O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lisiane Ramos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88694
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o papel das redes sociais na difusão de informações nas campanhas de marketing viral. Para que isso seja possível, analisou-se os conceitos de marketing viral e memes e sua apropriação no universo publicitário, através, principalmente, do uso dos sites de redes sociais na internet para a divulgação de mensagens e propagação de ideias de forma rápida e de baixo custo. Para isto, foi construída uma argumentação entre a visão mercadológica de ambos os conceitos e a visão acadêmica. Para exemplificar a apropriação dos memes para fins publicitários foi realizada uma análise de caso da utilização feita pela montadora Mercedes-Benz do Brasil do meme Ah lelek lek lek e os resultados que essa ação de marketing trouxeram para a empresa. A fim de viabilizar a execução do trabalho foram entrevistados os diretores de criação da campanha Elisa Gorgatti e Bruno D’Angelo. Além disso, foi obtido o apoio da Fan Page da Mercedes-Benz do Brasil, que assim como Elisa, gentilmente cedeu dados para a melhor compreensão dos resultados da ação. Após a análise dos dados, pôde-se concluir que a ação da Mercedes-Benz não obteve o suporte de um hub específico e a partir das interações entre os atores sociais e devido a características das redes sociais o vídeo se difundiu entre diferentes sites desse tipo. Observando os resultados obtidos, quantitativamente o retorno foi positivo e os objetivos da ação alcançados. Porém, qualitativamente, as reações sobre o vídeo se mantiveram bastante divididas entre críticas, elogios e reações preconceituosas.
id UFRGS-2_8e892701f3e1f3320bdfc6c57ef2053b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88694
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Lisiane RamosPrimo, Alessandra Teixeira2014-03-20T01:48:53Z2013http://hdl.handle.net/10183/88694000913330Este trabalho tem como objetivo discutir o papel das redes sociais na difusão de informações nas campanhas de marketing viral. Para que isso seja possível, analisou-se os conceitos de marketing viral e memes e sua apropriação no universo publicitário, através, principalmente, do uso dos sites de redes sociais na internet para a divulgação de mensagens e propagação de ideias de forma rápida e de baixo custo. Para isto, foi construída uma argumentação entre a visão mercadológica de ambos os conceitos e a visão acadêmica. Para exemplificar a apropriação dos memes para fins publicitários foi realizada uma análise de caso da utilização feita pela montadora Mercedes-Benz do Brasil do meme Ah lelek lek lek e os resultados que essa ação de marketing trouxeram para a empresa. A fim de viabilizar a execução do trabalho foram entrevistados os diretores de criação da campanha Elisa Gorgatti e Bruno D’Angelo. Além disso, foi obtido o apoio da Fan Page da Mercedes-Benz do Brasil, que assim como Elisa, gentilmente cedeu dados para a melhor compreensão dos resultados da ação. Após a análise dos dados, pôde-se concluir que a ação da Mercedes-Benz não obteve o suporte de um hub específico e a partir das interações entre os atores sociais e devido a características das redes sociais o vídeo se difundiu entre diferentes sites desse tipo. Observando os resultados obtidos, quantitativamente o retorno foi positivo e os objetivos da ação alcançados. Porém, qualitativamente, as reações sobre o vídeo se mantiveram bastante divididas entre críticas, elogios e reações preconceituosas.application/pdfporRedes sociaisMarketing viralO uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913330.pdf000913330.pdfTexto completoapplication/pdf3245636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88694/1/000913330.pdf25fa8b0391559762bef4abc19ff25da5MD51TEXT000913330.pdf.txt000913330.pdf.txtExtracted Texttext/plain187568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88694/2/000913330.pdf.txt22ca1528592fff911e14ad10bc03a104MD52THUMBNAIL000913330.pdf.jpg000913330.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88694/3/000913330.pdf.jpgc374a8b0c431d0774eed56de7bffb994MD5310183/886942024-04-14 06:46:11.319989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88694Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil
title O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil
spellingShingle O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil
Ferreira, Lisiane Ramos
Redes sociais
Marketing viral
title_short O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil
title_full O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil
title_fullStr O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil
title_full_unstemmed O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil
title_sort O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil
author Ferreira, Lisiane Ramos
author_facet Ferreira, Lisiane Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lisiane Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Marketing viral
topic Redes sociais
Marketing viral
description Este trabalho tem como objetivo discutir o papel das redes sociais na difusão de informações nas campanhas de marketing viral. Para que isso seja possível, analisou-se os conceitos de marketing viral e memes e sua apropriação no universo publicitário, através, principalmente, do uso dos sites de redes sociais na internet para a divulgação de mensagens e propagação de ideias de forma rápida e de baixo custo. Para isto, foi construída uma argumentação entre a visão mercadológica de ambos os conceitos e a visão acadêmica. Para exemplificar a apropriação dos memes para fins publicitários foi realizada uma análise de caso da utilização feita pela montadora Mercedes-Benz do Brasil do meme Ah lelek lek lek e os resultados que essa ação de marketing trouxeram para a empresa. A fim de viabilizar a execução do trabalho foram entrevistados os diretores de criação da campanha Elisa Gorgatti e Bruno D’Angelo. Além disso, foi obtido o apoio da Fan Page da Mercedes-Benz do Brasil, que assim como Elisa, gentilmente cedeu dados para a melhor compreensão dos resultados da ação. Após a análise dos dados, pôde-se concluir que a ação da Mercedes-Benz não obteve o suporte de um hub específico e a partir das interações entre os atores sociais e devido a características das redes sociais o vídeo se difundiu entre diferentes sites desse tipo. Observando os resultados obtidos, quantitativamente o retorno foi positivo e os objetivos da ação alcançados. Porém, qualitativamente, as reações sobre o vídeo se mantiveram bastante divididas entre críticas, elogios e reações preconceituosas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-20T01:48:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88694
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913330
url http://hdl.handle.net/10183/88694
identifier_str_mv 000913330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88694/1/000913330.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88694/2/000913330.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88694/3/000913330.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25fa8b0391559762bef4abc19ff25da5
22ca1528592fff911e14ad10bc03a104
c374a8b0c431d0774eed56de7bffb994
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461908705280