O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/81188 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional. |
id |
UFRGS-2_8d97c26217f91686ad5857b9eba50edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81188 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mezzari, Adelina2013-11-21T01:48:10Z20110100-5502http://hdl.handle.net/10183/81188000776745Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional.This study aimed to implement changes in the course on Parasitology and Medical Mycology at the School of Medicine of the Federal University of Health Sciences in Porto Alegre (UFCSPA), Brazil, which had traditionally been offered with a classroom format. The study was conducted from March to July 2009 with students enrolled in the first semester at the medical school. The change consisted of using part of distance learning with application of the problem-based learning (PBL) method in the Moodle virtual environment, available at the institution. The results of the study indicate that the use of distance learning and PBL resources to complement classroom teaching in undergraduate health courses can become an effective part of professional training.application/pdfporRevista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 35, n. 1 (2011), p. 114-121Ensino a distânciaAprendizagem baseada em problemasEnsino presencialProblem based learningSchool attendanceDistance learningO uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodleThe use of problem-based learning (pbl) as reinforcement for students using the moodle learning environment info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776745.pdf000776745.pdfTexto completoapplication/pdf371654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/1/000776745.pdfe4ead2d43e8d89fed72669fda9bdfb3aMD51TEXT000776745.pdf.txt000776745.pdf.txtExtracted Texttext/plain31502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/2/000776745.pdf.txtb9744d801a6428bcebf95521a39c73a4MD52THUMBNAIL000776745.pdf.jpg000776745.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/3/000776745.pdf.jpgb1d3ab546fde108426adfd1684599514MD5310183/811882021-12-06 05:38:10.677911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of problem-based learning (pbl) as reinforcement for students using the moodle learning environment |
title |
O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle |
spellingShingle |
O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle Mezzari, Adelina Ensino a distância Aprendizagem baseada em problemas Ensino presencial Problem based learning School attendance Distance learning |
title_short |
O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle |
title_full |
O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle |
title_fullStr |
O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle |
title_full_unstemmed |
O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle |
title_sort |
O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle |
author |
Mezzari, Adelina |
author_facet |
Mezzari, Adelina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mezzari, Adelina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Aprendizagem baseada em problemas Ensino presencial |
topic |
Ensino a distância Aprendizagem baseada em problemas Ensino presencial Problem based learning School attendance Distance learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem based learning School attendance Distance learning |
description |
Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-11-21T01:48:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/81188 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-5502 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776745 |
identifier_str_mv |
0100-5502 000776745 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/81188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 35, n. 1 (2011), p. 114-121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/1/000776745.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/2/000776745.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/3/000776745.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4ead2d43e8d89fed72669fda9bdfb3a b9744d801a6428bcebf95521a39c73a4 b1d3ab546fde108426adfd1684599514 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447515985608704 |