Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220764 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo identificar sentidos que alunos do Ensino Médio (EM) atribuem à relevância do utilitarismo do conhecimento escolar. As bases teóricas advêm dos estudos de Michel Foucault e seus comentadores, como Sibilia, Ball e Dardot e Laval. A parte empírica foi realizada em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no ano letivo de 2017. O material escrutinado é composto por questionários respondidos pelos discentes que frequentavam a última etapa da educação básica sobre suas concepções a respeito da escola e do EM na atualidade. A análise mostrou que a escola ainda pode ser pensada enquanto uma maquinaria capaz de produzir alunos para uma determinada função social, voltada para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, tem sido capturada pela perspectiva mercadológica, incitando os estudantes a agirem de modo a tornarem-se empresários de si mesmos, realizando investimentos a partir de cálculos de interesses que lhes garantam um lugar de destaque no cenário competitivo |
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Wanderer, FernandaWeinheimer, Gicele2021-05-13T04:25:05Z20212237-9185http://hdl.handle.net/10183/220764001123014O artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo identificar sentidos que alunos do Ensino Médio (EM) atribuem à relevância do utilitarismo do conhecimento escolar. As bases teóricas advêm dos estudos de Michel Foucault e seus comentadores, como Sibilia, Ball e Dardot e Laval. A parte empírica foi realizada em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no ano letivo de 2017. O material escrutinado é composto por questionários respondidos pelos discentes que frequentavam a última etapa da educação básica sobre suas concepções a respeito da escola e do EM na atualidade. A análise mostrou que a escola ainda pode ser pensada enquanto uma maquinaria capaz de produzir alunos para uma determinada função social, voltada para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, tem sido capturada pela perspectiva mercadológica, incitando os estudantes a agirem de modo a tornarem-se empresários de si mesmos, realizando investimentos a partir de cálculos de interesses que lhes garantam um lugar de destaque no cenário competitivoThe article presents results of an investigation that aimed to identify meanings that high school students attribute to the relevance of the utilitarianism of school knowledge. The theoretical bases come from the studies of Michel Foucault and his commentators, such as Sibilia, Ball and Dardot and Laval. The empirical part was carried out in a public school in the metropolitan region of Porto Alegre (RS), in the academic year of 2017. The material scrutinized consists of questionnaires answered by students who attended the last stage of basic education about their conceptions about the school and high school today. The analysis showed that the school can still be thought of as a machinery capable of producing students for a given social function, aimed at the job market. At the same time, it has been captured by the marketing perspective, encouraging students to act in order to become entrepreneurs of their own, making investments based on calculations of interests that guarantee them a prominent place in the competitive scenario.El artículo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo identificar los significados que los estudiantes de secundaria atribuyen a la relevancia del conocimiento escolar utilitario. Las bases teóricas provienen de los estudios de Michel Foucault y sus comentaristas, como Sibilia, Ball y Dardot y Laval. La parte empírica se llevó a cabo en una escuela pública de la región metropolitana de Porto Alegre (RS), en el año académico de 2017. El material analizado consiste en cuestionarios respondidos por estudiantes que cursaban la última etapa de educación básica sobre sus concepciones sobre la escuela. y la escuela secundaria hoy. El análisis mostró que todavía se puede pensar en la escuela como una maquinaria capaz de producir estudiantes para una función social determinada, dirigida al mercado laboral. Al mismo tiempo, ha sido captado por la perspectiva del marketing, incentivando a los estudiantes a actuar para convertirse en emprendedores propios, realizando inversiones basadas en cálculos de intereses que les garanticen un lugar destacado en el escenario competitivo.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Vol. 5, no. 2 (2021), p. 425-438Ensino médioNeoliberalismoHigh schoolUtilitarianismNeoliberalismEscuela secundariaUtilitarismoNeoliberalismoUtilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneoRepaginated utilitarism : a facet of contemporary neoliberalismUtilitarismo repaginado : una faceta del neoliberalismo contemporáneoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123014.pdf.txt001123014.pdf.txtExtracted Texttext/plain53615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220764/2/001123014.pdf.txt95f640fb11bba0f097cd514eae4a5c29MD52ORIGINAL001123014.pdfTexto completoapplication/pdf162817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220764/1/001123014.pdf3d38706d7947bab983bf722f478fb654MD5110183/2207642021-05-26 04:30:20.819817oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220764Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:30:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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