A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Samuel Nascimento de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Leandro Oliveira, Coelho, Márcio Cardoso, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267103
Resumo: INTRODUÇÃO: Este relato apresenta uma experiência pedagógica de ensino do badminton sustentada nas perspectivas de uma pedagogia crítica freiriana, visando superar limitações de ensino dos esportes em contextos escolares pautadas exclusivamente no aprimoramento técnico e na aptidão física, assim como potencializar a experimentação corporal dessa modalidade esportiva e a problematização de aspectos sociais, culturais e econômicos.OBJETIVO: Apresentar uma prática pedagógicas de Badminton para discutir uma proposta pedagógica crítica da educação física escolar. MÉTODOS: A realização desta prática pedagógica ocorreu com 68 estudantes de turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, uma da área rural e outra urbana, do município de Guarani das Missões (RS), no ano de 2019, tendo como duração um trimestre letivo com 20 aulas.RESULTADOS: Os estudantes vivenciaram a prática da modalidade de badminton, tendo nas rodas de conversa um excelente espaço de diálogos e reflexões críticas sobre aspectos históricos, econômicos e sociais que envolvem o badminton, políticas públicas de esporte e lazer do município e a cultura esportiva da região, marcada pela hegemonia do futsal e presença de uma monocultura esportiva na escola.CONCLUSÃO: A prática do badminton potencializou a reflexão crítica sobre a cultura esportiva local e permitiu que os estudantes se colocassem no centro do processo educativo por meio do diálogo e reconhecessem a problematização do contexto social como possibilidade de “ser mais”.
id UFRGS-2_8c67f85f9b09030d0182e2930b84a228
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267103
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araújo, Samuel Nascimento deRocha, Leandro OliveiraCoelho, Márcio CardosoBossle, Fabiano2023-11-14T03:23:44Z20202318-5090http://hdl.handle.net/10183/267103001173529INTRODUÇÃO: Este relato apresenta uma experiência pedagógica de ensino do badminton sustentada nas perspectivas de uma pedagogia crítica freiriana, visando superar limitações de ensino dos esportes em contextos escolares pautadas exclusivamente no aprimoramento técnico e na aptidão física, assim como potencializar a experimentação corporal dessa modalidade esportiva e a problematização de aspectos sociais, culturais e econômicos.OBJETIVO: Apresentar uma prática pedagógicas de Badminton para discutir uma proposta pedagógica crítica da educação física escolar. MÉTODOS: A realização desta prática pedagógica ocorreu com 68 estudantes de turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, uma da área rural e outra urbana, do município de Guarani das Missões (RS), no ano de 2019, tendo como duração um trimestre letivo com 20 aulas.RESULTADOS: Os estudantes vivenciaram a prática da modalidade de badminton, tendo nas rodas de conversa um excelente espaço de diálogos e reflexões críticas sobre aspectos históricos, econômicos e sociais que envolvem o badminton, políticas públicas de esporte e lazer do município e a cultura esportiva da região, marcada pela hegemonia do futsal e presença de uma monocultura esportiva na escola.CONCLUSÃO: A prática do badminton potencializou a reflexão crítica sobre a cultura esportiva local e permitiu que os estudantes se colocassem no centro do processo educativo por meio do diálogo e reconhecessem a problematização do contexto social como possibilidade de “ser mais”.BACKGROUND: This report deals with a pedagogical experience of teaching sports - Badminton - in order to overcome the limitations of teaching sports in school contexts based on performance and aptitude, but that this can be a central element for the experience of the modality and also for the knowledge production that allows contextualization of the phenomenon with social, cultural and economic aspects, based on the perspective freed by Paulo Freire.OBJECTIVE: Present a Badminton pedagogical practice to discuss a criticized pedagogical proposal School Physical Education.METHODS: His pedagogical practice took place with 68 students from the 8th and 9th grades of elementary school in two public schools, one in the rural and the other in the city of Guarani das Missões (RS, Brazil), in 2019, with a duration of one academic quarter with 20 lessons. RESULTS: The students experienced the practice of the badminton modality, having in the conversation circles an excellent space for dialogues and critical reflections on historical, economic and social aspects involving badminton, public policies of sport and leisure in the municipality and the sports culture of the region, marked by the hegemony of futsal and the presence of a sports monoculture at school.CONCLUSION: The practice of badminton allowed students to place themselves at the center of the educational process through dialogue, which led to critical debates regarding the sports practices that circulate in the community, and also allowed students to recognize themselves as having the possibility of “being more”.application/pdfporCaderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR,. Vol. 18, no.2 (2020), p. 93-99Pedagogia críticaEducação física escolarBadmintonRelato de experiênciaCritical pedagogySchool Physical EducationBadmintonTeaching Experience ReportA pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badmintonTeaching Badminton at school : reports from a public school’s pedagogical experienceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173529.pdf.txt001173529.pdf.txtExtracted Texttext/plain46689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267103/2/001173529.pdf.txt8bb961a42c03857115204d73695c3f71MD52ORIGINAL001173529.pdfTexto completoapplication/pdf574199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267103/1/001173529.pdf29475a8932ecc7e40f186dc3f2575542MD5110183/2671032023-11-15 04:26:16.269765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267103Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:26:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching Badminton at school : reports from a public school’s pedagogical experience
title A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton
spellingShingle A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton
Araújo, Samuel Nascimento de
Pedagogia crítica
Educação física escolar
Badminton
Relato de experiência
Critical pedagogy
School Physical Education
Badminton
Teaching Experience Report
title_short A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton
title_full A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton
title_fullStr A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton
title_full_unstemmed A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton
title_sort A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton
author Araújo, Samuel Nascimento de
author_facet Araújo, Samuel Nascimento de
Rocha, Leandro Oliveira
Coelho, Márcio Cardoso
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Rocha, Leandro Oliveira
Coelho, Márcio Cardoso
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Samuel Nascimento de
Rocha, Leandro Oliveira
Coelho, Márcio Cardoso
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia crítica
Educação física escolar
Badminton
Relato de experiência
topic Pedagogia crítica
Educação física escolar
Badminton
Relato de experiência
Critical pedagogy
School Physical Education
Badminton
Teaching Experience Report
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical pedagogy
School Physical Education
Badminton
Teaching Experience Report
description INTRODUÇÃO: Este relato apresenta uma experiência pedagógica de ensino do badminton sustentada nas perspectivas de uma pedagogia crítica freiriana, visando superar limitações de ensino dos esportes em contextos escolares pautadas exclusivamente no aprimoramento técnico e na aptidão física, assim como potencializar a experimentação corporal dessa modalidade esportiva e a problematização de aspectos sociais, culturais e econômicos.OBJETIVO: Apresentar uma prática pedagógicas de Badminton para discutir uma proposta pedagógica crítica da educação física escolar. MÉTODOS: A realização desta prática pedagógica ocorreu com 68 estudantes de turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, uma da área rural e outra urbana, do município de Guarani das Missões (RS), no ano de 2019, tendo como duração um trimestre letivo com 20 aulas.RESULTADOS: Os estudantes vivenciaram a prática da modalidade de badminton, tendo nas rodas de conversa um excelente espaço de diálogos e reflexões críticas sobre aspectos históricos, econômicos e sociais que envolvem o badminton, políticas públicas de esporte e lazer do município e a cultura esportiva da região, marcada pela hegemonia do futsal e presença de uma monocultura esportiva na escola.CONCLUSÃO: A prática do badminton potencializou a reflexão crítica sobre a cultura esportiva local e permitiu que os estudantes se colocassem no centro do processo educativo por meio do diálogo e reconhecessem a problematização do contexto social como possibilidade de “ser mais”.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-14T03:23:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267103
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-5090
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173529
identifier_str_mv 2318-5090
001173529
url http://hdl.handle.net/10183/267103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR,. Vol. 18, no.2 (2020), p. 93-99
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267103/2/001173529.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267103/1/001173529.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bb961a42c03857115204d73695c3f71
29475a8932ecc7e40f186dc3f2575542
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225103940255744