As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32047 |
Resumo: | Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de representação cultural, diferença e identidade como principais ferramentas de análise. A partir do exame do material empírico foi possível mapear o predomínio das representações de família nuclear, heterossexual e branca que atravessam as narrativas das crianças. Entretanto, algumas crianças parecem romper com determinadas representações hegemônicas, utilizando representações de famílias diversificadas em suas produções. O estudo pretende contribuir para questionar as representações de famílias legitimadas pelas práticas escolares. |
id |
UFRGS-2_8d34c65125d11a30cf17daad49848194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32047 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Engelman, DéboraTraversini, Clarice Salete2011-09-27T01:17:08Z2011http://hdl.handle.net/10183/32047000786684Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de representação cultural, diferença e identidade como principais ferramentas de análise. A partir do exame do material empírico foi possível mapear o predomínio das representações de família nuclear, heterossexual e branca que atravessam as narrativas das crianças. Entretanto, algumas crianças parecem romper com determinadas representações hegemônicas, utilizando representações de famílias diversificadas em suas produções. O estudo pretende contribuir para questionar as representações de famílias legitimadas pelas práticas escolares.application/pdfporRepresentação culturalInfânciaFamíliaEscolaAs Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786684.pdf.txt000786684.pdf.txtExtracted Texttext/plain99920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/2/000786684.pdf.txta1ead40d42f623b1aae75ccc451dfe63MD52ORIGINAL000786684.pdf000786684.pdfTexto completoapplication/pdf856382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/1/000786684.pdf2d5d08ee9b5b1e3409de63ddca4fcb60MD51THUMBNAIL000786684.pdf.jpg000786684.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/3/000786684.pdf.jpg00a7c055a43e25993f8c68757cedbf76MD5310183/320472022-06-12 04:39:57.806665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32047Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:39:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos |
title |
As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos |
spellingShingle |
As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos Engelman, Débora Representação cultural Infância Família Escola |
title_short |
As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos |
title_full |
As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos |
title_fullStr |
As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos |
title_full_unstemmed |
As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos |
title_sort |
As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos |
author |
Engelman, Débora |
author_facet |
Engelman, Débora |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Engelman, Débora |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
contributor_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação cultural Infância Família Escola |
topic |
Representação cultural Infância Família Escola |
description |
Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de representação cultural, diferença e identidade como principais ferramentas de análise. A partir do exame do material empírico foi possível mapear o predomínio das representações de família nuclear, heterossexual e branca que atravessam as narrativas das crianças. Entretanto, algumas crianças parecem romper com determinadas representações hegemônicas, utilizando representações de famílias diversificadas em suas produções. O estudo pretende contribuir para questionar as representações de famílias legitimadas pelas práticas escolares. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32047 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786684 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32047 |
identifier_str_mv |
000786684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/2/000786684.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/1/000786684.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32047/3/000786684.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1ead40d42f623b1aae75ccc451dfe63 2d5d08ee9b5b1e3409de63ddca4fcb60 00a7c055a43e25993f8c68757cedbf76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063162257408 |