Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29772 |
Resumo: | O consumo de livros didáticos impressos no Brasil ainda predominam em relação a outros segmentos do mercado editorial. Um dos principais clientes em faturamento que movimenta esse mercado são as escolas particulares de educação básica, estas na sua grande maioria utilizam como ferramenta o livro didático em sala de aula. Contudo, há uma grande preocupação das editoras de livros didáticos em relação a sua participação nesse mercado, pois, ele gera uma lucratividade interessante e proporciona uma visibilidade no mercado, no entanto, é um desafio constante participar das listas de livros das escolas particulares no Brasil, pois, são muitas as obras que chegam as mãos dos professores para análise, visto que, as cinco maiores editoras do Brasil lançam todos os anos livros novos para o período de escolha nas escolas particulares, são em média cinco coleções para cada disciplina, no entanto, para a escolha desse instrumento de difusão cultural é necessária uma análise detalhada pelo professor, assim, cabe a esse estudo identificar quais os principais fatores de influência na escolha de um livro didático, por um professor de ensino fundamental ou médio nas escolas particulares de educação básica. Neste estudo conclui-se que é relevante para as empresas do setor, entender como acontece às influências de grupo no ambiente escolar, e como o relacionamento da empresa com o consumidor pode ser importante para reverter à percepção de obras rejeitadas. |
id |
UFRGS-2_8da8bc6c54e71d35582e71b994ff202a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29772 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Genilson Valença dosSilveira, Teniza da2011-06-28T06:00:12Z2010http://hdl.handle.net/10183/29772000775475O consumo de livros didáticos impressos no Brasil ainda predominam em relação a outros segmentos do mercado editorial. Um dos principais clientes em faturamento que movimenta esse mercado são as escolas particulares de educação básica, estas na sua grande maioria utilizam como ferramenta o livro didático em sala de aula. Contudo, há uma grande preocupação das editoras de livros didáticos em relação a sua participação nesse mercado, pois, ele gera uma lucratividade interessante e proporciona uma visibilidade no mercado, no entanto, é um desafio constante participar das listas de livros das escolas particulares no Brasil, pois, são muitas as obras que chegam as mãos dos professores para análise, visto que, as cinco maiores editoras do Brasil lançam todos os anos livros novos para o período de escolha nas escolas particulares, são em média cinco coleções para cada disciplina, no entanto, para a escolha desse instrumento de difusão cultural é necessária uma análise detalhada pelo professor, assim, cabe a esse estudo identificar quais os principais fatores de influência na escolha de um livro didático, por um professor de ensino fundamental ou médio nas escolas particulares de educação básica. Neste estudo conclui-se que é relevante para as empresas do setor, entender como acontece às influências de grupo no ambiente escolar, e como o relacionamento da empresa com o consumidor pode ser importante para reverter à percepção de obras rejeitadas.application/pdfporCompraLivro didáticoProcesso decisórioOs influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775475.pdf.txt000775475.pdf.txtExtracted Texttext/plain83119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/2/000775475.pdf.txt12ba22ecb094036198263ef9d3b11b30MD52ORIGINAL000775475.pdf000775475.pdfTexto completoapplication/pdf331410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/1/000775475.pdf47bebcfd0523497fa141b278c20ac56dMD51THUMBNAIL000775475.pdf.jpg000775475.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/3/000775475.pdf.jpg4446005b10800eb3f91f4cd86d9bd6b9MD5310183/297722018-10-09 09:22:24.373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica |
title |
Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica |
spellingShingle |
Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica Santos, Genilson Valença dos Compra Livro didático Processo decisório |
title_short |
Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica |
title_full |
Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica |
title_fullStr |
Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica |
title_full_unstemmed |
Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica |
title_sort |
Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica |
author |
Santos, Genilson Valença dos |
author_facet |
Santos, Genilson Valença dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Genilson Valença dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Teniza da |
contributor_str_mv |
Silveira, Teniza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compra Livro didático Processo decisório |
topic |
Compra Livro didático Processo decisório |
description |
O consumo de livros didáticos impressos no Brasil ainda predominam em relação a outros segmentos do mercado editorial. Um dos principais clientes em faturamento que movimenta esse mercado são as escolas particulares de educação básica, estas na sua grande maioria utilizam como ferramenta o livro didático em sala de aula. Contudo, há uma grande preocupação das editoras de livros didáticos em relação a sua participação nesse mercado, pois, ele gera uma lucratividade interessante e proporciona uma visibilidade no mercado, no entanto, é um desafio constante participar das listas de livros das escolas particulares no Brasil, pois, são muitas as obras que chegam as mãos dos professores para análise, visto que, as cinco maiores editoras do Brasil lançam todos os anos livros novos para o período de escolha nas escolas particulares, são em média cinco coleções para cada disciplina, no entanto, para a escolha desse instrumento de difusão cultural é necessária uma análise detalhada pelo professor, assim, cabe a esse estudo identificar quais os principais fatores de influência na escolha de um livro didático, por um professor de ensino fundamental ou médio nas escolas particulares de educação básica. Neste estudo conclui-se que é relevante para as empresas do setor, entender como acontece às influências de grupo no ambiente escolar, e como o relacionamento da empresa com o consumidor pode ser importante para reverter à percepção de obras rejeitadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775475 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29772 |
identifier_str_mv |
000775475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/2/000775475.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/1/000775475.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/3/000775475.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12ba22ecb094036198263ef9d3b11b30 47bebcfd0523497fa141b278c20ac56d 4446005b10800eb3f91f4cd86d9bd6b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224410509606912 |