As tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249972 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a conquista dos direitos de cidadão para todas as pessoas, inclusive para as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs). Por causa das suas diferenças e limitações elas são excluídas da sociedade, e somente com informação e conhecimento elas poderão ser incluídas na sociedade e conquistar seus direitos. Mostra a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) para que os surdos conquistem sua cidadania e sejam incluídos na sociedade. Apresenta um breve histórico da luta pela cidadania começando na Antiguidade Clássica até os dias atuais no Brasil e no mundo. Aborda a inclusão através dos conceitos de inclusão social, inclusão digital e inclusão escolar. Indica quem são as PNEEs. Apresenta as TICs e sua importância. Explica quem são os surdos, descreve sua cultura, identidade, forma de comunicação e educação.Através das respostas dos questionários exemplifica quais TICs são importantes para o processo de conquista da cidadania e para a inclusão social dos surdos e quais são as dificuldades no seu acesso e uso. |
id |
UFRGS-2_8d246fb640aa4e3e52fd7174e5bd8108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249972 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Perin, Tatiana DihlMoro, Eliane Lourdes da Silva2022-10-18T04:49:35Z2005http://hdl.handle.net/10183/249972000549253Este trabalho apresenta a conquista dos direitos de cidadão para todas as pessoas, inclusive para as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs). Por causa das suas diferenças e limitações elas são excluídas da sociedade, e somente com informação e conhecimento elas poderão ser incluídas na sociedade e conquistar seus direitos. Mostra a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) para que os surdos conquistem sua cidadania e sejam incluídos na sociedade. Apresenta um breve histórico da luta pela cidadania começando na Antiguidade Clássica até os dias atuais no Brasil e no mundo. Aborda a inclusão através dos conceitos de inclusão social, inclusão digital e inclusão escolar. Indica quem são as PNEEs. Apresenta as TICs e sua importância. Explica quem são os surdos, descreve sua cultura, identidade, forma de comunicação e educação.Através das respostas dos questionários exemplifica quais TICs são importantes para o processo de conquista da cidadania e para a inclusão social dos surdos e quais são as dificuldades no seu acesso e uso.This work presents the conquest of citizen s rights is for all. Including People with Special Education Needs. With their limitation and differences they are exclude from society, been information and knowledge the way to include and make them conquer their rights. The importance that Information and Communication Technologies have to include deaf people into society, is to help them to conquer their citizenship. Presents a brief history how people fought to get their citizenship. It all began in the Classic Ancient times laying through now days in Brazil and the world. Aboards inclusion through the concepts of social inclusion, digital inclusion and educational inclusion. Indicates who People with Special Education Needs are. Presents Information and Communication Technologies importance. Explains who deaf people are, describing their culture, identity, ways of communication and education. Through quiz answers exemplify which Information and Communication Technologies are important to deaf people conquer their citizenship and social inclusion, also points the difficulties to access an use technologies.application/pdfporInclusão socialTecnologia da informaçãoCitizenshipSocial inclusionPeople with special education needsInformation and communication technologiesDeaf peopleAs tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2005Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000549253.pdf.txt000549253.pdf.txtExtracted Texttext/plain105424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249972/2/000549253.pdf.txtc71920c773677a0c7e33dbb7d2fe04ffMD52ORIGINAL000549253.pdfTexto completoapplication/pdf394970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249972/1/000549253.pdf0cc3cd4414e03903628bf7834c6ff4faMD5110183/2499722022-10-19 04:48:21.664932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249972Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-19T07:48:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão social |
title |
As tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão social |
spellingShingle |
As tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão social Perin, Tatiana Dihl Inclusão social Tecnologia da informação Citizenship Social inclusion People with special education needs Information and communication technologies Deaf people |
title_short |
As tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão social |
title_full |
As tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão social |
title_fullStr |
As tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão social |
title_full_unstemmed |
As tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão social |
title_sort |
As tecnologias da informação e de comunicação auxiliando o surdo na conquista da cidadania e da inclusão social |
author |
Perin, Tatiana Dihl |
author_facet |
Perin, Tatiana Dihl |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perin, Tatiana Dihl |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão social Tecnologia da informação |
topic |
Inclusão social Tecnologia da informação Citizenship Social inclusion People with special education needs Information and communication technologies Deaf people |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Citizenship Social inclusion People with special education needs Information and communication technologies Deaf people |
description |
Este trabalho apresenta a conquista dos direitos de cidadão para todas as pessoas, inclusive para as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs). Por causa das suas diferenças e limitações elas são excluídas da sociedade, e somente com informação e conhecimento elas poderão ser incluídas na sociedade e conquistar seus direitos. Mostra a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) para que os surdos conquistem sua cidadania e sejam incluídos na sociedade. Apresenta um breve histórico da luta pela cidadania começando na Antiguidade Clássica até os dias atuais no Brasil e no mundo. Aborda a inclusão através dos conceitos de inclusão social, inclusão digital e inclusão escolar. Indica quem são as PNEEs. Apresenta as TICs e sua importância. Explica quem são os surdos, descreve sua cultura, identidade, forma de comunicação e educação.Através das respostas dos questionários exemplifica quais TICs são importantes para o processo de conquista da cidadania e para a inclusão social dos surdos e quais são as dificuldades no seu acesso e uso. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T04:49:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000549253 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249972 |
identifier_str_mv |
000549253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249972/2/000549253.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249972/1/000549253.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c71920c773677a0c7e33dbb7d2fe04ff 0cc3cd4414e03903628bf7834c6ff4fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224642353954816 |