Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71900 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão foi construído a partir do estágio de docência realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino fundamental de nove anos. Versa sobre o processo de ensino e aprendizagem através de atividades envolvendo o lúdico, com alunos que em atividades “tradicionais” apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. O principal objetivo deste é proporcionar aos educadores uma análise crítica da prática pedagógica, provocando um repensar da postura do professor em sala de aula em relação ao lúdico enquanto um recurso que auxilia a construção da aprendizagem. Através deste trabalho é possível relacionar o lúdico na aprendizagem com o desenvolvimento psicológico dos alunos proporcionando momentos de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. Para embasar este estudo realizei pesquisas entre autores que muito contribuíram com este tema, dentre eles, Piaget (1978), Vygotsky (1994), Neusa Sá (2004) e Tânia Fortuna (2000). Os espaços construídos em sala de aula muitas vezes provocam em alguns alunos um sentimento de cobrança, o que pode acarretar insegurança, desmotivação e por fim problemas no processo de ensino e aprendizagem. Por este motivo tenho observado a postura de determinados alunos quando a atividade envolve o lúdico. Para estes alunos o que seria impossível em atividades tradicionais, é extremamente aceitável em atividades envolvendo esta forma de ensinar. O estudo realizado neste trabalho aponta para como o professor pode interferir neste processo para oportunizar ao aluno momentos enriquecedores na construção do conhecimento. |
id |
UFRGS-2_8c83b1ad3be6444e906967c0165a1d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71900 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kemele, Márcia de MedeirosDella Libera, Aline Lemos da Cunha2013-05-24T01:48:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/71900000880440Este trabalho de conclusão foi construído a partir do estágio de docência realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino fundamental de nove anos. Versa sobre o processo de ensino e aprendizagem através de atividades envolvendo o lúdico, com alunos que em atividades “tradicionais” apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. O principal objetivo deste é proporcionar aos educadores uma análise crítica da prática pedagógica, provocando um repensar da postura do professor em sala de aula em relação ao lúdico enquanto um recurso que auxilia a construção da aprendizagem. Através deste trabalho é possível relacionar o lúdico na aprendizagem com o desenvolvimento psicológico dos alunos proporcionando momentos de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. Para embasar este estudo realizei pesquisas entre autores que muito contribuíram com este tema, dentre eles, Piaget (1978), Vygotsky (1994), Neusa Sá (2004) e Tânia Fortuna (2000). Os espaços construídos em sala de aula muitas vezes provocam em alguns alunos um sentimento de cobrança, o que pode acarretar insegurança, desmotivação e por fim problemas no processo de ensino e aprendizagem. Por este motivo tenho observado a postura de determinados alunos quando a atividade envolve o lúdico. Para estes alunos o que seria impossível em atividades tradicionais, é extremamente aceitável em atividades envolvendo esta forma de ensinar. O estudo realizado neste trabalho aponta para como o professor pode interferir neste processo para oportunizar ao aluno momentos enriquecedores na construção do conhecimento.application/pdfporAprendizagem lúdicaAlfabetizaçãoDespertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880440.pdf000880440.pdfTexto completoapplication/pdf4745282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/1/000880440.pdf8e5b447835563ae501f0bfcceae1116dMD51TEXT000880440.pdf.txt000880440.pdf.txtExtracted Texttext/plain32785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/2/000880440.pdf.txt9576a9fe428c5c21fa67c638ca9ddf3eMD52THUMBNAIL000880440.pdf.jpg000880440.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/3/000880440.pdf.jpg54c6da15cb085e99e85fb8ef5542a8afMD5310183/719002018-10-17 07:59:37.93oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71900Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:59:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem |
title |
Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem |
spellingShingle |
Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem Kemele, Márcia de Medeiros Aprendizagem lúdica Alfabetização |
title_short |
Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem |
title_full |
Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem |
title_fullStr |
Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem |
title_sort |
Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem |
author |
Kemele, Márcia de Medeiros |
author_facet |
Kemele, Márcia de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kemele, Márcia de Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem lúdica Alfabetização |
topic |
Aprendizagem lúdica Alfabetização |
description |
Este trabalho de conclusão foi construído a partir do estágio de docência realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino fundamental de nove anos. Versa sobre o processo de ensino e aprendizagem através de atividades envolvendo o lúdico, com alunos que em atividades “tradicionais” apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. O principal objetivo deste é proporcionar aos educadores uma análise crítica da prática pedagógica, provocando um repensar da postura do professor em sala de aula em relação ao lúdico enquanto um recurso que auxilia a construção da aprendizagem. Através deste trabalho é possível relacionar o lúdico na aprendizagem com o desenvolvimento psicológico dos alunos proporcionando momentos de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. Para embasar este estudo realizei pesquisas entre autores que muito contribuíram com este tema, dentre eles, Piaget (1978), Vygotsky (1994), Neusa Sá (2004) e Tânia Fortuna (2000). Os espaços construídos em sala de aula muitas vezes provocam em alguns alunos um sentimento de cobrança, o que pode acarretar insegurança, desmotivação e por fim problemas no processo de ensino e aprendizagem. Por este motivo tenho observado a postura de determinados alunos quando a atividade envolve o lúdico. Para estes alunos o que seria impossível em atividades tradicionais, é extremamente aceitável em atividades envolvendo esta forma de ensinar. O estudo realizado neste trabalho aponta para como o professor pode interferir neste processo para oportunizar ao aluno momentos enriquecedores na construção do conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71900 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880440 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71900 |
identifier_str_mv |
000880440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/1/000880440.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/2/000880440.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71900/3/000880440.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e5b447835563ae501f0bfcceae1116d 9576a9fe428c5c21fa67c638ca9ddf3e 54c6da15cb085e99e85fb8ef5542a8af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447562088448 |