As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engelman, Débora
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32047
Resumo: Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de representação cultural, diferença e identidade como principais ferramentas de análise. A partir do exame do material empírico foi possível mapear o predomínio das representações de família nuclear, heterossexual e branca que atravessam as narrativas das crianças. Entretanto, algumas crianças parecem romper com determinadas representações hegemônicas, utilizando representações de famílias diversificadas em suas produções. O estudo pretende contribuir para questionar as representações de famílias legitimadas pelas práticas escolares.
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