Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderer, Fernanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Weinheimer, Gicele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220764
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo identificar sentidos que alunos do Ensino Médio (EM) atribuem à relevância do utilitarismo do conhecimento escolar. As bases teóricas advêm dos estudos de Michel Foucault e seus comentadores, como Sibilia, Ball e Dardot e Laval. A parte empírica foi realizada em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no ano letivo de 2017. O material escrutinado é composto por questionários respondidos pelos discentes que frequentavam a última etapa da educação básica sobre suas concepções a respeito da escola e do EM na atualidade. A análise mostrou que a escola ainda pode ser pensada enquanto uma maquinaria capaz de produzir alunos para uma determinada função social, voltada para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, tem sido capturada pela perspectiva mercadológica, incitando os estudantes a agirem de modo a tornarem-se empresários de si mesmos, realizando investimentos a partir de cálculos de interesses que lhes garantam um lugar de destaque no cenário competitivo
id UFRGS-2_8eca4d139438f21de94f0494bb3240f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220764
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wanderer, FernandaWeinheimer, Gicele2021-05-13T04:25:05Z20212237-9185http://hdl.handle.net/10183/220764001123014O artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo identificar sentidos que alunos do Ensino Médio (EM) atribuem à relevância do utilitarismo do conhecimento escolar. As bases teóricas advêm dos estudos de Michel Foucault e seus comentadores, como Sibilia, Ball e Dardot e Laval. A parte empírica foi realizada em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no ano letivo de 2017. O material escrutinado é composto por questionários respondidos pelos discentes que frequentavam a última etapa da educação básica sobre suas concepções a respeito da escola e do EM na atualidade. A análise mostrou que a escola ainda pode ser pensada enquanto uma maquinaria capaz de produzir alunos para uma determinada função social, voltada para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, tem sido capturada pela perspectiva mercadológica, incitando os estudantes a agirem de modo a tornarem-se empresários de si mesmos, realizando investimentos a partir de cálculos de interesses que lhes garantam um lugar de destaque no cenário competitivoThe article presents results of an investigation that aimed to identify meanings that high school students attribute to the relevance of the utilitarianism of school knowledge. The theoretical bases come from the studies of Michel Foucault and his commentators, such as Sibilia, Ball and Dardot and Laval. The empirical part was carried out in a public school in the metropolitan region of Porto Alegre (RS), in the academic year of 2017. The material scrutinized consists of questionnaires answered by students who attended the last stage of basic education about their conceptions about the school and high school today. The analysis showed that the school can still be thought of as a machinery capable of producing students for a given social function, aimed at the job market. At the same time, it has been captured by the marketing perspective, encouraging students to act in order to become entrepreneurs of their own, making investments based on calculations of interests that guarantee them a prominent place in the competitive scenario.El artículo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo identificar los significados que los estudiantes de secundaria atribuyen a la relevancia del conocimiento escolar utilitario. Las bases teóricas provienen de los estudios de Michel Foucault y sus comentaristas, como Sibilia, Ball y Dardot y Laval. La parte empírica se llevó a cabo en una escuela pública de la región metropolitana de Porto Alegre (RS), en el año académico de 2017. El material analizado consiste en cuestionarios respondidos por estudiantes que cursaban la última etapa de educación básica sobre sus concepciones sobre la escuela. y la escuela secundaria hoy. El análisis mostró que todavía se puede pensar en la escuela como una maquinaria capaz de producir estudiantes para una función social determinada, dirigida al mercado laboral. Al mismo tiempo, ha sido captado por la perspectiva del marketing, incentivando a los estudiantes a actuar para convertirse en emprendedores propios, realizando inversiones basadas en cálculos de intereses que les garanticen un lugar destacado en el escenario competitivo.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Vol. 5, no. 2 (2021), p. 425-438Ensino médioNeoliberalismoHigh schoolUtilitarianismNeoliberalismEscuela secundariaUtilitarismoNeoliberalismoUtilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneoRepaginated utilitarism : a facet of contemporary neoliberalismUtilitarismo repaginado : una faceta del neoliberalismo contemporáneoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123014.pdf.txt001123014.pdf.txtExtracted Texttext/plain53615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220764/2/001123014.pdf.txt95f640fb11bba0f097cd514eae4a5c29MD52ORIGINAL001123014.pdfTexto completoapplication/pdf162817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220764/1/001123014.pdf3d38706d7947bab983bf722f478fb654MD5110183/2207642021-05-26 04:30:20.819817oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220764Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:30:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Repaginated utilitarism : a facet of contemporary neoliberalism
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Utilitarismo repaginado : una faceta del neoliberalismo contemporáneo
title Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo
spellingShingle Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo
Wanderer, Fernanda
Ensino médio
Neoliberalismo
High school
Utilitarianism
Neoliberalism
Escuela secundaria
Utilitarismo
Neoliberalismo
title_short Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo
title_full Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo
title_fullStr Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo
title_full_unstemmed Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo
title_sort Utilitarismo repaginado : uma faceta do neoliberalismo contemporâneo
author Wanderer, Fernanda
author_facet Wanderer, Fernanda
Weinheimer, Gicele
author_role author
author2 Weinheimer, Gicele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
Weinheimer, Gicele
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Neoliberalismo
topic Ensino médio
Neoliberalismo
High school
Utilitarianism
Neoliberalism
Escuela secundaria
Utilitarismo
Neoliberalismo
dc.subject.eng.fl_str_mv High school
Utilitarianism
Neoliberalism
Escuela secundaria
Utilitarismo
Neoliberalismo
description O artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo identificar sentidos que alunos do Ensino Médio (EM) atribuem à relevância do utilitarismo do conhecimento escolar. As bases teóricas advêm dos estudos de Michel Foucault e seus comentadores, como Sibilia, Ball e Dardot e Laval. A parte empírica foi realizada em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no ano letivo de 2017. O material escrutinado é composto por questionários respondidos pelos discentes que frequentavam a última etapa da educação básica sobre suas concepções a respeito da escola e do EM na atualidade. A análise mostrou que a escola ainda pode ser pensada enquanto uma maquinaria capaz de produzir alunos para uma determinada função social, voltada para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, tem sido capturada pela perspectiva mercadológica, incitando os estudantes a agirem de modo a tornarem-se empresários de si mesmos, realizando investimentos a partir de cálculos de interesses que lhes garantam um lugar de destaque no cenário competitivo
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:25:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220764
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-9185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123014
identifier_str_mv 2237-9185
001123014
url http://hdl.handle.net/10183/220764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educar Mais. Pelotas: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Vol. 5, no. 2 (2021), p. 425-438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220764/2/001123014.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220764/1/001123014.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95f640fb11bba0f097cd514eae4a5c29
3d38706d7947bab983bf722f478fb654
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016275107840