O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171729 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma proposta de projeto que fomente o uso de língua como prática social, idealizada para a disciplina de Língua Portuguesa. O público-alvo é uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. O foco do projeto é desenvolver o letramento em notícias humorísticas, em especial do jornal Sensasionalista, cuja marca principal é a ironia, com a motivação de refletir e discutir sobre temas contemporâneos e importantes na formação de um cidadão, como política, feminismo, homofobia, uso de redes sociais e internet. A fundamentação teórica utilizada para a criação do projeto foi a de projetos de trabalho, a qual destaca-se a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) (HERNANDEZ, 2014), e das orientações de ensino dos Rerefenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. A presente proposta de projeto apresenta a unidade didática elaborada e orientação para a condução das aulas. Pretende também ser uma ferramenta para professores de Língua Portuguesa que visam um ensino contextualizado, que promova o pensamento crítico, a noção de autoria e a prática da cidadania. |
id |
UFRGS-2_8d226844c77ae7cb92da7af4b1ba109e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171729 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rauber, Thomas BazzoWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-12-30T02:25:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/171729001056440O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma proposta de projeto que fomente o uso de língua como prática social, idealizada para a disciplina de Língua Portuguesa. O público-alvo é uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. O foco do projeto é desenvolver o letramento em notícias humorísticas, em especial do jornal Sensasionalista, cuja marca principal é a ironia, com a motivação de refletir e discutir sobre temas contemporâneos e importantes na formação de um cidadão, como política, feminismo, homofobia, uso de redes sociais e internet. A fundamentação teórica utilizada para a criação do projeto foi a de projetos de trabalho, a qual destaca-se a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) (HERNANDEZ, 2014), e das orientações de ensino dos Rerefenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. A presente proposta de projeto apresenta a unidade didática elaborada e orientação para a condução das aulas. Pretende também ser uma ferramenta para professores de Língua Portuguesa que visam um ensino contextualizado, que promova o pensamento crítico, a noção de autoria e a prática da cidadania.This paper aims to present the creation of a project proposal that encourages the use of language as a social practice. Designed for Portuguese Language teaching, its target audience is a high school second year group from a public state school of Rio Grande do Sul. The focus of the project is to develop literacy in humorous news, specially from the Sensacionalista newspaper, whose main line is irony, with the motivation of reflecting and discussing contemporary and important themes for education focused on citizenship, as politics, feminism, homophobia, social networks and internet usage. The theoretical background of this project proposal is the work with projects, especially the Educational Perspective of Project Work (PEPW) (HERNANDEZ, 2014), and the educational instructions present in Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. This paper presents the didactic sequence created and the guidelines for the classes. It intends to be a tool for Portuguese Language teachers that aspire to a contextualized teaching, one that fosters critical thinking, notion of authorship and practice of citizenship.application/pdfporSensacionalista (Jornal)Língua portuguesaLetramentoHumorismoEnsino de língua portuguesaProject proposalPortuguese LanguageO mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056440.pdf001056440.pdfTexto completoapplication/pdf2192282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/1/001056440.pdf1c1945eab763ba0e7207e56043146a19MD51TEXT001056440.pdf.txt001056440.pdf.txtExtracted Texttext/plain79495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/2/001056440.pdf.txtb26340608e73c2ae87f296c36570126eMD52THUMBNAIL001056440.pdf.jpg001056440.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/3/001056440.pdf.jpgc02b2cad3e8126b114013f7ce0ab70a0MD5310183/1717292022-08-06 04:55:57.050812oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171729Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio |
title |
O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio |
spellingShingle |
O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio Rauber, Thomas Bazzo Sensacionalista (Jornal) Língua portuguesa Letramento Humorismo Ensino de língua portuguesa Project proposal Portuguese Language |
title_short |
O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio |
title_full |
O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio |
title_fullStr |
O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio |
title_sort |
O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio |
author |
Rauber, Thomas Bazzo |
author_facet |
Rauber, Thomas Bazzo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rauber, Thomas Bazzo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
contributor_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sensacionalista (Jornal) Língua portuguesa Letramento Humorismo Ensino de língua portuguesa |
topic |
Sensacionalista (Jornal) Língua portuguesa Letramento Humorismo Ensino de língua portuguesa Project proposal Portuguese Language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Project proposal Portuguese Language |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma proposta de projeto que fomente o uso de língua como prática social, idealizada para a disciplina de Língua Portuguesa. O público-alvo é uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. O foco do projeto é desenvolver o letramento em notícias humorísticas, em especial do jornal Sensasionalista, cuja marca principal é a ironia, com a motivação de refletir e discutir sobre temas contemporâneos e importantes na formação de um cidadão, como política, feminismo, homofobia, uso de redes sociais e internet. A fundamentação teórica utilizada para a criação do projeto foi a de projetos de trabalho, a qual destaca-se a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) (HERNANDEZ, 2014), e das orientações de ensino dos Rerefenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. A presente proposta de projeto apresenta a unidade didática elaborada e orientação para a condução das aulas. Pretende também ser uma ferramenta para professores de Língua Portuguesa que visam um ensino contextualizado, que promova o pensamento crítico, a noção de autoria e a prática da cidadania. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-30T02:25:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/171729 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001056440 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/171729 |
identifier_str_mv |
001056440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/1/001056440.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/2/001056440.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171729/3/001056440.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c1945eab763ba0e7207e56043146a19 b26340608e73c2ae87f296c36570126e c02b2cad3e8126b114013f7ce0ab70a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224542390059008 |