O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauber, Thomas Bazzo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171729
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma proposta de projeto que fomente o uso de língua como prática social, idealizada para a disciplina de Língua Portuguesa. O público-alvo é uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. O foco do projeto é desenvolver o letramento em notícias humorísticas, em especial do jornal Sensasionalista, cuja marca principal é a ironia, com a motivação de refletir e discutir sobre temas contemporâneos e importantes na formação de um cidadão, como política, feminismo, homofobia, uso de redes sociais e internet. A fundamentação teórica utilizada para a criação do projeto foi a de projetos de trabalho, a qual destaca-se a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) (HERNANDEZ, 2014), e das orientações de ensino dos Rerefenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. A presente proposta de projeto apresenta a unidade didática elaborada e orientação para a condução das aulas. Pretende também ser uma ferramenta para professores de Língua Portuguesa que visam um ensino contextualizado, que promova o pensamento crítico, a noção de autoria e a prática da cidadania.
id UFRGS-2_8d226844c77ae7cb92da7af4b1ba109e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171729
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rauber, Thomas BazzoWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-12-30T02:25:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/171729001056440O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma proposta de projeto que fomente o uso de língua como prática social, idealizada para a disciplina de Língua Portuguesa. O público-alvo é uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. O foco do projeto é desenvolver o letramento em notícias humorísticas, em especial do jornal Sensasionalista, cuja marca principal é a ironia, com a motivação de refletir e discutir sobre temas contemporâneos e importantes na formação de um cidadão, como política, feminismo, homofobia, uso de redes sociais e internet. A fundamentação teórica utilizada para a criação do projeto foi a de projetos de trabalho, a qual destaca-se a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) (HERNANDEZ, 2014), e das orientações de ensino dos Rerefenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. A presente proposta de projeto apresenta a unidade didática elaborada e orientação para a condução das aulas. Pretende também ser uma ferramenta para professores de Língua Portuguesa que visam um ensino contextualizado, que promova o pensamento crítico, a noção de autoria e a prática da cidadania.This paper aims to present the creation of a project proposal that encourages the use of language as a social practice. Designed for Portuguese Language teaching, its target audience is a high school second year group from a public state school of Rio Grande do Sul. The focus of the project is to develop literacy in humorous news, specially from the Sensacionalista newspaper, whose main line is irony, with the motivation of reflecting and discussing contemporary and important themes for education focused on citizenship, as politics, feminism, homophobia, social networks and internet usage. The theoretical background of this project proposal is the work with projects, especially the Educational Perspective of Project Work (PEPW) (HERNANDEZ, 2014), and the educational instructions present in Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. This paper presents the didactic sequence created and the guidelines for the classes. It intends to be a tool for Portuguese Language teachers that aspire to a contextualized teaching, one that fosters critical thinking, notion of authorship and practice of citizenship.application/pdfporSensacionalista (Jornal)Língua portuguesaLetramentoHumorismoEnsino de língua portuguesaProject proposalPortuguese LanguageO mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056440.pdf001056440.pdfTexto completoapplication/pdf2192282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/1/001056440.pdf1c1945eab763ba0e7207e56043146a19MD51TEXT001056440.pdf.txt001056440.pdf.txtExtracted Texttext/plain79495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/2/001056440.pdf.txtb26340608e73c2ae87f296c36570126eMD52THUMBNAIL001056440.pdf.jpg001056440.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/3/001056440.pdf.jpgc02b2cad3e8126b114013f7ce0ab70a0MD5310183/1717292022-08-06 04:55:57.050812oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171729Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
title O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
spellingShingle O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
Rauber, Thomas Bazzo
Sensacionalista (Jornal)
Língua portuguesa
Letramento
Humorismo
Ensino de língua portuguesa
Project proposal
Portuguese Language
title_short O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
title_full O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
title_fullStr O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
title_full_unstemmed O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
title_sort O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
author Rauber, Thomas Bazzo
author_facet Rauber, Thomas Bazzo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauber, Thomas Bazzo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Sensacionalista (Jornal)
Língua portuguesa
Letramento
Humorismo
Ensino de língua portuguesa
topic Sensacionalista (Jornal)
Língua portuguesa
Letramento
Humorismo
Ensino de língua portuguesa
Project proposal
Portuguese Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Project proposal
Portuguese Language
description O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma proposta de projeto que fomente o uso de língua como prática social, idealizada para a disciplina de Língua Portuguesa. O público-alvo é uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. O foco do projeto é desenvolver o letramento em notícias humorísticas, em especial do jornal Sensasionalista, cuja marca principal é a ironia, com a motivação de refletir e discutir sobre temas contemporâneos e importantes na formação de um cidadão, como política, feminismo, homofobia, uso de redes sociais e internet. A fundamentação teórica utilizada para a criação do projeto foi a de projetos de trabalho, a qual destaca-se a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) (HERNANDEZ, 2014), e das orientações de ensino dos Rerefenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. A presente proposta de projeto apresenta a unidade didática elaborada e orientação para a condução das aulas. Pretende também ser uma ferramenta para professores de Língua Portuguesa que visam um ensino contextualizado, que promova o pensamento crítico, a noção de autoria e a prática da cidadania.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-30T02:25:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171729
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001056440
url http://hdl.handle.net/10183/171729
identifier_str_mv 001056440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/1/001056440.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/2/001056440.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/3/001056440.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c1945eab763ba0e7207e56043146a19
b26340608e73c2ae87f296c36570126e
c02b2cad3e8126b114013f7ce0ab70a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542390059008