As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engelman, Débora
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32047
Resumo: Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de representação cultural, diferença e identidade como principais ferramentas de análise. A partir do exame do material empírico foi possível mapear o predomínio das representações de família nuclear, heterossexual e branca que atravessam as narrativas das crianças. Entretanto, algumas crianças parecem romper com determinadas representações hegemônicas, utilizando representações de famílias diversificadas em suas produções. O estudo pretende contribuir para questionar as representações de famílias legitimadas pelas práticas escolares.
id UFRGS-2_8d34c65125d11a30cf17daad49848194
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32047
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Engelman, DéboraTraversini, Clarice Salete2011-09-27T01:17:08Z2011http://hdl.handle.net/10183/32047000786684Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de representação cultural, diferença e identidade como principais ferramentas de análise. A partir do exame do material empírico foi possível mapear o predomínio das representações de família nuclear, heterossexual e branca que atravessam as narrativas das crianças. Entretanto, algumas crianças parecem romper com determinadas representações hegemônicas, utilizando representações de famílias diversificadas em suas produções. O estudo pretende contribuir para questionar as representações de famílias legitimadas pelas práticas escolares.application/pdfporRepresentação culturalInfânciaFamíliaEscolaAs Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786684.pdf.txt000786684.pdf.txtExtracted Texttext/plain99920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/2/000786684.pdf.txta1ead40d42f623b1aae75ccc451dfe63MD52ORIGINAL000786684.pdf000786684.pdfTexto completoapplication/pdf856382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/1/000786684.pdf2d5d08ee9b5b1e3409de63ddca4fcb60MD51THUMBNAIL000786684.pdf.jpg000786684.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/3/000786684.pdf.jpg00a7c055a43e25993f8c68757cedbf76MD5310183/320472022-06-12 04:39:57.806665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32047Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:39:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
title As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
spellingShingle As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
Engelman, Débora
Representação cultural
Infância
Família
Escola
title_short As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
title_full As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
title_fullStr As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
title_full_unstemmed As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
title_sort As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
author Engelman, Débora
author_facet Engelman, Débora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Engelman, Débora
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traversini, Clarice Salete
contributor_str_mv Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Representação cultural
Infância
Família
Escola
topic Representação cultural
Infância
Família
Escola
description Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de representação cultural, diferença e identidade como principais ferramentas de análise. A partir do exame do material empírico foi possível mapear o predomínio das representações de família nuclear, heterossexual e branca que atravessam as narrativas das crianças. Entretanto, algumas crianças parecem romper com determinadas representações hegemônicas, utilizando representações de famílias diversificadas em suas produções. O estudo pretende contribuir para questionar as representações de famílias legitimadas pelas práticas escolares.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32047
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786684
url http://hdl.handle.net/10183/32047
identifier_str_mv 000786684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/2/000786684.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/1/000786684.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/3/000786684.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1ead40d42f623b1aae75ccc451dfe63
2d5d08ee9b5b1e3409de63ddca4fcb60
00a7c055a43e25993f8c68757cedbf76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447063162257408