A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegotti, Eliane Helena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88110
Resumo: O presente artigo aborda os efeitos do Programa Mais Educação, na constituição do aluno e de suas aprendizagens, na escola contemporânea, junto aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os municípios assumiram uma grande importância na oferta dos serviços educativos, resultado de políticas de descentralização educacional. No caso brasileiro, esse processo se expressa na responsabilidade dos municípios em assegurar o atendimento e o financiamento educacional. O estudo foi realizado a partir de coleta de dados com levantamento bibliográfico, análise da legislação e entrevista aos professores. Procurou compreender como a garantia dos direitos educacionais efetiva-se numa escola pública do município de Viamão/RS. O tratamento desses dados foi enriquecido por outras fontes, como os Censos do INEP-MEC, em busca de números referentes às matrículas totais e de alunos participantes do Programa, atendidos pelas instituições públicas que evidenciassem o quadro de educação até o ano de 2012, e outras informações coletadas junto ao ordenamento jurídico brasileiro. Constatou-se que, na escola estudada, as iniciativas de ampliação da jornada escolar requerem um planejamento específico. Tal processo, por sua vez, está condicionado ao desempenho efetivo do trabalho escolar, direcionado ao 1º ciclo de alfabetização. Isso é fundamental, para que se possa pensar em intervenções, capazes de integrar o desenvolvimento da oficina de letramento e alfabetização, e os avanços nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos participantes no turno regular.
id UFRGS-2_8e44797bf1833d6847102a6dece51d38
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88110
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menegotti, Eliane HelenaSantaiana, Rochele da Silva2014-03-01T01:54:48Z2013http://hdl.handle.net/10183/88110000910458O presente artigo aborda os efeitos do Programa Mais Educação, na constituição do aluno e de suas aprendizagens, na escola contemporânea, junto aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os municípios assumiram uma grande importância na oferta dos serviços educativos, resultado de políticas de descentralização educacional. No caso brasileiro, esse processo se expressa na responsabilidade dos municípios em assegurar o atendimento e o financiamento educacional. O estudo foi realizado a partir de coleta de dados com levantamento bibliográfico, análise da legislação e entrevista aos professores. Procurou compreender como a garantia dos direitos educacionais efetiva-se numa escola pública do município de Viamão/RS. O tratamento desses dados foi enriquecido por outras fontes, como os Censos do INEP-MEC, em busca de números referentes às matrículas totais e de alunos participantes do Programa, atendidos pelas instituições públicas que evidenciassem o quadro de educação até o ano de 2012, e outras informações coletadas junto ao ordenamento jurídico brasileiro. Constatou-se que, na escola estudada, as iniciativas de ampliação da jornada escolar requerem um planejamento específico. Tal processo, por sua vez, está condicionado ao desempenho efetivo do trabalho escolar, direcionado ao 1º ciclo de alfabetização. Isso é fundamental, para que se possa pensar em intervenções, capazes de integrar o desenvolvimento da oficina de letramento e alfabetização, e os avanços nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos participantes no turno regular.application/pdfporEducação integralAprendizagemPolíticas públicasPrograma Mais Educação.A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910458.pdf000910458.pdfTexto completoapplication/pdf309210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88110/1/000910458.pdf116d11d2737459101391b0816d911357MD51TEXT000910458.pdf.txt000910458.pdf.txtExtracted Texttext/plain46827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88110/2/000910458.pdf.txt18bf2074abc15860b26a260920252f04MD52THUMBNAIL000910458.pdf.jpg000910458.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88110/3/000910458.pdf.jpgf4570276ba22d54c0a6fbb06c9e472e4MD5310183/881102018-10-18 08:12:09.198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação
title A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação
spellingShingle A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação
Menegotti, Eliane Helena
Educação integral
Aprendizagem
Políticas públicas
Programa Mais Educação.
title_short A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação
title_full A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação
title_fullStr A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação
title_full_unstemmed A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação
title_sort A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação
author Menegotti, Eliane Helena
author_facet Menegotti, Eliane Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegotti, Eliane Helena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santaiana, Rochele da Silva
contributor_str_mv Santaiana, Rochele da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Aprendizagem
Políticas públicas
Programa Mais Educação.
topic Educação integral
Aprendizagem
Políticas públicas
Programa Mais Educação.
description O presente artigo aborda os efeitos do Programa Mais Educação, na constituição do aluno e de suas aprendizagens, na escola contemporânea, junto aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os municípios assumiram uma grande importância na oferta dos serviços educativos, resultado de políticas de descentralização educacional. No caso brasileiro, esse processo se expressa na responsabilidade dos municípios em assegurar o atendimento e o financiamento educacional. O estudo foi realizado a partir de coleta de dados com levantamento bibliográfico, análise da legislação e entrevista aos professores. Procurou compreender como a garantia dos direitos educacionais efetiva-se numa escola pública do município de Viamão/RS. O tratamento desses dados foi enriquecido por outras fontes, como os Censos do INEP-MEC, em busca de números referentes às matrículas totais e de alunos participantes do Programa, atendidos pelas instituições públicas que evidenciassem o quadro de educação até o ano de 2012, e outras informações coletadas junto ao ordenamento jurídico brasileiro. Constatou-se que, na escola estudada, as iniciativas de ampliação da jornada escolar requerem um planejamento específico. Tal processo, por sua vez, está condicionado ao desempenho efetivo do trabalho escolar, direcionado ao 1º ciclo de alfabetização. Isso é fundamental, para que se possa pensar em intervenções, capazes de integrar o desenvolvimento da oficina de letramento e alfabetização, e os avanços nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos participantes no turno regular.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88110
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910458
url http://hdl.handle.net/10183/88110
identifier_str_mv 000910458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88110/1/000910458.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88110/2/000910458.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88110/3/000910458.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 116d11d2737459101391b0816d911357
18bf2074abc15860b26a260920252f04
f4570276ba22d54c0a6fbb06c9e472e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460800360448