2/000440055.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/1/000440055.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/3/000440055.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 257e8b098c87f3668eb02720e25be55e
eac7a34f50dd4e74ce3cd48b8a11beb4
ae4095f3724f946085001dd4e0d958b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224725827944448