A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267103 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Este relato apresenta uma experiência pedagógica de ensino do badminton sustentada nas perspectivas de uma pedagogia crítica freiriana, visando superar limitações de ensino dos esportes em contextos escolares pautadas exclusivamente no aprimoramento técnico e na aptidão física, assim como potencializar a experimentação corporal dessa modalidade esportiva e a problematização de aspectos sociais, culturais e econômicos.OBJETIVO: Apresentar uma prática pedagógicas de Badminton para discutir uma proposta pedagógica crítica da educação física escolar. MÉTODOS: A realização desta prática pedagógica ocorreu com 68 estudantes de turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, uma da área rural e outra urbana, do município de Guarani das Missões (RS), no ano de 2019, tendo como duração um trimestre letivo com 20 aulas.RESULTADOS: Os estudantes vivenciaram a prática da modalidade de badminton, tendo nas rodas de conversa um excelente espaço de diálogos e reflexões críticas sobre aspectos históricos, econômicos e sociais que envolvem o badminton, políticas públicas de esporte e lazer do município e a cultura esportiva da região, marcada pela hegemonia do futsal e presença de uma monocultura esportiva na escola.CONCLUSÃO: A prática do badminton potencializou a reflexão crítica sobre a cultura esportiva local e permitiu que os estudantes se colocassem no centro do processo educativo por meio do diálogo e reconhecessem a problematização do contexto social como possibilidade de “ser mais”. |
id |
UFRGS-2_8c67f85f9b09030d0182e2930b84a228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267103 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Samuel Nascimento deRocha, Leandro OliveiraCoelho, Márcio CardosoBossle, Fabiano2023-11-14T03:23:44Z20202318-5090http://hdl.handle.net/10183/267103001173529INTRODUÇÃO: Este relato apresenta uma experiência pedagógica de ensino do badminton sustentada nas perspectivas de uma pedagogia crítica freiriana, visando superar limitações de ensino dos esportes em contextos escolares pautadas exclusivamente no aprimoramento técnico e na aptidão física, assim como potencializar a experimentação corporal dessa modalidade esportiva e a problematização de aspectos sociais, culturais e econômicos.OBJETIVO: Apresentar uma prática pedagógicas de Badminton para discutir uma proposta pedagógica crítica da educação física escolar. MÉTODOS: A realização desta prática pedagógica ocorreu com 68 estudantes de turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, uma da área rural e outra urbana, do município de Guarani das Missões (RS), no ano de 2019, tendo como duração um trimestre letivo com 20 aulas.RESULTADOS: Os estudantes vivenciaram a prática da modalidade de badminton, tendo nas rodas de conversa um excelente espaço de diálogos e reflexões críticas sobre aspectos históricos, econômicos e sociais que envolvem o badminton, políticas públicas de esporte e lazer do município e a cultura esportiva da região, marcada pela hegemonia do futsal e presença de uma monocultura esportiva na escola.CONCLUSÃO: A prática do badminton potencializou a reflexão crítica sobre a cultura esportiva local e permitiu que os estudantes se colocassem no centro do processo educativo por meio do diálogo e reconhecessem a problematização do contexto social como possibilidade de “ser mais”.BACKGROUND: This report deals with a pedagogical experience of teaching sports - Badminton - in order to overcome the limitations of teaching sports in school contexts based on performance and aptitude, but that this can be a central element for the experience of the modality and also for the knowledge production that allows contextualization of the phenomenon with social, cultural and economic aspects, based on the perspective freed by Paulo Freire.OBJECTIVE: Present a Badminton pedagogical practice to discuss a criticized pedagogical proposal School Physical Education.METHODS: His pedagogical practice took place with 68 students from the 8th and 9th grades of elementary school in two public schools, one in the rural and the other in the city of Guarani das Missões (RS, Brazil), in 2019, with a duration of one academic quarter with 20 lessons. RESULTS: The students experienced the practice of the badminton modality, having in the conversation circles an excellent space for dialogues and critical reflections on historical, economic and social aspects involving badminton, public policies of sport and leisure in the municipality and the sports culture of the region, marked by the hegemony of futsal and the presence of a sports monoculture at school.CONCLUSION: The practice of badminton allowed students to place themselves at the center of the educational process through dialogue, which led to critical debates regarding the sports practices that circulate in the community, and also allowed students to recognize themselves as having the possibility of “being more”.application/pdfporCaderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR,. Vol. 18, no.2 (2020), p. 93-99Pedagogia críticaEducação física escolarBadmintonRelato de experiênciaCritical pedagogySchool Physical EducationBadmintonTeaching Experience ReportA pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badmintonTeaching Badminton at school : reports from a public school’s pedagogical experienceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173529.pdf.txt001173529.pdf.txtExtracted Texttext/plain46689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267103/2/001173529.pdf.txt8bb961a42c03857115204d73695c3f71MD52ORIGINAL001173529.pdfTexto completoapplication/pdf574199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267103/1/001173529.pdf29475a8932ecc7e40f186dc3f2575542MD5110183/2671032023-11-15 04:26:16.269765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267103Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:26:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching Badminton at school : reports from a public school’s pedagogical experience |
title |
A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton |
spellingShingle |
A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton Araújo, Samuel Nascimento de Pedagogia crítica Educação física escolar Badminton Relato de experiência Critical pedagogy School Physical Education Badminton Teaching Experience Report |
title_short |
A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton |
title_full |
A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton |
title_fullStr |
A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton |
title_full_unstemmed |
A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton |
title_sort |
A pedagogia crítica da educação física escolar : relatos de uma experiência docente com o badminton |
author |
Araújo, Samuel Nascimento de |
author_facet |
Araújo, Samuel Nascimento de Rocha, Leandro Oliveira Coelho, Márcio Cardoso Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Leandro Oliveira Coelho, Márcio Cardoso Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Samuel Nascimento de Rocha, Leandro Oliveira Coelho, Márcio Cardoso Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia crítica Educação física escolar Badminton Relato de experiência |
topic |
Pedagogia crítica Educação física escolar Badminton Relato de experiência Critical pedagogy School Physical Education Badminton Teaching Experience Report |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical pedagogy School Physical Education Badminton Teaching Experience Report |
description |
INTRODUÇÃO: Este relato apresenta uma experiência pedagógica de ensino do badminton sustentada nas perspectivas de uma pedagogia crítica freiriana, visando superar limitações de ensino dos esportes em contextos escolares pautadas exclusivamente no aprimoramento técnico e na aptidão física, assim como potencializar a experimentação corporal dessa modalidade esportiva e a problematização de aspectos sociais, culturais e econômicos.OBJETIVO: Apresentar uma prática pedagógicas de Badminton para discutir uma proposta pedagógica crítica da educação física escolar. MÉTODOS: A realização desta prática pedagógica ocorreu com 68 estudantes de turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, uma da área rural e outra urbana, do município de Guarani das Missões (RS), no ano de 2019, tendo como duração um trimestre letivo com 20 aulas.RESULTADOS: Os estudantes vivenciaram a prática da modalidade de badminton, tendo nas rodas de conversa um excelente espaço de diálogos e reflexões críticas sobre aspectos históricos, econômicos e sociais que envolvem o badminton, políticas públicas de esporte e lazer do município e a cultura esportiva da região, marcada pela hegemonia do futsal e presença de uma monocultura esportiva na escola.CONCLUSÃO: A prática do badminton potencializou a reflexão crítica sobre a cultura esportiva local e permitiu que os estudantes se colocassem no centro do processo educativo por meio do diálogo e reconhecessem a problematização do contexto social como possibilidade de “ser mais”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-14T03:23:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267103 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-5090 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173529 |
identifier_str_mv |
2318-5090 001173529 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR,. Vol. 18, no.2 (2020), p. 93-99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267103/2/001173529.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267103/1/001173529.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8bb961a42c03857115204d73695c3f71 29475a8932ecc7e40f186dc3f2575542 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225103940255744 |