Balanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Donaldo Bello de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista, Neusa Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180699
Resumo: Em 2012, o Plano de Ações Articuladas (PAR) deixa de limitarse ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, ascendendo à condição de política de Estado. Apoiado na análise dos estudos teóricoempíricos que versam sobre a avaliação do PAR na esfera municipal, publicados no período 2007-2012, o presente artigo visa ao delineamento de alguns dos desafios postos ao desenvolvimento da atual política nacional PAR. Observa que a prestação de assistência técnica e financeira por parte do MEC tem sido crescente e consensualmente ajuizada como deficitária, acarretando interrupção de um elevado número de ações desencadeadas pelos municípios, com impactos mais expressivos na dimensão correspondente à formação inicial e continuada de professores (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e demais profissionais da educação, quadro agravado por grandes debilidades locais, em especial as decorrentes dos elevados déficits de qualificação de pessoal técnico e de infraestrutura.
id UFRGS-2_8e95df942dd974447e4cdc1a71203541
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180699
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Donaldo Bello deBatista, Neusa Chaves2018-07-28T02:46:04Z20160102-4698http://hdl.handle.net/10183/180699001058596Em 2012, o Plano de Ações Articuladas (PAR) deixa de limitarse ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, ascendendo à condição de política de Estado. Apoiado na análise dos estudos teóricoempíricos que versam sobre a avaliação do PAR na esfera municipal, publicados no período 2007-2012, o presente artigo visa ao delineamento de alguns dos desafios postos ao desenvolvimento da atual política nacional PAR. Observa que a prestação de assistência técnica e financeira por parte do MEC tem sido crescente e consensualmente ajuizada como deficitária, acarretando interrupção de um elevado número de ações desencadeadas pelos municípios, com impactos mais expressivos na dimensão correspondente à formação inicial e continuada de professores (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e demais profissionais da educação, quadro agravado por grandes debilidades locais, em especial as decorrentes dos elevados déficits de qualificação de pessoal técnico e de infraestrutura.Starting from 2012, The Plan of Articulated Actions (PAR) is no longer limited to the Plan of Goals All for Education, ascending to the condition of State policy. Supported in the analysis of empiricaltheoretical studies that approach the evaluation of PAR in the municipal sphere, published from 2007-2012, this paper aims to outline some of the challenges posed to PAR current national policy’s development. It observes that the maintenance and financial support from MEC has been increasingly and consensually judged as deficient, bringing as a result, interruption of an elevated rate of actions unchained by municipalities. The lack of financial support has more expressive impacts in the dimension of initial and continuing teacher professional development (Infantile Education and Elementary Education) and other education professionals, an aggravated scenario due to local fragilities, especially the ones caused by technical qualification and infrastructure’s elevated deficits.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 32, n.1 (jan./mar. 2016), p. 105-131.Política educacionalPlanejamento educacionalPlan of articulated actionsPlan of education developmentPlan of goals all for educationBalanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PARinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058596.pdfTexto completoapplication/pdf1049451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180699/1/001058596.pdfc2a1316fe8325f8ea22939335cac47a6MD51TEXT001058596.pdf.txt001058596.pdf.txtExtracted Texttext/plain76417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180699/2/001058596.pdf.txtb2ab3bd7655377c1e1205818ccf7efe6MD52THUMBNAIL001058596.pdf.jpg001058596.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180699/3/001058596.pdf.jpg4d4983352a9a9d04e2923194fdffc92dMD5310183/1806992022-02-22 04:54:19.138901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:54:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Balanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR
title Balanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR
spellingShingle Balanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR
Souza, Donaldo Bello de
Política educacional
Planejamento educacional
Plan of articulated actions
Plan of education development
Plan of goals all for education
title_short Balanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR
title_full Balanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR
title_fullStr Balanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR
title_full_unstemmed Balanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR
title_sort Balanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR
author Souza, Donaldo Bello de
author_facet Souza, Donaldo Bello de
Batista, Neusa Chaves
author_role author
author2 Batista, Neusa Chaves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Donaldo Bello de
Batista, Neusa Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Planejamento educacional
topic Política educacional
Planejamento educacional
Plan of articulated actions
Plan of education development
Plan of goals all for education
dc.subject.eng.fl_str_mv Plan of articulated actions
Plan of education development
Plan of goals all for education
description Em 2012, o Plano de Ações Articuladas (PAR) deixa de limitarse ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, ascendendo à condição de política de Estado. Apoiado na análise dos estudos teóricoempíricos que versam sobre a avaliação do PAR na esfera municipal, publicados no período 2007-2012, o presente artigo visa ao delineamento de alguns dos desafios postos ao desenvolvimento da atual política nacional PAR. Observa que a prestação de assistência técnica e financeira por parte do MEC tem sido crescente e consensualmente ajuizada como deficitária, acarretando interrupção de um elevado número de ações desencadeadas pelos municípios, com impactos mais expressivos na dimensão correspondente à formação inicial e continuada de professores (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e demais profissionais da educação, quadro agravado por grandes debilidades locais, em especial as decorrentes dos elevados déficits de qualificação de pessoal técnico e de infraestrutura.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-28T02:46:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180699
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001058596
identifier_str_mv 0102-4698
001058596
url http://hdl.handle.net/10183/180699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 32, n.1 (jan./mar. 2016), p. 105-131.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180699/1/001058596.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180699/2/001058596.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180699/3/001058596.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c2a1316fe8325f8ea22939335cac47a6
b2ab3bd7655377c1e1205818ccf7efe6
4d4983352a9a9d04e2923194fdffc92d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224947511590912