O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demari, Jennifer
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237736
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um mapeamento de estudos relacionados à gamificação no Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental no período de 2015 até 2020. Para tanto , foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando a base de dados d o Goo gle acadêmico , com o uso das palavras - chave: "Gamificação", "Ensino de Ciências", “Anos Finais", “Ensino de Ciências Naturais”, “Ensino Fundamental Anos Finais". Foram encontrados 7720 trabalhos acadêmicos, sendo que após um refinamento de acordo com os pr opósitos desta pesquisa, foram avaliadas três monografias de Especialização e duas dissertações de mestrado . Para a avaliação dos trabalhos f oram utilizad os princípios d a Análise de Conteúdo e os critérios empregados foram: público - alvo , localidade das Instituições das pesquisas, tipos de jogos propostos e o conteúdo abordado nos trabalhos selecionados. Os resultados indicam que os cinco trabalhos apresentam propostas para os estudantes de Ensino Médio e Ensino Fundamental e a maior concentração de trabalhos selecionados se deu no Paraná , com três dos cinco trabalhos. Um trabalho foi desenvolvido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e um trabalho em Campina, Paraíba. Três dos trabalhos optaram pela utilização dos jogos digitais e dois pela utilização das ferramentas digitais. Quatro dos cinco trabalhos abordam conteúdos específicos de Biologia e um sugere a utilização para Física e Ciências da Natureza. Como principais contribuições é po ssível citar a motivação dos estudantes e a inovação tecnológica em sala de aula. Conclui - se que a tecnologia no Ensino avançou muito nos últimos anos, tendo destaque para o ano 2020 , o que provavelmente está relacionado com o ensino remoto imposto pela pandemia.
id UFRGS-2_8da003e69a362d0bd1630538b1721ebf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237736
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Demari, JenniferPazinato, Maurícius SelveroPassos, Camila Greff2022-04-25T17:46:16Z2022http://hdl.handle.net/10183/237736001139476Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um mapeamento de estudos relacionados à gamificação no Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental no período de 2015 até 2020. Para tanto , foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando a base de dados d o Goo gle acadêmico , com o uso das palavras - chave: "Gamificação", "Ensino de Ciências", “Anos Finais", “Ensino de Ciências Naturais”, “Ensino Fundamental Anos Finais". Foram encontrados 7720 trabalhos acadêmicos, sendo que após um refinamento de acordo com os pr opósitos desta pesquisa, foram avaliadas três monografias de Especialização e duas dissertações de mestrado . Para a avaliação dos trabalhos f oram utilizad os princípios d a Análise de Conteúdo e os critérios empregados foram: público - alvo , localidade das Instituições das pesquisas, tipos de jogos propostos e o conteúdo abordado nos trabalhos selecionados. Os resultados indicam que os cinco trabalhos apresentam propostas para os estudantes de Ensino Médio e Ensino Fundamental e a maior concentração de trabalhos selecionados se deu no Paraná , com três dos cinco trabalhos. Um trabalho foi desenvolvido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e um trabalho em Campina, Paraíba. Três dos trabalhos optaram pela utilização dos jogos digitais e dois pela utilização das ferramentas digitais. Quatro dos cinco trabalhos abordam conteúdos específicos de Biologia e um sugere a utilização para Física e Ciências da Natureza. Como principais contribuições é po ssível citar a motivação dos estudantes e a inovação tecnológica em sala de aula. Conclui - se que a tecnologia no Ensino avançou muito nos últimos anos, tendo destaque para o ano 2020 , o que provavelmente está relacionado com o ensino remoto imposto pela pandemia.This work of course conclusion aims to perform a mapping of studies related to the gamification in Nature Science Teaching in the Final Years of Elementary School from 2015 to 2020. For this, a literature review was carried out using Google Scholar with th e keywords: "Gamification", "Science Teaching", "Final Years", "Nature Science Teaching", " Final Years of Elementary School ". 7,720 term papers were found, and after a refinement according to the purposes of this research, three Specialization monographs and two Master dissertations were evaluated. For the evaluation of the works, principles of Content Analysis and the criteria used were: target audience, locality of the research Institutions, types of games proposed and the content expounded in the selected studies. The results indicate that the five studies present proposals for High School and Elementary School students and the highest concentration of selected works took place in Paraná, with three of the five works. One work was developed in Belo Horizonte, Minas Gerais, and one work in Campina, Paraíba. Three of the works opted for the use of digital games and two for the use of digit al tools. Four of the five studies expound specific contents of Biology, and one suggests the use for Physics and for Nature Sciences. It is possible to mention the motivation of students and the technological innovation in the classroom as the main contri butions. Therefore, it is concluded that the technology in Teaching has advanced a lot in recent years, with highlight for the year 2020, which is likely related to the remote education imposed by the pandemic.application/pdfporEnsino de ciênciasGamificaçãoEnsino fundamentalGamificationLiterature reviewNature scienceO Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139476.pdf.txt001139476.pdf.txtExtracted Texttext/plain50580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237736/2/001139476.pdf.txt2226ba532a548ecc2aed61f66d9b9ac1MD52ORIGINAL001139476.pdfTexto completoapplication/pdf292342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237736/1/001139476.pdf4769416e3b6ed223624d886920b4a392MD5110183/2377362022-04-28 04:44:21.715483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:44:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
title O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
Demari, Jennifer
Ensino de ciências
Gamificação
Ensino fundamental
Gamification
Literature review
Nature science
title_short O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
title_full O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
title_sort O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
author Demari, Jennifer
author_facet Demari, Jennifer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demari, Jennifer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
contributor_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
Passos, Camila Greff
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Gamificação
Ensino fundamental
topic Ensino de ciências
Gamificação
Ensino fundamental
Gamification
Literature review
Nature science
dc.subject.eng.fl_str_mv Gamification
Literature review
Nature science
description Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um mapeamento de estudos relacionados à gamificação no Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental no período de 2015 até 2020. Para tanto , foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando a base de dados d o Goo gle acadêmico , com o uso das palavras - chave: "Gamificação", "Ensino de Ciências", “Anos Finais", “Ensino de Ciências Naturais”, “Ensino Fundamental Anos Finais". Foram encontrados 7720 trabalhos acadêmicos, sendo que após um refinamento de acordo com os pr opósitos desta pesquisa, foram avaliadas três monografias de Especialização e duas dissertações de mestrado . Para a avaliação dos trabalhos f oram utilizad os princípios d a Análise de Conteúdo e os critérios empregados foram: público - alvo , localidade das Instituições das pesquisas, tipos de jogos propostos e o conteúdo abordado nos trabalhos selecionados. Os resultados indicam que os cinco trabalhos apresentam propostas para os estudantes de Ensino Médio e Ensino Fundamental e a maior concentração de trabalhos selecionados se deu no Paraná , com três dos cinco trabalhos. Um trabalho foi desenvolvido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e um trabalho em Campina, Paraíba. Três dos trabalhos optaram pela utilização dos jogos digitais e dois pela utilização das ferramentas digitais. Quatro dos cinco trabalhos abordam conteúdos específicos de Biologia e um sugere a utilização para Física e Ciências da Natureza. Como principais contribuições é po ssível citar a motivação dos estudantes e a inovação tecnológica em sala de aula. Conclui - se que a tecnologia no Ensino avançou muito nos últimos anos, tendo destaque para o ano 2020 , o que provavelmente está relacionado com o ensino remoto imposto pela pandemia.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:46:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237736
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139476
url http://hdl.handle.net/10183/237736
identifier_str_mv 001139476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237736/2/001139476.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237736/1/001139476.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2226ba532a548ecc2aed61f66d9b9ac1
4769416e3b6ed223624d886920b4a392
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224627789234176