Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28843 |
Resumo: | A pesquisa realizada versa sobre os encontros de serviço e a satisfação de clientes em hospitais. O estudo é de natureza exploratória e teve por objetivo identificar os encontros de serviço que ocorrem no hospital e os atributos de satisfação a eles relacionados. Os dados foram coletados com profissionais e clientes de hospitais, no ano de 2003, por meio de entrevistas utilizando a técnica do incidente crítico. A análise de conteúdo evidenciou os atributos de satisfação dos encontros de serviço que compõem os processos de admissão, internação e alta. Os resultados fornecem importantes informações para ao gestor de serviços hospitalares, permitindo o delineamento de ações com foco no cliente. |
id |
UFRGS-2_8c553a057e69d00cab78ed7c36e3ac0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28843 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Gisela Maria Schebella Souto deLuce, Fernando Bins2011-05-04T06:00:00Z20040034-7167http://hdl.handle.net/10183/28843000440055A pesquisa realizada versa sobre os encontros de serviço e a satisfação de clientes em hospitais. O estudo é de natureza exploratória e teve por objetivo identificar os encontros de serviço que ocorrem no hospital e os atributos de satisfação a eles relacionados. Os dados foram coletados com profissionais e clientes de hospitais, no ano de 2003, por meio de entrevistas utilizando a técnica do incidente crítico. A análise de conteúdo evidenciou os atributos de satisfação dos encontros de serviço que compõem os processos de admissão, internação e alta. Os resultados fornecem importantes informações para ao gestor de serviços hospitalares, permitindo o delineamento de ações com foco no cliente.This research is about service encounters and customer satisfaction in hospitals. The study is exploratory and was aimed at identifying the service encounters maintained in hospitals and the satisfaction attributes related to them. The data were collected with hospital professionals and customer, in 2003, by means of interviews using the critical incident technique. The content analysis evidentiated the satisfaction attributes of the service encounters regarding admission, hospitalization and discharge procedures. The results provide important information to hospital service managers, allowing for the planning of customer-focused actions.La pesquiza realizada tratase sobre los encuentros de los servicios y la satisfación de los clientes en hospitales. El estudio es de naturaza exploratoria e tiene por objetivo identificar los encuentros de los servicios que acontecen en el hospital y los requisitos de la satisfación a estos relacionados. Los dados fueron coletados con profesionales y clientes de hospitales, em el año de 2003, por medio de entrevistas utilizando la tecnica del episodio crítico. La analisis del contenido resalto los requisitos de la satisfación de los encuentros de los servicios que componen los procesos de admisión, internación y baja del hospital. Los resultados fornecen importantes informaciones para el gestor de servicios hospitalares, permitiendo el delineamiento de las aciones con foco en el cliente.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 4 (jul./ago. 2004), p. 434-440Administração hospitalarSatisfação do pacienteRelações hospital-pacienteHospital administration standardsMarketing of health services standardsHospital-patient relationsAdministración hospitalaria normasComercialización de los servicios de salud normasRelaciones paciente-hospitalEncontros de serviço e satisfação de clientes em hospitaisService encouters and customer satisfaction in hospitals Encuentros de los servicios y satisfación de los clientes en hospitales info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000440055.pdf.txt000440055.pdf.txtExtracted Texttext/plain46613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/2/000440055.pdf.txt257e8b098c87f3668eb02720e25be55eMD52ORIGINAL000440055.pdf000440055.pdfTexto completoapplication/pdf54206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/1/000440055.pdfeac7a34f50dd4e74ce3cd48b8a11beb4MD51THUMBNAIL000440055.pdf.jpg000440055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/3/000440055.pdf.jpgae4095f3724f946085001dd4e0d958b8MD5310183/288432018-10-09 08:10:36.25oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28843Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:10:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Service encouters and customer satisfaction in hospitals |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Encuentros de los servicios y satisfación de los clientes en hospitales |
title |
Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais |
spellingShingle |
Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais Moura, Gisela Maria Schebella Souto de Administração hospitalar Satisfação do paciente Relações hospital-paciente Hospital administration standards Marketing of health services standards Hospital-patient relations Administración hospitalaria normas Comercialización de los servicios de salud normas Relaciones paciente-hospital |
title_short |
Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais |
title_full |
Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais |
title_fullStr |
Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais |
title_full_unstemmed |
Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais |
title_sort |
Encontros de serviço e satisfação de clientes em hospitais |
author |
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de |
author_facet |
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de Luce, Fernando Bins |
author_role |
author |
author2 |
Luce, Fernando Bins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de Luce, Fernando Bins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração hospitalar Satisfação do paciente Relações hospital-paciente |
topic |
Administração hospitalar Satisfação do paciente Relações hospital-paciente Hospital administration standards Marketing of health services standards Hospital-patient relations Administración hospitalaria normas Comercialización de los servicios de salud normas Relaciones paciente-hospital |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hospital administration standards Marketing of health services standards Hospital-patient relations |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Administración hospitalaria normas Comercialización de los servicios de salud normas Relaciones paciente-hospital |
description |
A pesquisa realizada versa sobre os encontros de serviço e a satisfação de clientes em hospitais. O estudo é de natureza exploratória e teve por objetivo identificar os encontros de serviço que ocorrem no hospital e os atributos de satisfação a eles relacionados. Os dados foram coletados com profissionais e clientes de hospitais, no ano de 2003, por meio de entrevistas utilizando a técnica do incidente crítico. A análise de conteúdo evidenciou os atributos de satisfação dos encontros de serviço que compõem os processos de admissão, internação e alta. Os resultados fornecem importantes informações para ao gestor de serviços hospitalares, permitindo o delineamento de ações com foco no cliente. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-04T06:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28843 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000440055 |
identifier_str_mv |
0034-7167 000440055 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 4 (jul./ago. 2004), p. 434-440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/2/000440055.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/1/000440055.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28843/3/000440055.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
257e8b098c87f3668eb02720e25be55e eac7a34f50dd4e74ce3cd48b8a11beb4 ae4095f3724f946085001dd4e0d958b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447423462408192 |