Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251943 |
Resumo: | Esta pesquisa se desenvolveu através da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, onde tive como objetivo responder a seguinte questão: Que lições sobre a ciência o desenho animado Show da Luna ensina? Buscou-se subsídios teóricos relacionados ao ensino de Ciências, Pedagogia Cultural e Ludicidade. No que se refere à metodologia, a pesquisa se constituiu como qualitativa na modalidade exploratória. Para compor o material empírico, foram selecionados três episódios do desenho Show da Luna mais assistidos no canal do Youtube. Dentre os resultados obtidos, destaco a presença da dúvida, como princípio científico. Tratam-se de episódios que englobam o ensino de ciência e a ludicidade, onde sempre a protagonista Luna levanta questionamentos durante o desenho, fazendo experimentos, para obter as respostas às suas perguntas sobre fenômenos do cotidiano. Outro ponto a destacar é a centralidade da representação feminina de cientista, uma vez que Luna é protagonista. Com isto conclui-se, portanto, que o desenho animado pode ser um mediador pedagógico no ensino de Ciências, constituindo-se como alternativa didática para mediar o ensino por meio de três importantes elementos: a centralidade da dúvida no fazer científico, a ludicidade no ensino e a diversidade na representação de quem faz ciência, com destaque para o papel das meninas. |
id |
UFRGS-2_8ed5d3559eac0128b37b66c6a454b02e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251943 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Plauth, ElisaneMutz, Andresa Silva da Costa2022-11-30T04:52:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/251943001154012Esta pesquisa se desenvolveu através da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, onde tive como objetivo responder a seguinte questão: Que lições sobre a ciência o desenho animado Show da Luna ensina? Buscou-se subsídios teóricos relacionados ao ensino de Ciências, Pedagogia Cultural e Ludicidade. No que se refere à metodologia, a pesquisa se constituiu como qualitativa na modalidade exploratória. Para compor o material empírico, foram selecionados três episódios do desenho Show da Luna mais assistidos no canal do Youtube. Dentre os resultados obtidos, destaco a presença da dúvida, como princípio científico. Tratam-se de episódios que englobam o ensino de ciência e a ludicidade, onde sempre a protagonista Luna levanta questionamentos durante o desenho, fazendo experimentos, para obter as respostas às suas perguntas sobre fenômenos do cotidiano. Outro ponto a destacar é a centralidade da representação feminina de cientista, uma vez que Luna é protagonista. Com isto conclui-se, portanto, que o desenho animado pode ser um mediador pedagógico no ensino de Ciências, constituindo-se como alternativa didática para mediar o ensino por meio de três importantes elementos: a centralidade da dúvida no fazer científico, a ludicidade no ensino e a diversidade na representação de quem faz ciência, com destaque para o papel das meninas.This research was developed through the construction of the Pedagogy Course Completion Work, where I aimed to answer the following question: What lessons about science does the cartoon Show da Luna teach? Theoretical subsidies related to the teaching of Science, Cultural Pedagogy and Ludicity were sought. Regarding the methodology, the research was constituted as qualitative in the exploratory modality. To compose the empirical material, three episodes of the show Show da Luna most watched on the Youtube channel were selected. Among the results obtained, I highlight the presence of doubt as a scientific principle. These are episodes that encompass science teaching and playfulness, where the protagonist Luna always raises questions during the drawing, carrying out experiments, to obtain the answers to her questions about everyday phenomena. Another point to highlight is the centrality of the female representation of scientist, since Luna is the protagonist. With this, it is concluded, therefore, that the cartoon can be a pedagogical mediator in science teaching, constituting itself as a didactic alternative to mediate teaching through three important elements: the centrality of doubt in scientific practice, playfulness in the teaching and diversity in the representation of those who do science, with emphasis on the role of girls.application/pdfporO Show da Luna (Programa de televisão)Ciências : EnsinoLudicidadeFemininoPedagogia culturalScience teachingPlayfulnessFeminineCultural pedagogyLuna's show drawingLições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154012.pdf.txt001154012.pdf.txtExtracted Texttext/plain53716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251943/2/001154012.pdf.txt759744132c7a8351330a30b921f8827dMD52ORIGINAL001154012.pdfTexto completoapplication/pdf1029688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251943/1/001154012.pdf6d8bd71514067d866ee56aa243863749MD5110183/2519432022-12-01 05:51:43.300713oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:51:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade |
title |
Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade |
spellingShingle |
Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade Plauth, Elisane O Show da Luna (Programa de televisão) Ciências : Ensino Ludicidade Feminino Pedagogia cultural Science teaching Playfulness Feminine Cultural pedagogy Luna's show drawing |
title_short |
Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade |
title_full |
Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade |
title_fullStr |
Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade |
title_full_unstemmed |
Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade |
title_sort |
Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade |
author |
Plauth, Elisane |
author_facet |
Plauth, Elisane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plauth, Elisane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mutz, Andresa Silva da Costa |
contributor_str_mv |
Mutz, Andresa Silva da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O Show da Luna (Programa de televisão) Ciências : Ensino Ludicidade Feminino Pedagogia cultural |
topic |
O Show da Luna (Programa de televisão) Ciências : Ensino Ludicidade Feminino Pedagogia cultural Science teaching Playfulness Feminine Cultural pedagogy Luna's show drawing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science teaching Playfulness Feminine Cultural pedagogy Luna's show drawing |
description |
Esta pesquisa se desenvolveu através da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, onde tive como objetivo responder a seguinte questão: Que lições sobre a ciência o desenho animado Show da Luna ensina? Buscou-se subsídios teóricos relacionados ao ensino de Ciências, Pedagogia Cultural e Ludicidade. No que se refere à metodologia, a pesquisa se constituiu como qualitativa na modalidade exploratória. Para compor o material empírico, foram selecionados três episódios do desenho Show da Luna mais assistidos no canal do Youtube. Dentre os resultados obtidos, destaco a presença da dúvida, como princípio científico. Tratam-se de episódios que englobam o ensino de ciência e a ludicidade, onde sempre a protagonista Luna levanta questionamentos durante o desenho, fazendo experimentos, para obter as respostas às suas perguntas sobre fenômenos do cotidiano. Outro ponto a destacar é a centralidade da representação feminina de cientista, uma vez que Luna é protagonista. Com isto conclui-se, portanto, que o desenho animado pode ser um mediador pedagógico no ensino de Ciências, constituindo-se como alternativa didática para mediar o ensino por meio de três importantes elementos: a centralidade da dúvida no fazer científico, a ludicidade no ensino e a diversidade na representação de quem faz ciência, com destaque para o papel das meninas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-30T04:52:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251943 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154012 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251943 |
identifier_str_mv |
001154012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251943/2/001154012.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251943/1/001154012.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
759744132c7a8351330a30b921f8827d 6d8bd71514067d866ee56aa243863749 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224645090738176 |