Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kemele, Márcia de Medeiros
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71900
Resumo: Este trabalho de conclusão foi construído a partir do estágio de docência realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino fundamental de nove anos. Versa sobre o processo de ensino e aprendizagem através de atividades envolvendo o lúdico, com alunos que em atividades “tradicionais” apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. O principal objetivo deste é proporcionar aos educadores uma análise crítica da prática pedagógica, provocando um repensar da postura do professor em sala de aula em relação ao lúdico enquanto um recurso que auxilia a construção da aprendizagem. Através deste trabalho é possível relacionar o lúdico na aprendizagem com o desenvolvimento psicológico dos alunos proporcionando momentos de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. Para embasar este estudo realizei pesquisas entre autores que muito contribuíram com este tema, dentre eles, Piaget (1978), Vygotsky (1994), Neusa Sá (2004) e Tânia Fortuna (2000). Os espaços construídos em sala de aula muitas vezes provocam em alguns alunos um sentimento de cobrança, o que pode acarretar insegurança, desmotivação e por fim problemas no processo de ensino e aprendizagem. Por este motivo tenho observado a postura de determinados alunos quando a atividade envolve o lúdico. Para estes alunos o que seria impossível em atividades tradicionais, é extremamente aceitável em atividades envolvendo esta forma de ensinar. O estudo realizado neste trabalho aponta para como o professor pode interferir neste processo para oportunizar ao aluno momentos enriquecedores na construção do conhecimento.
id UFRGS-2_8c83b1ad3be6444e906967c0165a1d6d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71900
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kemele, Márcia de MedeirosDella Libera, Aline Lemos da Cunha2013-05-24T01:48:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/71900000880440Este trabalho de conclusão foi construído a partir do estágio de docência realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino fundamental de nove anos. Versa sobre o processo de ensino e aprendizagem através de atividades envolvendo o lúdico, com alunos que em atividades “tradicionais” apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. O principal objetivo deste é proporcionar aos educadores uma análise crítica da prática pedagógica, provocando um repensar da postura do professor em sala de aula em relação ao lúdico enquanto um recurso que auxilia a construção da aprendizagem. Através deste trabalho é possível relacionar o lúdico na aprendizagem com o desenvolvimento psicológico dos alunos proporcionando momentos de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. Para embasar este estudo realizei pesquisas entre autores que muito contribuíram com este tema, dentre eles, Piaget (1978), Vygotsky (1994), Neusa Sá (2004) e Tânia Fortuna (2000). Os espaços construídos em sala de aula muitas vezes provocam em alguns alunos um sentimento de cobrança, o que pode acarretar insegurança, desmotivação e por fim problemas no processo de ensino e aprendizagem. Por este motivo tenho observado a postura de determinados alunos quando a atividade envolve o lúdico. Para estes alunos o que seria impossível em atividades tradicionais, é extremamente aceitável em atividades envolvendo esta forma de ensinar. O estudo realizado neste trabalho aponta para como o professor pode interferir neste processo para oportunizar ao aluno momentos enriquecedores na construção do conhecimento.application/pdfporAprendizagem lúdicaAlfabetizaçãoDespertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880440.pdf000880440.pdfTexto completoapplication/pdf4745282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/1/000880440.pdf8e5b447835563ae501f0bfcceae1116dMD51TEXT000880440.pdf.txt000880440.pdf.txtExtracted Texttext/plain32785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/2/000880440.pdf.txt9576a9fe428c5c21fa67c638ca9ddf3eMD52THUMBNAIL000880440.pdf.jpg000880440.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/3/000880440.pdf.jpg54c6da15cb085e99e85fb8ef5542a8afMD5310183/719002018-10-17 07:59:37.93oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71900Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:59:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
title Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
spellingShingle Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
Kemele, Márcia de Medeiros
Aprendizagem lúdica
Alfabetização
title_short Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
title_full Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
title_fullStr Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
title_full_unstemmed Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
title_sort Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
author Kemele, Márcia de Medeiros
author_facet Kemele, Márcia de Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kemele, Márcia de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem lúdica
Alfabetização
topic Aprendizagem lúdica
Alfabetização
description Este trabalho de conclusão foi construído a partir do estágio de docência realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino fundamental de nove anos. Versa sobre o processo de ensino e aprendizagem através de atividades envolvendo o lúdico, com alunos que em atividades “tradicionais” apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. O principal objetivo deste é proporcionar aos educadores uma análise crítica da prática pedagógica, provocando um repensar da postura do professor em sala de aula em relação ao lúdico enquanto um recurso que auxilia a construção da aprendizagem. Através deste trabalho é possível relacionar o lúdico na aprendizagem com o desenvolvimento psicológico dos alunos proporcionando momentos de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. Para embasar este estudo realizei pesquisas entre autores que muito contribuíram com este tema, dentre eles, Piaget (1978), Vygotsky (1994), Neusa Sá (2004) e Tânia Fortuna (2000). Os espaços construídos em sala de aula muitas vezes provocam em alguns alunos um sentimento de cobrança, o que pode acarretar insegurança, desmotivação e por fim problemas no processo de ensino e aprendizagem. Por este motivo tenho observado a postura de determinados alunos quando a atividade envolve o lúdico. Para estes alunos o que seria impossível em atividades tradicionais, é extremamente aceitável em atividades envolvendo esta forma de ensinar. O estudo realizado neste trabalho aponta para como o professor pode interferir neste processo para oportunizar ao aluno momentos enriquecedores na construção do conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71900
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880440
url http://hdl.handle.net/10183/71900
identifier_str_mv 000880440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/1/000880440.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/2/000880440.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/3/000880440.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e5b447835563ae501f0bfcceae1116d
9576a9fe428c5c21fa67c638ca9ddf3e
54c6da15cb085e99e85fb8ef5542a8af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447562088448