O sentido de uma Educação em Tempo Integral sob a ótica do Programa Mais Educação/ The direction of full-time education from the perspective of the More Education Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhaes, Nadja Regina Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nascimento, Franc -Lane Sousa Carvalho do, Morais, Joelson de Sousa, Brandt, Andressa Graziele, Lohn, Luciana Gelsleuchter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4482
Resumo: Este artigo tece discussões referentes às experiências formativas realizadas no Programa Mais Educação em duas escolas da rede municipal de Ensino Fundamental no estado do Maranhão. Objetivamos desvelar os contornos que a oferta de ampliação do tempo integral, a partir do Programa Mais Educação assumiu na prática pedagógica através do olhar do professor. Na pesquisa realizada optamos na análise do seguinte problema: Como compreender a perspectiva de Educação em Tempo Integral realizada pelo Programa Mais Educação na prática pedagógica? Na investigação de caráter qualitativo utilizamos como dispositivo metodológico as entrevistas narrativas em que analisamos as falas de quatro professores pertencentes das duas escolas (uma de 1º ao 5º - os anos iniciais; e outra de 6º ao 9º - anos finais) bem como a análise das produções acadêmicas nos anos de 2006 a 2012 em torno da Educação em Tempo Integral publicadas na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para discussão teórica utilizamos autores como: Moll e Giolo (2012), Yus (2009), Mauricio (2009), Gamboa (2001) e demais referências. Nos resultados percebemos que um dos grandes entraves apresentados no decorrer da investigação é que o Programa foi implantado sem condições mínimas a nenhuma das duas escolas campo pesquisadas. Foi observado que é necessária uma visão cautelosa para a ampliação e exposição das crianças e jovens a situações nessa forma de ensino, a questão não será apenas adquirir mais tempo na escola, mas tornar fundamental a busca pela equidade e qualidade na educação a partir das políticas públicas que se efetivem não pelo assistencialismo, ou vulnerabilidade social, e sim pelo direito a uma formação cidadã de forma holística.
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